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quinta-feira, 18 de novembro de 2021

O aumento da demanda por Executive Search: 5 dicas para as empresas acertarem na hora de encontrar profissionais em posição C-Level

Uma consultoria especializada na seleção de cargos de liderança é a melhor forma de as empresas fazerem mais contratações assertivas; pensando nisso, as sócias da Kienbaum Consultoria, Fernanda Serra e Luciana Duque, explicam a importância do Executive Search

 

 

Durante o último ano, a maior parte do que envolve relacionamento humano sofreu grandes transformações e o mercado de trabalho está incluído nisso. A automação e a digitalização promovem saltos de produtividade que podem reduzir o problema da escassez de talentos. Mas isso requer as mentes certas com ainda mais urgência. Portanto, uma questão crucial está se tornando cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa: tenho as pessoas certas com as habilidades certas??

 

De acordo com uma pesquisa do Institut Kienbaum@ISM sobre habilidades futuras e aprendizado contínuo, realizada com mais de 3.000 gestores e especialistas, haverá cada vez mais escassez de habilidades futuras que são críticas para o sucesso nos negócios. O desenvolvimento de competências futuras é visto como um desafio decisivo para as empresas nos próximos 5 a 10 anos. Por conta disso, a procura por Executive Search, que é uma modalidade específica do processo de Recrutamento e Seleção, tem aumentado e se tornado fundamental no processo de busca de profissionais para ocupar cargos de grande importância dentro dos negócios.

 

Um processo altamente profissional e especializado de recrutamento e seleção de executivos, o Executive Search tem como objetivo encontrar os melhores profissionais para uma posição específica demandada pela empresa. “Ele é utilizado geralmente para posições estratégicas do negócio, normalmente do C-Level da organização, para os profissionais mais difíceis de serem encontrados no mercado. Uma consultoria especializada em Executive Search encontra para os seus clientes profissionais que têm características únicas, que muitas vezes estão trabalhando e não estão buscando uma nova oportunidade, porque estão bem na sua empresa e são valorizados - e são esses profissionais que geralmente as empresas buscam com um objetivo bem específico”, explica Luciana Duque, sócia da Kienbaum Consultoria

 

Esse tipo de processo seletivo também contempla um mapeamento de mercado, contendo os possíveis profissionais de interesse que a empresa poderia contatar. “Através desse mapeamento, a consultoria de Executive Search consegue trazer para os clientes diversos insights com relação ao seu próprio posicionamento. Por exemplo, se a empresa está conseguindo atrair os melhores talentos, e isso não está acontecendo, buscamos entender as razões. Discussões mais estratégicas como essas também podem ser feitas em paralelo ao processo seletivo em si e apresentação dos profissionais”, complementa Fernanda Serra, também sócia da Kienbaum Consultoria.

 

Algo muito importante no processo de Executive Search é o envolvimento de todas as pessoas que vão selecionar o executivo desde o início do processo. “Essas pessoas precisam ser ouvidas para o detalhamento do perfil da posição e é muito importante que a consultoria identifique as divergências de expectativas no início do processo. O que não pode acontecer é o processo ser todo conduzido com o RH ou com o Presidente, e depois os conselheiros não aprovarem o candidato porque trazem expectativas que não foram apresentadas no início. Isso acaba prejudicando a entrega e expondo os candidatos. É necessário ter um cuidado muito grande com todas as pessoas que participam do processo seletivo desde o início. O valor da consultoria também está na credibilidade e na confiança que ela transmite, isso é um ativo que contribui fortemente para o rápido acesso aos executivos do mercado”, diz Luciana.

 

Atualmente, a melhor forma de encontrar talentos que se encaixem na cultura da empresa e estejam aptos para cargos de liderança é através da modalidade de Executive Search. Pensando nisso, as especialistas listam os principais pontos que as empresas devem observar na hora de começar a busca por profissionais C-Level. Confira: 


 

1. Encontre uma consultoria reconhecida

 

Para abordar um profissional de alta relevância em uma organização é necessário contar com uma consultoria reconhecida pelo mercado. Certamente esses profissionais responderão de forma mais ágil e mais confiante quando virem que é uma consultoria séria e que vai resguardar os seus dados e intermediar o processo. “Muitas vezes os processos são bastantes confidenciais, tanto do lado do cliente quanto do lado do candidato, e a consultoria cuida muito disso. Esses processos confidenciais são um outro motivo para as empresas buscarem uma consultoria de Search, pois, por motivos estratégicos ou de mudanças internas, não podem divulgar a oportunidade. Muitas vezes somente o conselho da empresa sabe sobre ele, nem mesmo o RH está participando, já que o processo seletivo precisa ser feito da forma mais confidencial possível”, explica Luciana. 


 

2. Entenda o que o mercado pede atualmente

 

As empresas têm começado a enxergar valor no processo de Executive Search. “Cada vez mais, as empresas almejam contratações assertivas, especialmente quando falamos de posições de liderança. A reputação do negócio pode ser afetada quando, por algum erro, se traz profissionais que não são adequados e não são longevos nas organizações. Trocar posições de liderança com uma certa constância faz com que a empresa perca histórico, identidade e direcionamento estratégico. São as razões também mais intangíveis que fazem com que as empresas busquem consultorias especializadas na hora de escolher perfis tão importantes”, entende Fernanda.


 

3. Seja ágil, mas não corra na hora da contratação

 

Muitas vezes, quando a empresa perde um executivo e tem urgência na seleção de um novo, acaba optando por uma consultoria que promete a entrega de profissionais em um curtíssimo prazo. “Este é um cuidado que se precisa ter. Quando falamos de uma posição estratégica, o tempo de projeto é relevante. Uma base comparativa ampla, um funil de seleção robusto e uma boa avaliação de competências e potencial são fundamentais para se encontrar o melhor candidato. A assertividade na contratação do profissional é o que trará a agilidade que a empresa precisa, a qual é comprovada na entrega de resultados. É necessário cuidado com os processos seletivos que apresentam rapidamente muitos currículos, geralmente de profissionais já amplamente conhecidos. A empresa pode perder a oportunidade de olhar o mercado de uma forma mais abrangente e buscar a melhor pessoa para a posição”, completa Luciana.


 

4. Separe o processo de Executive Search do RH da empresa

 

As empresas que buscam processos seletivos com a metodologia de headhunting têm constatado que o departamento de RH geralmente não está totalmente apto para conduzi-los e que é necessária a contratação de uma consultoria especializada. “O RH não vem mais sendo isoladamente responsável pelo Executive Search, justamente por não ter especialização com relação ao método. Além disso, este trabalho demanda dedicação exclusiva, algo que acaba não sendo compatível com as atividades cotidianas do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. A consultoria também faz uma avaliação mais isenta e aprofundada do mercado e dos próprios profissionais, sendo que o RH interno tende a ter o viés cultural da própria organização, limitando as alternativas menos convencionais e mais disruptivas”, diz Fernanda Serra.


 

5. Entenda o perfil de profissional da empresa

 

O que acontece é que, muitas vezes, as empresas não têm total clareza do perfil que elas precisam buscar. “Quando a empresa não tem certeza do profissional que precisa, o Executive Search entra justamente para encontrar essa resposta. A consultoria ajuda a olhar os desafios da posição e do negócio de forma muito mais ampla e a detalhar o perfil do candidato ideal. Quando se sabe muito bem o profissional que se quer, a consultoria vai ao mercado de uma forma bastante focada para buscar o melhor para a posição. Na verdade, quanto mais a consultoria investe tempo conhecendo o perfil da empresa e os desafios, mais ela vai ser assertiva na busca desse profissional diferenciado”, conclui Luciana Duque.

 

 

Kienbaum Consultoria


Como bares e restaurantes podem aproveitar a Black Friday para aumentar as vendas?

Especialista da Goomer traz dicas para os estabelecimentos aproveitarem a data especial e gerar mais vendas


Um dos momentos mais aguardados pelos consumidores em todo o ano, a Black Friday também traz a chance de muitos empresários turbinarem as vendas no comércio. Além do varejo, a data – que neste ano será realizada em 26 de novembro – também é uma ótima chance para outros segmentos atraírem clientes, inclusive na área de gastronomia. A Goomer, foodtech parceira dos bares e restaurantes e que oferece soluções omnichannel para o mercado foodservice, acredita que o setor pode e deve aproveitar umas das maiores temporadas de compras do ano para gerar mais vendas e fidelização.

 

Segundo Fabrício Nunes, head de Marketing e Comunicação da Goomer, uma das formas de fazer isso é criar promoções especiais para engajar clientes da base e atrair novos clientes, seja na loja física ou no delivery. Nesse caso, vale focar a estratégia no digital, mais especificamente nas redes sociais, para comunicar as ofertas, sempre de forma coesa, com uma mensagem direta e que fale diretamente para com seu público. Mas a grande aposta deve ser feita no Instagram, que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do segmento. “O Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo o Brasil o terceiro país a mais usar a plataforma, segundo um estudo de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social Hootsuite. É uma rede social totalmente imagética, ou seja, imagens e pouco texto, onde as pessoas adoram postar e ver conteúdo relacionado a comida. Por isso é tão importante que os bares e restaurantes não deixem de utilizar essa rede na Black Friday e nas demais datas importantes do ano.”, afirma.

 

O especialista revela que os gestores desde já devem planejar os descontos e promoções que serão oferecidos na data e divulgá-los com alguns dias de antecedência. Mas, além da criação de ofertas e de posts nas redes sociais, bares e restaurantes que querem aumentar as vendas nesse período também precisam se atentar a outros pontos. “Neste ano, com a pandemia um pouco mais controlada, os estabelecimentos tendem a receber um fluxo maior de clientes e um volume maior de pedidos. Por isso, é necessário organizar o cardápio e o estoque para dar conta de atender à demanda”, afirma.

 

Outra dica aos empresários do ramo é optar por cardápios digitais, para que os clientes acessem diretamente o menu. Uma das grandes vantagens dele é a facilidade de personalização. “Trata-se de uma ferramenta que ajuda a aumentar a velocidade e eficiência do atendimento, gerando maior encantamento aos clientes”, revela.

 

Com atuação em todo o território nacional, a Goomer hoje se notabiliza pela experiência oferecida aos bares e restaurantes na captura de pedidos dos clientes - tanto dentro do estabelecimento quanto no delivery, dando a eles o destaque e agilidade que precisam para alavancar o seu negócio sem depender dos marketplaces (e suas altas taxas de comissão). A cartela de oferta da empresa está dividida em quatro produtos: solução em QR Code, delivery, Tablet e Autoatendimento (totens). 

 


Goomer - startup de Sorocaba (SP) que tem a missão de apoiar bares e restaurantes em sua transformação digital.


Adolescentes e jovens brasileiros estão mais otimistas quanto ao futuro do que os adultos, e querem ser parte da construção do futuro

Pesquisa do UNICEF em 21 países compara as visões de adolescentes e jovens com as dos adultos sobre como é ser criança e adolescente no mundo de hoje. Lançamento marca semana do Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro

 

Nova Iorque/Brasília - Adolescentes e jovens de 21 países estão mais otimistas do que os adultos quanto ao futuro. No Brasil, no entanto, esse índice de otimismo é um dos mais baixos entre os países analisados. É o que revela pesquisa lançada nesta quinta-feira pelo UNICEF e o Gallup, em comemoração ao Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro. O estudo compara a visão de adolescentes e jovens (15 a 24 anos) com a de adultos maiores de 40 anos sobre como é ser criança e adolescente no mundo de hoje, mostrando as diferenças entre gerações.

Nos 21 países analisados, adolescentes e jovens são mais propensos do que os adultos a acreditar em um futuro melhor. Ao serem perguntados se o mundo está se tornando um lugar melhor para cada nova geração, 57% deles disseram que sim, versus 39% dos adultos. No Brasil, o índice de otimismo foi o segundo mais baixo, atrás apenas do Mali, país da África ocidental. Somente 31% dos adolescentes e jovens brasileiros, e 19% dos adultos, acreditam que o mundo está melhorando. As entrevistas foram realizadas entre fevereiro e junho de 2021. É importante notar que no Brasil foram realizadas entre o dia 23 de fevereiro e o 17 de abril, o pior momento da pandemia de covid-19 no país.

"Não faltam motivos para o pessimismo no mundo de hoje: mudança climática, pandemia, pobreza e desigualdade, aumento da desconfiança e crescimento do nacionalismo. Mas aqui está um motivo para otimismo: adolescentes e jovens se recusam a ver o mundo através das lentes sombrias dos adultos", afirma a diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore. "Em comparação com as gerações mais velhas, adolescentes e jovens do mundo permanecem esperançosos, com uma mentalidade muito mais global e determinados a tornar o mundo um lugar melhor. Eles se preocupam com o futuro, mas se veem como parte da solução".


Saúde mental e engajamento por um mundo melhor

Nos países pesquisados, adolescentes e jovens de fato relatam uma maior incidência de problemas de saúde mental, em comparação com os adultos. Entre adolescentes e jovens, 36% se sentem frequentemente nervosos, preocupados ou ansiosos, e 19% se sentem deprimidos ou com pouca vontade de realizar atividades cotidianas. Entre os adultos, foram 30% e 15%, respectivamente.

No Brasil, esses indicadores são significativamente mais altos: 48% dos adolescentes e jovens (41% dos meninos e 54% das meninas) se sentem frequentemente nervosos, preocupados ou ansiosos, e 22% dos adolescentes e jovens (15% dos meninos, 28% das meninas) dizem se sentir muitas vezes deprimidos ou com pouca vontade de realizar atividades cotidianas, versus 39% e 11% respectivamente dos adultos.

Porém, o estudo mostra também que a juventude não é ingênua e quer se engajar por um mundo melhor. Adolescentes e jovens afirmam que o acesso a direitos melhorou, mas destacam a urgência de ações dos governos para reverter as mudanças climáticas; afirmam ser fundamental investir em saúde mental; e querem participar das decisões que impactam sua vida. Na média dos 21 países, 58% dos adolescentes e jovens disseram ser muito importante os políticos escutarem crianças e adolescentes para tomar decisões. O Brasil ficou acima da média, com 61% dos adolescentes e jovens respondendo positivamente a essa questão.

"Depois da ruptura mais longa da educação presencial nas escolas devido à covid-19, e considerando o aumento do trabalho infantil, da violência doméstica e da pobreza, é encorajante ver que os adolescentes e jovens do Brasil querem se engajar por um futuro melhor", ressalta a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. "Esses resultados devem servir como um apelo para que os tomadores de decisões criem mais oportunidades para que os adolescentes e jovens contribuam para o desenvolvimento pós-pandemia. Com a sua criatividade e capacidade de gerar abordagens inovadoras a grandes desafios nacionais e globais, podem fazer uma diferença muito importante".


Educação e trabalho

Nos 21 países, adolescentes e jovens acreditam que a própria infância foi melhor do que a de seus pais. Eles afirmam que a maioria das crianças e adolescentes de hoje tem mais acesso a saúde, educação e proteção contra a violência do que as gerações anteriores.

O Brasil segue a tendência, com destaque para a educação. Os brasileiros estão entre os que mais acreditam que a qualidade da educação melhorou na última geração. O Brasil é, também, o segundo país que mais acredita no poder da educação para a transformação social. Mais da metade dos adolescentes e jovens brasileiros (59%) e dois terços dos adultos (74%) citam a educação como o principal fator para o sucesso - versus 36% e 34%, na média dos 21 países. Quando não citam a educação em primeiro lugar, adolescentes e jovens brasileiros defendem que o trabalho árduo é o fator mais importante para ter sucesso (27%).

Em todos os países, tanto adolescentes e jovens (59%) quanto adultos (56%) concordam que as crianças de hoje sentem uma pressão maior para ter sucesso. No Brasil, foram 69% e 63%, respectivamente.


Mudanças climáticas

As mudanças climáticas estão entre as grandes preocupações da juventude no mundo. Nos 21 países, quase três quartos dos adolescentes e jovens que estão cientes das mudanças climáticas acreditam que os governos devem tomar medidas significativas para enfrentá-las. A proporção é ainda maior em países de renda baixa e média-baixa (82%), onde o impacto das mudanças climáticas costuma ser maior. No Brasil, são 73%.


Benefícios e riscos da tecnologia

Nos 21 países, adolescentes e jovens são mais propensos a usar a internet todos os dias, em comparação com os adultos. No Brasil, 91% dos adolescentes e jovens dizem acessar diariamente a rede, versus 67% dos adultos. Os dados brasileiros se assemelham à média dos países ricos - 92% e 73%, respectivamente.

Quando perguntados sobre o uso da internet por crianças, os adolescentes e jovens se mostraram mais positivos do que os adultos. Nos países pesquisados, eles acreditam que a tecnologia traz benefícios para crianças e as ajuda muito a aprender (72%) e se divertir (62%). No entanto, a maioria dos adolescentes e jovens vê sérios riscos para as crianças online, como assistir a conteúdo violento ou sexualmente explícito (78%) e sofrer bullying (79%).

Adolescentes e jovens brasileiros estão entre os que mais se preocupam com os riscos da tecnologia para as crianças. No Brasil, 82% disseram ser muito arriscado uma criança conhecer uma pessoa estranha na internet e ir encontrá-la pessoalmente - versus 71% na média dos 21 países. O Brasil é, também, um dos países em que adolescentes e jovens mais se preocupam com a proteção de seus dados online (43%, versus 25% na média dos 21 países).


Confiança na ciência, na mídia, nos governos e nas redes sociais

A pesquisa - conduzida durante o pior momento da pandemia - descobriu que adolescentes e jovens confiam mais do que os adultos nos cientistas (56% versus 50%), na mídia internacional (36% versus 30%) e nos governos (33% versus 27%) como fontes de informação segura. Com relação às redes sociais, os níveis de confiança são baixos nos dois grupos - 17% entre adolescentes e jovens e 12% entre os adultos.

No Brasil, há uma grande diferença geracional com relação à confiança no governo como fonte de informação, com um índice de confiança de 14% entre adolescentes e jovens, e 23% entre adultos.


Um mundo mais global e solidário

A pesquisa revelou, ainda, que adolescentes e jovens são muito mais propensos do que os adultos a se ver como cidadãos globais e defender a cooperação internacional para enfrentar ameaças como a pandemia de covid-19. Em quase todos os países pesquisados, a grande maioria dos jovens relatou que seus países estariam mais seguros de ameaças como a covid-19 se os governos trabalhassem em coordenação com outros países, em vez de sozinhos.

Além disso, adolescentes e jovens - em especial mulheres - lideram a pressão pela igualdade de tratamento das pessoas LGBTQIA+. Eles querem um mundo com mais direitos, para cada criança e adolescente, sem exceção.


Dia Mundial da Criança

"Adolescentes e jovens personificam o espírito do século 21", disse Fore. "Enquanto o UNICEF se prepara para comemorar seu 75º aniversário no mês que vem, e às vésperas do Dia Mundial da Criança, é fundamental ouvirmos adolescentes e jovens sobre seu bem-estar e como a vida deles está mudando".


Sobre a pesquisa

A pesquisa The Changing Childhood Project é a primeira a perguntar a várias gerações sobre suas opiniões sobre o mundo e como é ser uma criança e um adolescente hoje. Para o projeto, o UNICEF fez parceria com a Gallup para entrevistar mais de 21 mil adolescentes, jovens e adultos em 21 países entre fevereiro e junho de 2021. Todas as amostras são baseadas em probabilidades e nacionalmente representativas de duas populações distintas em cada país: pessoas de 15 a 24 anos e pessoas com 40 anos ou mais. A área de cobertura é todo o país, incluindo áreas rurais, e a base de amostragem representa toda a população civil, não institucionalizada, dentro de cada coorte de idade com acesso a um telefone.

Os países pesquisados são: Alemanha, Argentina, Bangladesh, Brasil, Camarões, Espanha, Etiópia, EUA, França, Índia, Indonésia, Japão, Líbano, Mali, Marrocos, Nigéria, Peru, Quênia, Reino Unido, Ucrânia e Zimbábue.

O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado, a partir das 21h01 do dia 17 de novembro, em link.


Brasileiros precisam trabalhar mais de 1 ano para comprar o novo iPhone

Estudo revela os preços dos gadgets no Brasil em comparação com outros países do mundo

 

Todo ano com o lançamento de novos modelos de sua linha de produtos, a Apple movimenta bilhões de dólares. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior.

O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os wearable (relógios, fones e acessórios) que há poucos anos representavam 5% e atualmente subiram para 11%.

Para efeito de grandeza, somente a soma das vendas dos AirPods (fone de ouvido sem fio da marca) é maior que o total de faturamento de empresas como a Spotify, Twitter, Snapchat e Shopify juntas.

A marca cobiçada por aficionados pela tecnologia é também a mais valiosa do mundo, com $408 bilhões de valor - na frente da Amazon, Microsoft e Google, respectivamente. 

No Brasil, a Apple também possui um público fiel à marca, mais de 14% de todos os celulares vendidos, são do sistema operacional iOS.

Porém os brasileiros precisam desembolsar um alto valor para adquirir os produtos da marca. O Brasil é o país onde o iPhone, iPad, AirPods e Mackbook, são os mais caros do planeta.

É o que revela uma pesquisa realizada pelo portal de descontos CupomValido.com.br com a Statista e Nukeni, onde foi compilado os preços das lojas oficiais da Apple.

Ao levar em consideração o salário mínimo do país, os brasileiros precisam trabalhar o equivalente a 14 meses para comprar um iPhone 13 Pro Max 1TB.

Bem longe dos americanos, que necessitam de pouco mais de 1 mês para comprar o mesmo smartphone, e no caso australianos necessitam somente de 12 dias de trabalho (a Austrália possui o maior salário mínimo mundial). 


Brasil é o país com os produtos da Apple mais caro do mundo

Ao considerar todos os produtos da marca (Macbook, AirPods, iPhone, iPad e iMac) e todas as configurações (desde a menor armazenagem até a maior), para todas elas o Brasil sempre fica em primeira posição com o preço mais caro do mundo. Até ao levar em consideração outros países da América Latina, eles possuem preços até 50% menores que o Brasil.

O mais impressionante que é se considerarmos o produto mais caro da Apple - Macbook Pro de 16 polegadas 10x32 Core, 32GB RAM, 1TB SSD (no valor de R$45.499), um brasileiro que ganha um salário mínimo precisaria trabalhar mais de 4 anos para adquirir o notebook.

Outros países emergentes, como a Turquia e Índia, também estão próximo do Brasil no quesito de maiores preços.

Na ponta oposta, os Estados Unidos é país com o menor preço dos produtos da marca, seguindo por Japão e Hong Kong.

 


Por que no Brasil é tão caro?


O motivo pode ser explicado principalmente por 2 fatores: impostos e câmbio.

Aproximadamente 40% do preço de um iPhone é somente para pagar à carga tributária cobrada pelo Brasil. São diversos impostos cobrados como o: IPI, imposto de importação, PIS, COFINS e ICMS.

O segundo motivo é devido ao preço do Dólar que está em alta desde o ano passado.

No último ano, o Real foi a moeda que mais de desvalorizou no mundo, com uma desvalorização de mais de 40%. Isso significa que o custo de todos os produtos importados subiram significativamente. 

Confira o infográfico completo:

 


 

FonteStatistaCupomValido.com.brNukeni

 

Sebrae comemora aumento do teto dos caminhoneiros no MEI

 Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 147/19, de autoria do senador Jorginho Mello

 

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar 147/19, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), elaborado em parceria com o Sebrae, que prevê a ampliação do teto de faturamento dos caminhoneiros para enquadramento na figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Por ter sofrido alterações pelos deputados, o texto volta para votação no Senado antes de ser encaminhado para sanção. Caso a proposta seja sancionada, o limite de faturamento da categoria passará de R$ 81 mil anuais para R$ 251,6 mil anuais.

De acordo com o gerente de políticas públicas do Sebrae, Silas Santiago, essa é uma vitória que deve ser comemorada pois tem potencial para amparar mais de 800 mil caminhoneiros que rodam pelo país de forma autônoma.  “A categoria tem muitas especificidades e é essencial para o funcionamento do país. Ao elaborarmos essa proposta de limite diferenciado levamos em consideração o fato de que grande parte da receita desses empreendedores é consumida por necessidades elementares do serviço, tais como combustível, pneus, peças, pedágios, manutenções regulares, entre outros gastos”, ressaltou Silas.

Além da alteração no teto de faturamento, o texto relatado pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC), ainda altera a alíquota a pagar para a Previdência Social para 12% sobre o salário-mínimo. Os demais microempreendedores individuais pagam 5% do salário-mínimo. Através da contribuição, eles poderão ser assegurados com direitos previdenciários, tais como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Além disso, ao ser incluído na categoria MEI, os caminhoneiros poderão ter um CNPJ, emitir notas fiscais, ter acesso às linhas de crédito e financiamentos com condições especiais. Os contratos com os donos das cargas também poderão ser fechados diretamente com os caminhoneiros, sem a interferência de terceiros, que acabam levando parte dos seus rendimentos.

O PLP 147/2019 também inclui, no Comitê Gestor do Simples Nacional, um representante do Sebrae, um representante das confederações do segmento de micro e pequenas empresas  (MPE) e um representante da Subsecretaria de Desenvolvimento das MPE.


Fonte solar atinge marca histórica de 12 gigawatts no Brasil, celebra ABSOLAR

Desde 2012, setor já atraiu mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 360 mil empregos acumulados no País

 

O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos.
 
De acordo com a entidade, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos, R$ 15,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 360 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
 
Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população.
 
“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, comenta.
 
“Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível. Já para uma usina solar de grande porte, são menos de 18 meses desde o leilão até o início da geração de energia elétrica. Assim, a solar é reconhecidamente campeã na rapidez de novas usinas de geração”, acrescenta Sauaia.
 
O Brasil possui 4,5 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o equivalente a 2,4% da matriz elétrica do País. Desde 2012, as grandes usinas solares já trouxeram ao Brasil mais de R$ 23,5 bilhões em novos investimentos e mais de 135 mil empregos acumulados, além de proporcionarem uma arrecadação de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos.
 
Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sexta maior fonte de geração do Brasil, com empreendimentos em operação em nove estados brasileiros, nas regiões Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Centro-Oeste (Tocantins).
 
No segmento de geração própria de energia, são 7,5 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a mais de R$ 37,1 bilhões em investimentos e R$ 9,4 bilhões em arrecadação acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração própria no País, liderando com folga o segmento.
 
Ao somar as capacidades instaladas das grandes usinas e da geração própria de energia solar, a fonte solar ocupa, agora, o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. A fonte solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis, que representam 9,2 GW da matriz elétrica brasileira.
 
Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, além de competitiva e acessível, a energia solar é rápida de instalar e ajuda a aliviar o bolso dos consumidores, reduzindo em até 90% seus gastos com energia elétrica. “Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades, novos empregos, renda aos cidadãos”, conclui Koloszuk.


O que comer no dia do Enem?

 Entenda como é possível ganhar energia e disposição antes das provas com alimentos balanceados


Para milhões de jovens, o Enem é o principal acontecimento do ano. Mais que uma prova, o exame representa a oportunidade da realização do sonho de cursar uma graduação. E sempre que o nosso corpo sabe que está prestes a enfrentar uma situação de pressão, é natural que ele responda por meio do sistema digestivo. Por isso, é comum que muitos se perguntem o que comer antes de uma prova concorrida e de longa duração.

O primeiro passo para se sair bem diante dos outros candidatos é fazer uma alimentação balanceada durante a semana e no dia da prova. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Paula Pens Alves, é recomendado selecionar muito bem os alimentos para evitar algum desconforto que atrapalhe o desempenho do candidato durante o exame. Como a prova dura uma média de cinco horas, o ideal é tirar o dia anterior para atividades de lazer e alimentar-se bem.

Ela acrescenta ainda que, antes da prova, o candidato deve buscar uma refeição rica em proteínas, carboidratos complexos e minerais e respeitar os horários para se alimentar. "Para quem optar em fazer refeições maiores, o ideal é que ela seja feita em até 3 horas antes da prova. Já para aqueles que estão mais próximos do horário do fechamento dos portões, a dica é fazer um lanche rápido como frutas, biscoitos com fibras, barras de cereais sem açúcar, por exemplo".

Paula também destaca que a quantidade de alimentos a serem levados deve ser equilibrada e leve: "Na hora do exame, que tem uma duração média de 5 horas, é sugerido levar frutas, mix de castanhas e até mesmo um sanduíche mais leve com vegetais e consumir a cada 1 hora. A água não deve ser deixada de lado, 250 ml a cada 30 minutos para hidratar. E evite alimentos com alto teor de açúcar pois eles podem atrapalhar a atenção e no desempenho do candidato e concentração" explica.


O que levar para a prova

Confira outras dicas de alimentos para levar durante os dias do exame:

• Durante o Enem, o recomendável é levar água e fuja das gorduras e frituras, pois alimentos muito gordurosos retardam o esvaziamento gástrico e dão sono, prejudicando a leitura e interpretação dos enunciados;

• Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, também são uma boa pedida. Já o café é muito bom para nos deixar atentos, mas causa dependência e pode ocasionar insônia, intolerância alimentar, hiperatividade, falta de concentração, entre outras coisas. O ideal é consumir 2 xícaras pequenas por dia;

• Outras opções interessantes e práticas são barras de cereais, frutas com casca ou já picadas - como banana e maçã que estejam em potes transparentes - e castanhas como a de caju;

• O clássico chocolate pode ser uma opção, mas priorize os mais amargos, com maior quantidade de cacau e menos açúcar que os tradicionais;

• Outra questão é a temperatura dos alimentos: o calor pode ser inimigo. Por isso, é importante evitar itens como iogurtes ou outras bebidas com leite;

• E por fim, o mais importante: não faça a prova de estômago vazio.

 


Anhanguera

https://www.anhanguera.com/

https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

 


Kroton

https://www.kroton.com.br/


Economia em compras nas farmácias - 6 orientações para minimizar os impactos

A compra de medicamentos ou produtos de farmácias é responsável por grande parte dos gastos dos brasileiros. Isso faz com que na hora dessa compra uma das principais preocupações seja com o preço.

Isso é o que aponta a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor de Farmácia no Brasil - Edição 2021, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), com 4.000 consumidores. Os resultados desse levantamento apontam que os consumidores das farmácias priorizam os preços baixos e programas de fidelidade.

Isso se observa na resposta à pergunta sobre o principal fator para a escolha de uma farmácia, 75,4% dos entrevistados afirmaram que o preço foi primordial na decisão.

Além desse ponto, 14,9% apontaram a localização como fator mais importante para a escolha, seguido por disponibilidade de estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%%), o bom atendimento (1,1%) e a facilidade de estacionar (0,9%).

Reforçando a importância de obter as melhores condições financeiras, os programas de fidelidades possuem grande relevância para o consumidor da farmácia, sendo que 86,8% dos entrevistados afirmando participar de algum tipo de programa.

Um dado importante apresentado no material é em relação às pesquisas de preços por parte dos consumidores, 88,4% dos entrevistados afirmaram que não costumam realizar essa ação antes das compras, 8,7% afirmaram que não pesquisaram preços naquele dia específico, mas que costumam pesquisar, 1,8% afirmaram que pesquisaram naquele dia e 1,1 pesquisaram via Web.

Assim, a pergunta que fica é: O que fazer na situação atual para comprar medicamentos? "Mesmo tendo os medicamentos preços tabelados é possível economizar nessas comprar. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que se tabela apenas o valor máximo dos medicamentos, mas o mínimo as farmácias podem estabelecer de acordo com suas estratégias comerciais", analisa o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.

Para auxiliar os consumidores, veja orientações elaborados por Reinaldo Domingos sobre como economizar na compra desses produtos:


1. Pesquise preços

Não estou falando para ir em diversas farmácias, agora não é hora, mas a maior parte das farmácias fornecem valores pela internet ou mesmo aplicativos e WhatsApp, é interessante pesquisar, pois os preços são realmente muito diferentes, sem contar que no final das contas uma drogaria pode cobrir o preço da concorrência. Aconselho que o consumidor faça um cadastro de fidelidade e participe de programas de aquisição de medicamentos, pois a prática pode resultar em descontos futuros. Consultar comparadores de preços online também é uma boa saída.


2. Cuidado com as armadilhas das farmácias

As farmácias estão planejadas para levar as pessoas a comprarem mais, principalmente os chamados não medicamentos e medicamentos isentos de prescrição, todo o trajeto em uma farmácia organizada levam à compra de produtos que não são prioritários. Por isso, todo cuidado é pouco, compre somente o necessário e evite produtos que não são seu foco e que não sejam os produtos fins das drogarias, como balas e chocolates, pois geralmente poderia comprar esses produtos no outro lado da rua pela metade do preço.


3. Prefira genéricos

Na grande maioria das vezes os medicamentos genéricos são mais em conta, assim a orientação é sempre buscar por essa alternativa nas farmácias e quando o médico for elaborar a prescrição, solicite que coloque o princípio ativo em vez da marca. Pesquise também entre laboratórios, pois os preços são variados.


4. Cadastre-se no programa Farmácia Popular

Muitas farmácias possuem um programa governamental chamado Farmácia Popular, esse oferece medicamentos gratuitos de hipertensão, diabetes ou asma para pessoas que possuem cadastro e receita. O programa também possibilita descontos de até 90% mais baixos. É necessário apenas ir a uma farmácia credenciada, apresentar a receita - que não precisa ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) - e a identidade para conseguir pegar medicamentos com desconto.


5. Utilize programas de fidelidade

A grande maioria das farmácias possui programas de fidelidades com grandes benefícios. Mas além disto existem os programas dos laboratórios, faça seu cadastro, pois são aceitos em muitas farmácias, gerando economia de até 70%. Veja se sua empresa, plano de saúde, sindicato ou associação de classe profissional não possui parceria com alguma rede.


6. Remédios gratuitos pelo SUS

É possível retirar gratuitamente alguns medicamentos disponibilizados pelo Ministério Público em Unidade Básica de Saúde (UBS), desde com a receita e o documento de identidade em mãos. Lembrando que no meio da pandemia existem casos de agendamento prévio para retirada de medicamentos e a possiblidade de terceiros retirarem com uma procuração.


quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Novembro Azul: Universidade São Judas realiza exames e castrações em pets gratuitamente

Para participar, os tutores precisam comparecer na Universidade São Judas – Campus Mooca, no dia 18 de novembro, a partir das 8h  

 

Cuidados com a próstata não são exclusivos aos seres humanos. Os pets também devem ter acompanhamento e tratamento, caso alguma doença seja detectada. A Universidade São Judas, que integra o ecossistema Ânima Educação, vai realizar uma ação comunitária para cuidados em animais. No dia 18 de novembro, das 8h às 11 e entre 13h e 16h, tutores poderão levar seus bichinhos de estimação para uma avaliação completa, sem custo, sobre a saúde da próstata, com exames, castração e intervenções cirúrgicas em casos de doença testicular. Para participar, basta comparecer na unidade Mooca da São Judas, Rua Taquari, 546.   

A ação será promovida por professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária que, durante a ação, vão realizar avaliações completas para identificar lesões na próstata. Os procedimentos envolvem, inicialmente, a conversa com o tutor para colher informações sobre o pet. Em seguida, serão feitos exames físicos para aferição da temperatura, frequência cardíaca e respiratória. Também será realizada a avaliação no sistema reprodutor para identificação de nódulos ou massas. Caso seja identificada alguma alteração, o sangue do animal será colhido para analisar da função dos rins e fígado, além de encaminhamento para exames de imagem. Caso seja confirmada a alteração, será encaminhado para castração ou para a interveção cirúrgica necessária.  

Para professora do curso de Medicina Veterinária, Daniela Reis, a ação envolve pilares importantes para educação e comunidade. “Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, que vão ter desempenhar na prática, com supervisão dos professores, atividades que aprenderam em sala de aula. A ação também é uma oportunidade de cuidar da saúde dos pets e de trazer o benefício para a população que mora na região”, completa.   

A ação de atendimento para a comunidade local também tem a função de conscientizar os tutores da importância da castração animal. Essa é a segunda edição do projeto, que já beneficiou diversos animais com cirurgias de castração. Além da ação pontual, a comunidade também tem acesso aos serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário da Universidade São Judas. 


SP Market promove Campanha de Doação de Sangue

No Mês Nacional do Doador de Sangue, shopping atua em parceria com o Banco de Sangue Paulista e a ONG Amor se Doa para alertar sobre a importância de ser um voluntário


No mês de novembro acontece o Dia Nacional do Doador de Sangue, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da ação humanitária. Atento a esse momento de reflexão, o SP Market , shopping da Zona Sul de São Paulo, chama atenção para a baixa no estoque dos hemocentros e promove, no dia 18 de novembro, uma campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Banco de Sangue Paulista e ONG Amor Se Doa. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira realiza doações de forma constante. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que um país tenha a média de voluntários entre 3% e 5%, em relação ao número total de habitantes.

"Nós acreditamos que a solidariedade é o que move a sociedade e, por esse motivo, nos empenhamos ao máximo para fazer a diferença, ainda mais em um mês tão significativo. Nossa intenção é engajar novos voluntários para atuarem ao lado do shopping nesta Campanha e, juntos, contribuirmos com vidas que dependem da transfusão de sangue", declara Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market.

A ONG Amor Se Doa é a responsável por intermediar a campanha ao contatar os colaboradores de bancos de sangue, além de se comprometer com a divulgação do evento na internet. Assim, o Banco de Sangue Paulista, pioneiro na história da hemoterapia brasileira, contribui com a ação colocando à disposição do mall uma equipe de profissionais altamente capacitados, equipamentos de última geração e métodos e sistemas avançados como forma de garantir a confiabilidade e segurança do público.

Para organizar o evento e evitar aglomerações, o SP Market realiza a inscrição de doadores por meio deste link, que agenda um horário para a coleta de sangue.

A ação acontece na próxima quinta-feira, na área interna do shopping, próximo a loja Kalunga, no período das 10h às 16h.


Segurança SP Market

Operando em horário integral e atendendo 100% da capacidade de público, o Shopping SP Market vem tomando todas as medidas de saúde e segurança necessárias e alinhadas à legislação em vigor.

 

SERVIÇO: Shopping SP Market

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba - São Paulo/SP

Horário: Segunda à sábado, das 10h às 22h.

Domingo e feriados, das 14h às 20h


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