Uma consultoria especializada na seleção de cargos de liderança é a melhor forma de as empresas fazerem mais contratações assertivas; pensando nisso, as sócias da Kienbaum Consultoria, Fernanda Serra e Luciana Duque, explicam a importância do Executive Search
Durante
o último ano, a maior parte do que envolve relacionamento humano sofreu grandes
transformações e o mercado de trabalho está incluído nisso. A automação e a
digitalização promovem saltos de produtividade que podem reduzir o problema da
escassez de talentos. Mas isso requer as mentes certas com ainda mais urgência.
Portanto, uma questão crucial está se tornando cada vez mais importante para o
sucesso de uma empresa: tenho as pessoas certas com as habilidades certas??
De
acordo com uma pesquisa do Institut Kienbaum@ISM sobre habilidades futuras e
aprendizado contínuo, realizada com mais de 3.000 gestores e especialistas,
haverá cada vez mais escassez de habilidades futuras que são críticas para o
sucesso nos negócios. O desenvolvimento de competências futuras é visto como um
desafio decisivo para as empresas nos próximos 5 a 10 anos. Por conta disso, a
procura por Executive Search, que é uma modalidade específica do processo de
Recrutamento e Seleção, tem aumentado e se tornado fundamental no processo de
busca de profissionais para ocupar cargos de grande importância dentro dos
negócios.
Um
processo altamente profissional e especializado de recrutamento e seleção de
executivos, o Executive Search tem como objetivo encontrar os melhores
profissionais para uma posição específica demandada pela empresa. “Ele é
utilizado geralmente para posições estratégicas do negócio, normalmente do
C-Level da organização, para os profissionais mais difíceis de serem
encontrados no mercado. Uma consultoria especializada em Executive Search
encontra para os seus clientes profissionais que têm características únicas,
que muitas vezes estão trabalhando e não estão buscando uma nova oportunidade,
porque estão bem na sua empresa e são valorizados - e são esses profissionais
que geralmente as empresas buscam com um objetivo bem específico”, explica
Luciana Duque, sócia da Kienbaum Consultoria .
Esse
tipo de processo seletivo também contempla um mapeamento de mercado, contendo
os possíveis profissionais de interesse que a empresa poderia contatar.
“Através desse mapeamento, a consultoria de Executive Search consegue trazer
para os clientes diversos insights com relação ao seu próprio
posicionamento. Por exemplo, se a empresa está conseguindo atrair os melhores
talentos, e isso não está acontecendo, buscamos entender as razões. Discussões
mais estratégicas como essas também podem ser feitas em paralelo ao processo
seletivo em si e apresentação dos profissionais”, complementa Fernanda Serra,
também sócia da Kienbaum Consultoria.
Algo
muito importante no processo de Executive Search é o envolvimento de todas as
pessoas que vão selecionar o executivo desde o início do processo. “Essas
pessoas precisam ser ouvidas para o detalhamento do perfil da posição e é muito
importante que a consultoria identifique as divergências de expectativas no
início do processo. O que não pode acontecer é o processo ser todo conduzido
com o RH ou com o Presidente, e depois os conselheiros não aprovarem o
candidato porque trazem expectativas que não foram apresentadas no início. Isso
acaba prejudicando a entrega e expondo os candidatos. É necessário ter um
cuidado muito grande com todas as pessoas que participam do processo seletivo
desde o início. O valor da consultoria também está na credibilidade e na
confiança que ela transmite, isso é um ativo que contribui fortemente para o
rápido acesso aos executivos do mercado”, diz Luciana.
Atualmente,
a melhor forma de encontrar talentos que se encaixem na cultura da empresa e
estejam aptos para cargos de liderança é através da modalidade de Executive
Search. Pensando nisso, as especialistas listam os principais pontos que as
empresas devem observar na hora de começar a busca por profissionais C-Level.
Confira:
1.
Encontre uma consultoria reconhecida
Para
abordar um profissional de alta relevância em uma organização é necessário
contar com uma consultoria reconhecida pelo mercado. Certamente esses profissionais
responderão de forma mais ágil e mais confiante quando virem que é uma
consultoria séria e que vai resguardar os seus dados e intermediar o processo.
“Muitas vezes os processos são bastantes confidenciais, tanto do lado do
cliente quanto do lado do candidato, e a consultoria cuida muito disso. Esses
processos confidenciais são um outro motivo para as empresas buscarem uma
consultoria de Search, pois, por motivos estratégicos ou de mudanças internas,
não podem divulgar a oportunidade. Muitas vezes somente o conselho da empresa
sabe sobre ele, nem mesmo o RH está participando, já que o processo seletivo
precisa ser feito da forma mais confidencial possível”, explica Luciana.
2.
Entenda o que o mercado pede atualmente
As
empresas têm começado a enxergar valor no processo de Executive Search. “Cada
vez mais, as empresas almejam contratações assertivas, especialmente quando
falamos de posições de liderança. A reputação do negócio pode ser afetada
quando, por algum erro, se traz profissionais que não são adequados e não são
longevos nas organizações. Trocar posições de liderança com uma certa
constância faz com que a empresa perca histórico, identidade e direcionamento
estratégico. São as razões também mais intangíveis que fazem com que as empresas
busquem consultorias especializadas na hora de escolher perfis tão
importantes”, entende Fernanda.
3.
Seja ágil, mas não corra na hora da contratação
Muitas
vezes, quando a empresa perde um executivo e tem urgência na seleção de um
novo, acaba optando por uma consultoria que promete a entrega de profissionais
em um curtíssimo prazo. “Este é um cuidado que se precisa ter. Quando falamos
de uma posição estratégica, o tempo de projeto é relevante. Uma base
comparativa ampla, um funil de seleção robusto e uma boa avaliação de
competências e potencial são fundamentais para se encontrar o melhor candidato.
A assertividade na contratação do profissional é o que trará a agilidade que a
empresa precisa, a qual é comprovada na entrega de resultados. É necessário cuidado
com os processos seletivos que apresentam rapidamente muitos currículos,
geralmente de profissionais já amplamente conhecidos. A empresa pode perder a
oportunidade de olhar o mercado de uma forma mais abrangente e buscar a melhor
pessoa para a posição”, completa Luciana.
4.
Separe o processo de Executive Search do RH da empresa
As
empresas que buscam processos seletivos com a metodologia de headhunting
têm constatado que o departamento de RH geralmente não está totalmente apto
para conduzi-los e que é necessária a contratação de uma consultoria
especializada. “O RH não vem mais sendo isoladamente responsável pelo Executive
Search, justamente por não ter especialização com relação ao método. Além
disso, este trabalho demanda dedicação exclusiva, algo que acaba não sendo
compatível com as atividades cotidianas do departamento de Recursos Humanos de
uma empresa. A consultoria também faz uma avaliação mais isenta e aprofundada
do mercado e dos próprios profissionais, sendo que o RH interno tende a ter o
viés cultural da própria organização, limitando as alternativas menos
convencionais e mais disruptivas”, diz Fernanda Serra.
5.
Entenda o perfil de profissional da empresa
O
que acontece é que, muitas vezes, as empresas não têm total clareza do perfil
que elas precisam buscar. “Quando a empresa não tem certeza do profissional que
precisa, o Executive Search entra justamente para encontrar essa resposta. A
consultoria ajuda a olhar os desafios da posição e do negócio de forma muito
mais ampla e a detalhar o perfil do candidato ideal. Quando se sabe muito bem o
profissional que se quer, a consultoria vai ao mercado de uma forma bastante
focada para buscar o melhor para a posição. Na verdade, quanto mais a
consultoria investe tempo conhecendo o perfil da empresa e os desafios, mais
ela vai ser assertiva na busca desse profissional diferenciado”, conclui
Luciana Duque.
Kienbaum
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