Estudo da Socialbakers revela que 8 pré-candidatos
foram responsáveis por mais de 14 milhões de interações no Facebook, ao longo
do ano.
A
menos de um ano para as eleições de 2018, o movimento nas redes sociais dos
possíveis candidatos à presidência começa a crescer, com destaque ao Facebook.
Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT, registrou o maior volume de
postagens no ano, um total de 365. O atual prefeito de São Paulo João Doria
(PSDB), por sua vez, teve 200 posts em sua página, volume semelhante ao
deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ) e ao governador de São
Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Os
dados fazem parte de levantamento realizado pela Socialbakers que acompanhou o
desempenho de oito perfis de possíveis candidatos à presidência no Facebook de
janeiro a novembro de 2017, a fim de avaliar a evolução de cada um. Para a
análise comparativa, foram utilizados dados dos meses de outubro e novembro de
2017, que apresentam um retrato mais atual do desempenho de cada político. Os
dados foram levantados dos perfis de João Doria (PSDB), Jair
Messias Bolsonaro (PSC-RJ), Geraldo Alckmin (PSDB), Aécio Neves (PSDB-MG),
Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marina
Silva (Rede).
Segundo
o estudo, o vídeo foi o formato de publicação mais utilizado pelos políticos. Bolsonaro,
com mais de 160 vídeos postados, e Doria com
aproximadamente 150, foram os políticos
que
mais se apoiaram neste formato para impactar os usuários, sendo que o pré-candidato do PSC utilizou os
vídeos para criticar ideias e veículos de mídia e divulgar o seu ponto de
vista sobre assuntos ligados a ação da polícia e comunidade LGBT. Doria, por
sua vez, se aproveitou deste formato para comunicar principalmente ações,
discursos e aparições próprias. "Notamos que os políticos estão
acompanhando uma tendência de mercado, que
é a maior utilização de vídeos e lives na estratégia de comunicação.
Atualmente, as fotos ainda
representam cerca de 70% das postagens no Facebook, porém os vídeos têm apresentado, em média, maior relevância na rede e,
consequentemente, maior alcance",
destaca Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers no Brasil.
Quando
falamos em engajamento (vide gráfico), João Doria saiu na frente no
início do ano - aproximadamente 8 milhões nos 3 primeiros meses, período no
qual explorou principalmente suas ações como prefeito de SP -, mas após o mês
de abril houve uma grande queda em suas interações, chegando a menos de 1
milhão em novembro. Já as interações de Lula e Bolsonaro variaram de acordo com
a variação do volume de postagens, indicando públicos mais fieis e ativos
durante todo o período. Bolsonaro apresentou o maior volume de engajamento por post, chegando a registrar 300 mil interações em apenas
um de seus conteúdos, além de apresentar mais de 50% das interações
entre todos os pré-candidatos analisados,
o que pode ser explicado pela produção constante de conteúdo aliada à grande base de fãs do deputado.
A
variação no número de fãs dos pré-candidatos foi grande principalmente para
João Doria, que registrou um aumento de 588% de janeiro a novembro de 2017. Bolsonaro
cresceu 35% e Lula registrou um aumento de 24% na quantidade de fãs
principalmente durante o primeiro semestre do ano, enquanto o senador Aécio
Neves (PSDB-MG) perdeu 6% dos seus fãs. Os demais políticos analisados não
apresentaram variação significativa no número de fãs ao longo do ano.
Ao todo, os oito
pré-candidatos analisados fizeram 1.157 postagens que renderam 14 milhões de
interações ao longo do ano, sendo 7,4 milhões somente de Bolsonaro, que também
foi destaque em compartilhamentos, representando 20% de suas interações. O
maior volume absoluto de comentários veio dos posts de Lula, um total de 871,5
mil comentários.