Com várias ações a favor da causa, Instituto Mary Kay se une com AMB e CNJ para ajudar as mulheres a denunciar e pedir auxílio por meio do recurso silencioso de denúncia: desenho de um X na palma da mão
A Ponte Estaiada, um dos maiores
cartões postais de São Paulo, terá o seu "X" iluminado de vermelho
nesta quinta, representando o pedido de socorro de todas as mulheres vítimas de
violência doméstica no país. A ação faz parte da campanha Sinal Vermelho, que
alerta para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher.
Vários outros pontos importantes da capital paulista também ganharão iluminação
especial: o Monumento às Bandeiras (Ibirapuera); o Viaduto do Chá; o Edifício
Matarazzo - Prefeitura de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. A
iniciativa é uma parceria entre o Instituto Mary Kay, a AMB (Associação dos
Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para dar
continuidade à campanha lançada no ano passado em função do aumento de casos de
violência doméstica durante a pandemia do Covid-19.
A campanha em defesa dos direitos das mulheres conta com diversas ações para
proteger e defender as vítimas de diferentes tipos de agressões. Segundo a
Pesquisa "Visível e Invisível", encomendada pelo Fórum Brasileiro de
Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha, uma em cada quatro mulheres
acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência em 2020 no Brasil.
Cerca de 17 milhões de mulheres, ou seja, 24,4% sofreram violência física,
psicológica ou sexual entre agosto de 2020 e julho de 2021. A campanha Sinal
Vermelho atua como uma forma de pedido de socorro, pois orienta as mulheres a
apresentarem o desenho de um X vermelho feito com batom na palma da mão - que
pode ser feito com outro material e cor também - em estabelecimentos como
farmácias, órgãos públicos e agências bancárias parceiras espalhadas pelo país
para receberem o auxílio necessário.
A Campanha Sinal Vermelho já é Lei em 16 Estados e outros 09 já possuem
Projetos para torná-la Lei.
"Acreditamos que esse é um momento oportuno para alertar toda a sociedade
para uma questão tão sensível e tão comum nos lares brasileiros. Ao divulgar
esse importante recurso silencioso, podemos contribuir na luta contra a violência
doméstica, inclusive salvando vidas", explica Eduardo Vilhena, responsável
pelo Instituto Mary Kay.
"Toda mulher que sofre abusos, ameaças e agressões deve pedir ajuda e
denunciar o agressor imediatamente. O 'X' vermelho na palma da mão já salvou
mulheres que poderiam ter sido vítimas até mesmo de feminicídio. Não podemos
ficar de braços cruzados", enfatizou a presidente da AMB, Renata Gil.
Doação de batons - Em parceria com o Shopping Ibirapuera, a Mary Kay irá doar
sete mil batons vermelhos e as frequentadoras do estabelecimento poderão
acessar mais informações sobre a Campanha através de um QR Code exposto em um
banner que será instalado no local. O objetivo é proporcionar uma ferramenta
para o recurso silencioso de denúncia, conscientizar e reiterar o apoio da
marca à causa. Para saber mais, visite o site da campanha Sinal
Vermelho.
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