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quarta-feira, 24 de novembro de 2021

NO DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CAMPANHA ‘SINAL VERMELHO’ FAZ ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO PARA ALERTAR E AJUDAR A CAUSA

 Com várias ações a favor da causa, Instituto Mary Kay se une com AMB e CNJ para ajudar as mulheres a denunciar e pedir auxílio por meio do recurso silencioso de denúncia: desenho de um X na palma da mão


A Ponte Estaiada, um dos maiores cartões postais de São Paulo, terá o seu "X" iluminado de vermelho nesta quinta, representando o pedido de socorro de todas as mulheres vítimas de violência doméstica no país. A ação faz parte da campanha Sinal Vermelho, que alerta para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Vários outros pontos importantes da capital paulista também ganharão iluminação especial: o Monumento às Bandeiras (Ibirapuera); o Viaduto do Chá; o Edifício Matarazzo - Prefeitura de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Mary Kay, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para dar continuidade à campanha lançada no ano passado em função do aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia do Covid-19.

A campanha em defesa dos direitos das mulheres conta com diversas ações para proteger e defender as vítimas de diferentes tipos de agressões. Segundo a Pesquisa "Visível e Invisível", encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência em 2020 no Brasil. Cerca de 17 milhões de mulheres, ou seja, 24,4% sofreram violência física, psicológica ou sexual entre agosto de 2020 e julho de 2021. A campanha Sinal Vermelho atua como uma forma de pedido de socorro, pois orienta as mulheres a apresentarem o desenho de um X vermelho feito com batom na palma da mão - que pode ser feito com outro material e cor também - em estabelecimentos como farmácias, órgãos públicos e agências bancárias parceiras espalhadas pelo país para receberem o auxílio necessário.

A Campanha Sinal Vermelho já é Lei em 16 Estados e outros 09 já possuem Projetos para torná-la Lei.

"Acreditamos que esse é um momento oportuno para alertar toda a sociedade para uma questão tão sensível e tão comum nos lares brasileiros. Ao divulgar esse importante recurso silencioso, podemos contribuir na luta contra a violência doméstica, inclusive salvando vidas", explica Eduardo Vilhena, responsável pelo Instituto Mary Kay.

"Toda mulher que sofre abusos, ameaças e agressões deve pedir ajuda e denunciar o agressor imediatamente. O 'X' vermelho na palma da mão já salvou mulheres que poderiam ter sido vítimas até mesmo de feminicídio. Não podemos ficar de braços cruzados", enfatizou a presidente da AMB, Renata Gil.

Doação de batons
- Em parceria com o Shopping Ibirapuera, a Mary Kay irá doar sete mil batons vermelhos e as frequentadoras do estabelecimento poderão acessar mais informações sobre a Campanha através de um QR Code exposto em um banner que será instalado no local. O objetivo é proporcionar uma ferramenta para o recurso silencioso de denúncia, conscientizar e reiterar o apoio da marca à causa. Para saber mais, visite o site da campanha Sinal Vermelho.


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