Em tempos de saltos tecnológicos e relações
virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de
convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. Inteligência
emocional foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12
meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque
tais habilidades não são técnicas, são comportamentais e é isso que as empresas
buscam. Existem alguns gatilhos emocionais que precisam ser observados se você
deseja crescer na carreira.
1. Conheça as suas emoções
Entenda qual emoção move suas ações, ou seja, qual
energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações
interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus
sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o
próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar
mais qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente,
resultados mais assertivos na carreira e nos negócios.
2. Use as emoções a seu favor
Após entender quais fazem parte do seu dia a dia e
quais te levam a agir, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma,
você poderá canalizá-las para melhorar resultados.
Em um momento de ansiedade e stress no trabalho,
busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu
dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de
sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam
a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em
mindfulness, ferramenta que ensina a se conectar com o agora.
3. Busque se auto motivar
O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa
estar atrelado ao seu propósito de vida, em outras palavras, à sua razão de ser
e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas
tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a
diferença em qualquer atividade que realiza, passa a tornar a concorrência
irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar “mover-se para a ação”
diariamente. Neste caso, o melhor combustível é executar as tarefas com amor e
atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade
mesmo em tempos de crise.
4. Desenvolva a empatia
Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo
como este “outro” pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e
influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto chefes
se preocupam apenas com tarefas, KPIs e metas, os líderes inspiram e engajam
pessoas a alcançarem desafios maiores.
Esse último tipo, o líder, usa as emoções a seu
favor, incentiva as pessoas a atingirem indicadores e metas audaciosas, felizes
e motivadas a dar o melhor de si em prol de todos. Um colaborador engajado,
quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz não apenas
por ele mesmo, como também pelo time e pela empresa.
5. Conecte-se com outras pessoas
Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não
irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e
contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e
nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras
pessoas, a fim de alcançar resultados e metas tanto profissionais quanto
pessoais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e
extrair o melhor de si mesmo e dos outros.
Lilian Carmo - coach, palestrante e
ministradora de diversos cursos nas áreas de liderança, gestão e
desenvolvimento pessoal e profissional. É certificada como Master Trainer pela
Florida Christian University (FCU), pós-graduada em Gestão de Pessoas, com
extensão em Finanças pela FGV, cursa Mestrado em Neurociência pela FCU. Com
mais de 18 anos de experiência, atuou como executiva e em empresas como Johnson
& Johnson, Astrazeneca, Sanofi Aventis, Banco Itaú e Banco do Brasil.
Atualmente é proprietária e diretora executiva da Febracis Campinas.