Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

ABHH, representante da hemoterapia no País, promove coleta de doação de sangue na estação Tatuapé do Metrô, nesta quinta-feira (25)

A ação, em parceria com o Banco de Sangue Paulista e apoio do Metrô, tem objetivo de chamar a atenção para a importância da doação de sangue, que será feita mediante agendamento prévio pelo aplicativo Um Só Sangue

 

A ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) em parceria com o Banco de Sangue Paulista, pertencente ao Grupo H.Hemo, com apoio do Metrô de São Paulo, promove mais uma ação solidária importante que ajudará a salvar vidas. Isso porque na quinta-feira, 25 de novembro, das 9h às 17h, uma coleta itinerante de sangue dentro da estação Tatuapé do Metrô (Linha 3-Vermelha), em data que marca o Dia Nacional do Doador de Sangue.

O objetivo da coleta de sangue é aumentar os níveis dos estoques de bolsas de sangue que permanecem baixo. "O cenário sempre foi abaixo do esperado e ficou ainda mais crítico no período da pandemia, diminuindo em 10% o número de doações", enfatiza Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. Dados revelam que, no Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue regularmente, um percentual extremamente pequeno em relação à demanda de sangue em hospitais do sistema público e privado, o que não alcança a média de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente da ABHH, Dr. Dante Langhi Jr., também explica o quanto é fundamental a doação de sangue para pessoas atendidas em emergências com grande perda sanguínea. "Os pacientes que dependem de transfusão de sangue podem ter dificuldade de atendimento se as diminuições nas doações de sangue forem significativas. Portanto, a ABHH orienta sobre o procedimento que salva vidas, com esclarecimentos das principais dúvidas da população sobre o ato, que é indolor, rápido, voluntário e que pode salvar pacientes, desde aqueles submetidos a cirurgias ou em casos de emergências".

Por isso e por entender que a causa da doação de sangue é um ato único e essencial para salvar vidas, a ABHH lançou neste ano o Programa Um Só Sangue , que congrega uma série de ações e compartilhamento de informações para estimular o ato de doar sangue, não apenas em junho, mas o ano inteiro.


Doação de Sangue X Pandemia:

Cabe ressaltar que diante da pandemia, estão sendo adotadas todas as medidas de segurança preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde. Desta forma, para evitar qualquer tipo de aglomeração e agilizar o atendimento, a pessoa interessada em realizar a doação precisa fazer agendamento prévio pelo aplicativo Um Só Sangue disponível no Apple Store e no Google Play.

"É importante que as pessoas participem e ajudem a aumentar os níveis dos estoques de bolsas de sangue, pois desde o início da retomada segura, existe uma demanda maior por conta do retorno de procedimentos hospitalares", afirma Silvia Cioletti, Diretora Regional Sudeste do Grupo H. Hemo.

"Nós sempre precisamos de doação de sangue e isso se acentuou sensivelmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza a doação. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual", afirma o hematologista, Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, sobre a motivação para promover em conjunto ações que possam conscientizar as pessoas sobre o ato de doar, além de reiterar sobre a importância do Programa Um Só Sangue. "Historicamente, a ABHH já se mobiliza neste sentido, mas agora temos um Programa com um olhar voltado para o tema", finaliza.


Como será no dia da ação:

A coleta será feita de forma tranquila e segura por uma equipe técnica qualificada, em um processo que dura, em média, 50 minutos desde a chegada à estação, triagem, coleta até a pausa para o lanche.

Para participar, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários e aceitos.



Serviço:

Coleta de Sangue Itinerante Metrô Tatuapé

Data: 25 de novembro, das 9h às 17h

Local: Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha)

Agendamento - Somente pelo aplicativo Um Só Sangue - disponível no Apple Store e no Google Play




Sobre a ABHH

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterapia de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com mais de cinco mil associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados