Veja o que fazer para estar melhor preparado
para o mundo empresarial!
O ambiente corporativo é cada vez mais competitivo. Seja
para profissionais recém-formados ou aqueles com anos de experiência, é preciso
buscar alternativas para conseguir superar a concorrência.
Isso faz com que os colaboradores procurem por caminhos
de capacitação profissional, mas com tantas opções disponíveis, fica difícil
escolher aquele que realmente possa fazer a diferença.
Uma área que pode contribuir positiva e poderosamente
para a carreira desses colaboradores é o marketing pessoal, com ensinamentos,
estratégias e técnicas que os proporciona crescimento e desenvolvimento pessoal
e profissional.
Aprenda melhor o que é o marketing pessoal, como ele pode
ajudar na carreira e na vida e quais são os benefícios de investir nessa
metodologia.
O que é o marketing pessoal?
É um conjunto de estratégias que tem como objetivo
potencializar suas características pessoais e profissionais, de modo a passar
uma imagem melhor para o mercado.
Pode-se considerar que o conceito de marketing pessoal
seja uma evolução da autoajuda, já que as técnicas derivam entre as áreas
intelectual, econômica, emocional e espiritual e visam criar uma melhor imagem
para as outras pessoas e empresas.
O processo não tem por finalidade estabelecer um perfil
ou uma identidade falsa, mas sim destacar os aspectos que são mais relevantes a
respeito da pessoa e do trabalho que ela realiza.
Além disso, o intuito é desenvolver habilidades
importantes para a vida corporativa, como liderança, percepção, convívio
pessoal e carisma.
Quando as técnicas tiverem sido postas em prática, quem as
aplicou passará a ser percebido como uma referência, seja em sua área de
atuação profissional ou mesmo sob o viés pessoal.
Com as estratégias certas de marketing pessoal, é
possível se destacar perante a concorrência, não importa qual seja o seu ramo de
atuação ou mesmo o tempo de experiência no mercado.
Ao desenvolver essa habilidade, o colaborador conseguirá
iniciar e manter relacionamentos profissionais e pessoais saudáveis com outras
pessoas, como amigos, colegas, colegas de trabalho, diretores, gestores e até
mesmo familiares.
Quem pode aplicar o marketing pessoal na vida?
Todas as pessoas! Não existe restrição de idade, formação
acadêmica, ocupação profissional ou qualquer outro impeditivo para o
aprendizado e aplicação de tais técnicas.
Muitas celebridades aplicaram e aplicam os conceitos de
marketing pessoal em suas carreiras, como Michael Jordan, Oprah Winfrey, Donald
Trump, David Beckham, Ellen DeGeneres e outras, e o sucesso dessa decisão é
evidente.
Isso, porém, não quer dizer que sua aplicação seja
restrita às celebridades. É bem provável que você conheça alguém que é
referência de mercado em determinada área, e tal pessoa pode ser um exemplo de
sucesso do marketing pessoal.
Como trabalhar o marketing pessoal?
Através da aplicação contínua dos conceitos que o formam.
Assim, o desenvolvimento será constante e os resultados tendem a ser os
melhores possíveis na vida dessa pessoa.
Existe todo um planejamento para que seja possível
executar o marketing pessoal, assim como quando uma empresa investe em
estratégias de marketing para que consiga divulgar seus produtos e serviços.
É importante ressaltar que o marketing pessoal não
consiste apenas de uma ação, mas sim de um conjunto de hábitos e costumes que
devem ser aplicados continuamente.
Se você deseja melhorar o seu marketing pessoal, as
seguintes iniciativas são recomendadas para mudar sua mentalidade e trabalhar
pontos fundamentais na vida:
1 - Participe de eventos em sua área
Se você deseja se destacar profissionalmente, é de suma
importância marcar presença em eventos que sejam ligados à sua área de atuação,
onde é possível criar relacionamentos profissionais que podem lhe considerar
como uma referência no futuro.
Quando souber que haverá algum evento do tipo, participe e
promova-o em suas mídias sociais. É possível até mesmo conseguir parcerias
profissionais com esse tipo de iniciativa.
2 - Cuidado com as suas redes sociais
É claro que você ainda terá liberdade para compartilhar
conteúdos pessoais em suas redes sociais, mas elas devem ser vistas como uma
oportunidade de ouro para vender a sua imagem.
Cabe aqui uma observação especial para o LinkedIn, que é
uma rede estritamente profissional, onde você pode compartilhar conteúdos
interessantes e relevantes sobre a sua área de atuação e, assim, se mostrar
como um verdadeiro conhecedor do assunto.
Porém, ainda assim, cabe analisar bem o que é
compartilhado em suas redes sociais, de modo a não fugir do objetivo proposto.
3 - Compartilhe seus conhecimentos em um blog
Blogs são ferramentas sensacionais para oferecer seus
conhecimentos, insights e ideias para o público. Comece um blog e crie
conteúdos relevantes, realmente capazes de chamar a atenção da audiência.
Quanto mais valor você gerar para seus leitores, melhor
será a imagem transmitida em sua área de atuação.
4 - Invista nas soft skills
Você já ouviu falar em soft e hard skills? Esses são dois
grupos de habilidades fundamentais para quem deseja trabalhar seu marketing
pessoal.
As hard skills são as habilidades técnicas, como as
obtidas em faculdades, cursos e com a vivência profissional, enquanto as soft
skills são as habilidades comportamentais, como atitude, capacidade de resolver
problemas, comunicação, motivação e pensamento crítico.
Quando se imagina o estabelecimento de uma referência em
determinada área, as hard skills são as mais lembradas, mas sem as soft skills,
é quase impossível atingir esse patamar. Invista em ambas e colha os bons
frutos dessa decisão.
5 - Procure se especializar constantemente
Conhecimento nunca é suficiente. Sempre há coisas novas a
aprender, processos a melhorar e metodologias a complementar para se tornar um
profissional mais completo, e isso tem um peso muito grande no marketing
pessoal.
Nunca fique parado. Seja uma nova graduação, uma
pós-graduação, um curso técnico, profissionalizante ou até mesmo através de
livros ricos em conteúdo, aumente sua biblioteca de conhecimentos sempre que
puder e mantenha a constância no crescimento.
Esteja melhor preparado para o mercado
corporativo!
Reuniões, projetos, decisões, atitudes, escolhas... Há
muitos pontos envolvidos na carreira corporativa, e quem deseja estar em uma
posição de destaque precisa buscar o desenvolvimento diário.
O marketing pessoal é um ótimo caminho para se alcançar
esse patamar, já que pode trazer resultados palpáveis e, felizmente, ainda não
é utilizado por tantas pessoas, o que faz com que a diferença seja mais
visível.
Aproveite a oportunidade e comece a se capacitar hoje
mesmo, seja através de eventos, presença nas redes sociais, compartilhamento de
conhecimentos ou realização de cursos online
para aprender mais. Acredite: isso pode fazer toda a diferença, positivamente,
em sua carreira.