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sábado, 25 de março de 2023

Bolas de pelo em gato são perigosas, por isso, saiba o que fazer nesses casos e como evitá-las

Inerente ao gato, a bolas de pelo, em alguns casos, significa danos à saúde do felino

As bolas de pelo, em algumas situações, podem oferecer riscos a saúde dos gatos, porém, na maioria das vezes, não há motivo para desespero. Até porque, eles conseguem expelir facilmente. De qualquer forma, os tutores devem, sim, seguir alguns cuidados para evitar alguns probleminhas e dores de cabeça em relação a esse hábito 

“Primeiro, porque quando ocorre com frequência, pode não ser um bom sinal (assim como qualquer coisa em excesso!) Segundo, porque algumas bolas são mais difíceis de sair, e isso, sim, traz malefícios ao bem-estar dos gatinhos”, afirmam os profissionais veterinários do Vet Quality Centro Veterinário 24h. 

 

Como as bolas de pelo em gato se formam? E por quê?  

Ao observar a rotina de um gato, percebemos que o hábito de se lamber é muito comum, eles fazem isso com muita frequência. Por um lado, isso é algo bem positivo, principalmente para a promoção da autolimpeza, pois a língua deles tem várias “lâminas” minúsculas. Essa espécie de lâmina funciona como uma escovinha e varre o pelo em excesso.  

Assim formam-se as bolas de pelo, principalmente por conta da higiene exacerbada dos bichanos. Outros motivos também contribuem: 

·        estresse e problemas emocionais; 

·        doenças de pele;

·        distúrbios no intestino.  

E para controlar estes problemas, eles utilizam hábitos reguladores de emoção, e um deles é a lambida. Doenças dermatológicas também causam incômodo e eles acabam tentando aliviar da mesma forma.  

Já os distúrbios no intestino fazem com que a bola de pelo não percorra facilmente o caminho até a expulsão.  

Porém, é claro que não se deve repreendê-los, pois a lambedura é algo natural e do instinto deles.  

Além disso, não é sempre que as bolas significam uma adversidade, apenas em alguns casos. 

 

Então, como identificar se o gato está nessa situação?

“Queremos deixar claro que não precisa incomodar o dono da casa (sim, nós sabemos que é ele) toda vez que o vê lambendo a pelagem. Bola de pelo em gato não é um problema se ele consegue expelir pelas fezes ou vômito”, afirmam os veterinários da Vet Quality. 

Mas, quando essa expulsão está difícil por algum motivo, o corpo do felino com certeza deverá dar alguns sinais mostrando que algo não vai bem.  

É aí que mora o perigo das bolas. Em grande quantidade, elas ficam paradas no organismo e ele passa a não funcionar corretamente por conta desse bloqueio.  

A consequência disso é principalmente quando ela passa pelo intestino e desregula o sistema digestivo e até mesmo causa uma oclusão intestinal e a única saída é a cirurgia.  

Portanto, esteja atento a sinais como: 

·        prisão de ventre;

·        diarreia;

·        fezes muito ressecadas;

·        vômitos mais de uma vez ao dia;

·        ânsia de vômito;

·        fraqueza;

·        falta de apetite;

·        cansaço;

·        apatia;

·        alterações comportamentais em geral. 

 

Por mais que não falem, um bichinho doente, com dor ou qualquer desconforto físico, vai demonstrar que não está bem. Por isso, qualquer alteração física ou de comportamento deve ser levada a sério.  

Outro problema com pelos é a alopecia, por exemplo: Alopecia em cães e gatos: saiba os cuidados. 

 

Como evitar bolas de pelo em gato?

Como deu para perceber, a questão da bola de pelo em gato às vezes é simples, mas às vezes nem tanto. Então, o que se pode fazer é evitá-la, mas como?  

·        escovar os pelos pelo menos uma vez na semana. Se perceber que eles caem demais, aumente a frequência; 

·        manter a higiene do local em que ele fica, para evitar com que ele se sinta sujo e incomodado;

·        cuidar da saúde do intestino através de uma alimentação rica em fibras e oferecendo bastante água; 

·        evitar a infestação de parasitas e manter as vacinas em dia;

·        fornecer brinquedos estimulantes, de arranhar, morder e lamber; 

·        manter as consultas com o veterinário em dia.

 

Quando (e como) é necessário intervir? 

Ao que o gatinho está se lambendo bastante, mas não há sinais da bola de pelo, o tutor pode ajudá-lo na expulsão. Uma das maneiras mais comuns é colocar um pouco de vaselina nas patinhas dele, até que eles comecem a lambê-las.  

Não há preocupão, pois esse produto não é prejudicial. Depois disso, espere e monitore o pet, até ter certeza de que ele expeliu as bolas. 

Outra opção são as gramas para gatos, sendo a mais popular delas a erva de gato (ou catnip), pois são ricas em fibras, o que ajuda na passagem do pelo no intestino.  

Quanto a medicamentos para bola de pelo, o mais recomendado é que essa indicação parta de um médico veterinário. Na verdade, ele deverá ser procurado quando:  

·        nenhuma das alternativas acima deram certo; 

·        os sintomas aparecerem com frequência; 

·        o felino está demorando para expelir as bolas, mesmo se lambendo bastante. 

 Outra dica, é sempre manter os exames de rotina em dia, além das bolotas, você previne outras várias doenças e complicações.


Especialista em Medicina Veterinária dá dicas de como amenizar o impacto do barulho de trovões na audição de cães e gatos


A chegada da quadra chuvosa pode ser mais um momento de muita angústia e desconforto para cães, gatos, e consequentemente, para seus tutores. Isso porque, com as chuvas, aumenta a incidência de raios e trovões que assustam os animais. De acordo com Alison Silveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Fametro (Unifametro), o barulho dos trovões, a depender da intensidade, pode até afetar a audição dos cachorros. O especialista dá dicas de como amenizar o impacto. 

 Alison explica que a incidência de trovões deve ser um fator de atenção para os tutores, assim como os fogos, porque os cães e gatos têm a frequência da faixa auditiva maior que a humana, o que torna a audição deles muito sensível. “A audição de um cão, por exemplo, é cerca de 4x mais sensível que a de um humano adulto”, explica o veterinário. 

De acordo com o especialista, não existem técnicas que surtam efeito direto para amenizar o impacto sonoro. Entretanto, o veterinário indica o uso de protetores auriculares com abafadores de ruídos, baseados nos moldes utilizados por humanos, que podem auxiliar na redução do barulho gerado e dar mais conforto aos animais. 

Nesses casos, o ideal é recorrer a alternativas para tranquilizar os animais, como o manejo adequado deles. “Manter um ambiente confortável e acolhedor ao animal, preferencialmente, com a companhia do tutor. A outra, para animais mais sensíveis ou suscetíveis a estresse (estressoceptivos) é a utilização de recursos medicamentosos para redução da ansiedade e promoção da tranquilização. As opções variam desde essências florais até medicamentos controlados”, indicou.  

O coordenador reforça que, em todas as situações, é sempre indicada a orientação do médico veterinário para avaliação e prescrição correta do tratamento. 

 

Sobre o curso de Medicina Veterinária da Unifametro 

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso de Medicina Veterinária da Unifametro é ofertado nos campi de Fortaleza, com uma estrutura completa de formação prática por meio do Centro de Medicina Veterinária da instituição. A estrutura curricular da graduação objetiva formar um profissional generalista, com sólida formação acadêmica, e com matriz curricular que obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. O curso é ofertado na modalidade presencial, nos turnos manhã, tarde e noite, e tem duração de 10 semestres.

 

Crescimento no mercado pet impulsiona a economia na região Sudeste

Foto: Priscilla Fiedler 
Região Sudeste concentra maior quantidade de pets do País e de unidades de rede pioneira de farmácias de manipulação veterinária


 

Segundo pesquisas do Instituto Pet Brasil (IPB), região concentra a maior quantidade de animais de estimação do País

 

O mercado pet brasileiro é um dos mais resilientes do mundo, tanto que nos dois anos de pandemia houve um aumento impressionante de 42,5% no faturamento, saltando de R$35,3 bilhões, em 2019, para R$51,7 bilhões, em 2021. Segundo levantamentos do Instituto Pet Brasil (IPB), a perspectiva de crescimento para 2022 é de 14,7% e, para 2023, mesmo com todos os desafios impostos neste momento pós-pandêmico, é que o setor continue crescendo na casa dos dois dígitos: a última projeção realizada pelo IPB aponta para uma alta de 22%.

Certamente é o carinho dos brasileiros pelos seus pets que faz com o que o segmento continue aquecido, afinal os animais de estimação já são considerados membros da família. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 46,1% das residências têm pelo menos um cachorro e 19,3% têm pelo menos um gato. A pesquisa constatou ainda que a região Sudeste conta com a maior concentração de pets (47,4%), seguida do Nordeste (21,4%), Sul (17,6%), Centro-Oeste (7,2%) e Norte (6,3%). O percentual justifica também o crescimento de produtos e serviços para pets na região Sudeste.

Com 18 anos de mercado e impulsionada pela alta demanda, a pioneira rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET abriu 12 novas unidades nos últimos 12 meses (três em São Paulo, três em Minas Gerais, três em Santa Catarina, uma no Paraná, uma em Goiás e uma no Maranhão) e ainda conta com 22 em fase de implantação apenas na região Sudeste (11 no estado de São Paulo, nove em Minas Gerais e duas no estado do Rio de Janeiro).

Os números positivos estimulam o investimento dentro da própria rede. “A solidez da DrogaVET, o potencial de mercado, o retorno do investimento e o suporte do franqueador foram alguns dos motivos que me fizeram ser um multifranqueado da marca. Mas, sem dúvida, a principal vantagem é a experiência adquirida. A cada unidade aberta, aplicamos o que aprendemos e, com isso, o resultado é refletido diretamente no negócio”, pontua o franqueado André Alves, sócio em quatro unidades da DrogaVET, todas no estado de São Paulo.

Segundo pesquisas do IPB, a quantidade de empresas do setor pet ultrapassou 285 mil estabelecimentos em 2021. A experiência com a farmácia de manipulação também inspirou o empresário a investir em novos negócios no setor pet. “Faço parte do time de cofundadores da Pet in Time, aplicativo que oferece serviços e produtos com desconto. Identificamos a ‘dor’ desse mercado, no qual de um lado estabelecimentos possuem horários ociosos e, do outro, tutores querem acesso a descontos diferenciados. Quando olhamos para o tamanho do mercado pet, enxergamos grandes oportunidades oferecendo essa ferramenta de conexão para as duas pontas”, finaliza Alves.

Os resultados do segmento de mercado estão fazendo os grandes players reavaliarem suas metas de negócios. "Mesmo com os desafios do cenário econômico, atingimos nossa meta de expansão da rede DrogaVET com dois anos de antecedência, vendendo a 100ª unidade ainda em agosto do ano passado. Acreditamos que o ritmo acelerado de crescimento irá se manter e estamos prevendo aumentar o faturamento entre 20% e 30% e o tamanho da rede em pelo menos 20%, em 2023" revela o sócio-fundador da DrogaVET, Flávio Pigatto.

 

DrogaVET

www.drogavet.com.br


Divórcios amigáveis: como manter uma relação saudável com o ex-parceiro em prol dos filhos

Recentemente, a influenciadora Sabrina Sato e o ator Duda Nagle anunciaram a separação. Nas redes sociais, Sabrina destaca que ambos continuarão “amigos e parceiros” na criação da filha. A notícia deixa em evidência novamente a discussão sobre casais com filhos após o divórcio. 

Nesse contexto surge o aplicativo Os Nossos - startup que viabiliza a organização da rotina e a comunicação entre casais separados com filhos As famílias precisam encontrar novos formatos de interação e o processo de tomada de decisões na criação dos filhos também pode sofrer alteração; pensando nisso, o aplicativo Os Nossos foi criado e desenhado para que os pais possam compartilhar rotinas e decisões relacionadas à parentalidade. 

Em meio a um processo de divórcio, é comum que as emoções estejam à flor da pele e as relações sejam desgastadas. Porém, para aqueles que desejam manter uma relação saudável e amigável com o ex-parceiro em prol dos filhos, a prática da coparentalidade com base no diálogo pode ser a melhor solução.

A coparentalidade é uma modalidade de criação dos filhos que envolve a cooperação e colaboração entre os pais, mesmo após a separação. Nessa modalidade, os pais compartilham a responsabilidade e tomam decisões conjuntas sobre a vida dos filhos, mesmo que não morem juntos. Inclusive, a regra legal desde 2015 é da guarda compartilhada que tem como característica a tomada de decisões conjunta e a divisão de responsabilidades.

Para que a coparentalidade seja bem-sucedida, é preciso que os pais tenham maturidade emocional e disposição para dialogar. O diálogo é fundamental para estabelecer acordos e regras claras sobre a criação dos filhos, como horários de visitas, divisão das responsabilidades financeiras, questões escolares, entre outras. E o app Os Nosso atua diretamente na intermediação entre as duas partes. 

  

Dora Awad - advogada, CEO e fundadora do app Os Nossos. Pioneira em práticas colaborativas e mediação de conflitos familiares, especialista em temas relacionados ao direito de família e coparentalidade.Os Nossos - startup que viabiliza a organização da rotina e a comunicação entre casais, especialmente os divorciados.
https://osnossos.com.br/


Imposto de Renda: saiba como declarar com as novas mudanças

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano de 2022, começa a contar nesta quarta-feira, 15 de março. A Receita Federal espera que mais de 39 milhões de contribuintes enviem a declaração. Uma das novidades deste ano é a utilização da declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível via computador, pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.

De acordo com a instituição, a medida visa minimizar erros e oferecer mais comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados. O uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes.

Outra novidade do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF – única permitida –, terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem deve declarar: o contribuinte residente no Brasil que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis; que recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; e que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto. Deve ainda declarar o IRPF em 2023 quem tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.

Como enviar: declarações devem ser entregues até o dia 31 de maio de 2023 por meio do  programa instalado no computador, via internet pelo Portal e-CAC ou mesmo por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Modalidades: pode-se elaborar a declaração pelo método completo ou pelo simplificado. "O próprio programa sugere, após o preenchimento dos dados, qual a modalidade mais vantajosa para o contribuinte. É importante citar que só é possível alterar a modalidade dentro do prazo final de entrega. Retificações posteriores a 31 de maio não poderão sofrer alteração da modalidade”, explica Marco Aurélio Pitta, coordenador e professor de programas de MBA nas áreas Tributária, Contábil e de Controladoria da Universidade Positivo (UP).

Prazo: entre 15 de março e 31 de maio de 2023. Declarações entregues após essa data têm multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% sobre o valor do imposto devido.

Restituição: os pagamentos começam em 31 de maio, do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 29 de setembro, quando será pago o quinto e último lote.

Como não cair na malha fina: seguir os informes de rendimentos enviados pelos empregadores e bancos, obter todos os recibos e notas fiscais de consultas médicas, além de considerar os gastos com educação conforme as regras da Receita, são alguns tópicos que precisam de atenção por parte dos contribuintes.

A orientação do especialista para não cair em malha fina está relacionada à documentação. “Cuidado no preenchimento do formulário e com a documentação que deve sempre estar em ordem, ser verdadeira, ter vínculo com o prestador de serviços, como gastos com saúde, educação, ou seja, sempre falar a verdade e identificar quem está prestando o serviço. É importante seguir as regras da Receita. Existe um documento público de perguntas e respostas com esclarecimentos. Qualquer dúvida, procure um profissional especializado”, lembra.

 

Universidade Positivo



Especialista aponta quatro dicas para manter um ambiente corporativo saudável

Karine Cavalcanti, da Conceito 3W, afirma que é preciso atenção redobrada das empresas para casos de burnout e ansiedade


Algumas doenças mentais têm atingido cada vez mais os brasileiros. Para se ter ideia, o país é o segundo no mundo com o maior número de pessoas afetadas pela síndrome de burnout, que costuma se manifestar em quem vive uma rotina de trabalho desgastante e não consegue administrar essa situação de forma saudável. Outra doença é o transtorno de ansiedade generalizada, ou TAG.

De acordo com Karine Cavalcanti, especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, a preocupação persistente, o medo excessivo e o sofrimento por antecedência são algumas características das pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. “Essa aflição pode surgir em qualquer situação, seja por questões financeiras, familiares ou do trabalho e, não necessariamente, há algo errado para que essa inquietação ocorra”, explica.

Para Karine, considerando esse contexto, que se tornou ainda mais visível após a pandemia de covid-19, é necessário que as empresas comecem a dar maior atenção à criação e manutenção de um ambiente saudável para os colaboradores. Ela dá algumas dicas para serem postas em prática no dia a dia corporativo. Confira:

  • Visibilidade das demandas: Segundo a especialista, é muito difícil saber o que é saudável ou não para o time sem conhecer a rotina dele, então, é preciso adotar ferramentas que permitam visualizar as demandas. “Aqui na Conceito 3W, por exemplo, usamos algumas ferramentas de solicitações, como o trello, e vivemos uma cultura de agendas abertas, ou seja, sabemos, mesmo que de forma indireta, quem está sobrecarregado com as responsabilidades ou não”, conta. 
  • Metas realistas: Diferente do que dizem sobre sonhar, metas muito grandes custam caro: a paz. Por esse motivo, é preciso propor metas realistas ao time. “Convide a equipe para um planejamento e defina junto com eles as metas da empresa com base de onde o negócio almeja estar no futuro”, sugere. Para a especialista, é importante que todos os setores da organização participem desse momento para que os objetivos traçados sejam alcançáveis e ninguém fique sobrecarregado. 
  • Crie uma cultura de feedbacks: Alinhamento de expectativas, conexão, acompanhamento e sensibilização são alguns efeitos positivos de um feedback potente, segundo Karine. “Aqui na Conceito 3W, todos os meses temos o one on one e cada gestor é orientado a marcar com o seu time todo início do mês. Mais do que um retorno, os feedbacks são processos de estimulação e abertura para a comunicação”, afirma. Além disso, a sócia da Conceito 3W explica que a troca de avaliações contribui para uma compreensão profunda dos pontos a serem melhorados e dos ruídos que envolvem o colaborador no seu dia a dia.
  • Promova rodas de conversas: Uma forma de conhecer o time e estimular que ele se conheça é através de rodas de conversas, algo que a Conceito 3W costuma levar para as empresas. “Durante a realização da roda, o respeito entre os participantes deve ser uma regra, dessa forma todos irão se sentir seguros e confortáveis para falar. Cada roda pode ter um tema relacionado ao que se deseja extrair e/ou trabalhar na equipe”, conclui.



Karine Cavalcanti - Sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, e criadora da metodologia que encanta candidatos e conquista a confiança de empresas por todo o Brasil. Tem 10 anos de experiência em Recrutamento & Seleção, já tendo entrevistado mais de 6 mil pessoas ao longo dos anos.
https://www.conceito3w.com.br/
@conceito3w


O que esperar da nova Reforma Tributária?

O tema é uma das principais pautas do Congresso no momento, um assunto de grande repercussão para todo o Brasil. De um lado, o Estado não pode abrir mão de nenhum centavo de arrecadação; do outro, vemos os entes federativos lutando pelo mesmo motivo; e o lado mais fraco do cabo de guerra temos os contribuintes e os consumidores em geral, que de fato pagarão a conta.

Encontra-se em discussão a PEC 45 e a PEC 110, que envolvem algumas diferenças importantes na unificação de tributos (impostos e contribuições) diretos e indiretos e no seu processo atual para o proposto, ou seja, a transição. Os contribuintes necessitam de um  preparo para cada cenário apontado.

Convivemos com uma carga tributária que varia entre 30% e 40%, somente se considerarmos as obrigações principais de pagar os tributos. Agora, é praticamente impossível o cálculo do custo/despesas que o contribuinte despende para comprovar que o tributo pago (obrigação principal) está correto, essas são as obrigações acessórias.

As obrigações acessórias são, na essência, a transferência da obrigação do Estado em apurar a correção dos valores declarados e pagos, para o contribuinte que auto se fiscaliza, sem nenhuma contrapartida na redução de taxa do tributo.

Para exemplificar, acredito ser inócuo falarmos de uma reforma tributária antes de uma reforma administrativa, ou seja: estabelecermos a receita desconhecendo o tamanho da despesa. As duas PECs, 45 e 110, são assemelhadas, vejamos:

PEC 45

Serão extintos: PIS/COFINS, IPI, ICMS e ISSQN, será criado o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços.

PEC 110

Serão extintos: IPI, PIS/COFINS, CIDE COMBUSTÍVEIS, CSLL, ICMS e ISSQN. Serão criados: CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços e Imposto de Bens e Serviços.

Aqui, cabe a observação da instituição do IMPOSTO SOBRE VALOR AGREGADO – IVA DUAL, no qual seriam segregados os tributos Federais, o Estadual (ICMS) e o Municipal (ISSQN) e, ainda a CSLL seria incorporada no IRPJ, o que na prática já acontece.

A PEC 45 prevê:

  • Tributo seletivo, ou seja, qualidade extrafiscal, sem objetivo de arrecadar e sim de regular consumos negativos, como cigarros e bebidas.
  • Prevê um prazo para a transição de 50 anos, com alíquota semelhante para todos os setores, com extinção da Zona Franca de Manaus.
  • Cada Ente Federativo, União, Estados, Municípios e Distrito Federal, deverá estabelecer uma parcela da alíquota, ou seja, uma sub-alíquota.
  • Dificuldades maiores pela ausência de alíquotas diferentes além da retirada de autonomia do ente federativo, Estados ou Municípios, para legislar sobre suas receitas.

A PEC 110 prevê:

  • Os tributos também terão essa função, extrafiscal, com a substituição do IPI, sem prazo para tal.
  • Prevê um prazo para a transição de 15 anos, com regimes diferenciados de alíquotas definidos por Lei Complementar, com manutenção de benefícios fiscais por mais 12 anos, como no caso do AGRO, mantendo a Zona Franca de Manaus até 2073.
  • Cada Ente Federativo, Estados ou Municípios dividirá a sua arrecadação, no mesmo modelo do hoje, ICMS conforme o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
  • Mantêm o Simples.
  • Dificuldades maiores como estabelecer alíquotas diferentes, abrindo a possibilidade de uma guerra fiscal travada pelas bancadas dos entes federativos.

Aqui temos um pleno consenso nas duas propostas: o aumento de imposto para as empresas de serviços, pela ausência de método para o crédito dos tributos na aquisição de insumos.

Finalizando, tramita no Congresso o PL 3887/2020, conhecido como a reforma tributária do governo anterior a qual apenas unifica os tributos do PIS e da COFINS, estabelecendo uma majoração de 9,25% para 12%, para as empresas optantes pelo regime de Lucro Real e de 3,65% para 12% daquelas optantes pelo regime do Lucro Presumido, possibilitando o crédito dos valores dos tributos pagos na fase anterior de todos os insumos adquiridos.

Novamente, vemos que os prestadores de serviço, os maiores empregadores do Brasil, serão duramente prejudicados, pois não há permissão de créditos sobre a folha de pagamento.

Ratifico que a Reforma Tributária é necessária, mas não antes de uma reforma administrativa, além disso, devemos considerar um sistema igualitário, onde Indústria, Comércio e Serviços fossem contemplados com as mesmas obrigações e, principalmente, uma redução em suas obrigações acessórias.

 

Roberto Folgueral - contador, perito judicial e vice-presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo)



Manejo sustentável é aliado da preservação ambiental no Brasil

Em 21 de março, celebramos o Dia Mundial das Florestas, que remonta à importância da preservação dos ecossistemas florestais por meio do desenvolvimento sustentável. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e acende o alerta para a necessidade de aliarmos o respeito ao meio ambiente à geração de renda e emprego para comunidades locais. Nesse contexto, o manejo florestal desponta como uma ferramenta importante no combate ao desmatamento ilegal dos biomas brasileiros.

Pesquisa recente da Embrapa Territorial de Campinas apontou que a produção e o manejo sustentável de espécies exóticas de rápido crescimento, como eucalipto e pinus, auxiliam na recuperação de terras degradadas e na preservação de árvores nativas, como a araucária, a imbuia, o pau-brasil e o palmito-juçara.

Esse sistema de florestas mescladas é utilizado por diversas empresas brasileiras, interligando matas nativas a corredores de espécies exóticas. Estimativas da Embrapa apontam que esse modelo de negócio permite o estoque de 4,5 bilhões de toneladas de carbono por ano no país.

É um dado importante para combater o preconceito destinado erroneamente ao setor florestal em relação ao desmatamento ilegal, pois os negócios do segmento têm buscado, nos últimos anos, investir em tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável nas atividades.

A rastreabilidade nos produtos de madeira é um exemplo, permitindo a fornecedores e clientes terem acesso a todos os dados de extração, transporte e venda desses itens. Também é fundamental para o manejo sustentável a utilização de equipamentos com tecnologia de ponta, que permite maior produtividade com menor utilização de matéria-prima.

A tecnologia e a preocupação com o desenvolvimento sustentável estão presentes em todos os produtos da Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e barras para motosserras. Além de oferecer produtos com o melhor custo-benefício do mercado, aliando maior resistência e produtividade, a empresa realiza diversas ações em prol do meio ambiente.

Exemplo foi o plantio de 75 mil árvores ao redor do mundo em comemoração ao aniversário de 75 anos da Oregon Tool. A ação, que recebeu o nome de Walk, Run and Bike (Caminhe, Corra e Ande de Bicicleta, em tradução livre), integrou os colaboradores de todas as plantas da empresa, que deveriam, em conjunto, completar ao menos 75 mil quilômetros dessas atividades. A companhia criou uma plataforma para que as pessoas pudessem contabilizar os exercícios, além de fotos e outros relatos. Ao todo, foram percorridos mais de 79 mil quilômetros pelas equipes da Oregon Tool pelo mundo.

O mercado busca equipamentos que apresentem a robustez necessária para a entrega dos resultados e nós oferecemos confiança, segurança, eficiência e rentabilidade para os nossos clientes.

 

Fabio Nardelli - diretor de Vendas e Marketing da Oregon Tool



Demissões em tech: o que acontecerá com os profissionais de TI?

Mais de 5 mil profissionais de tecnologia foram demitidos no Brasil desde o começo de 2022. Os dados, compilados pela Layoffs.fyi, evidenciam um cenário de extrema preocupação neste momento de ajuste entre a oferta e demanda de um dos setores mais necessários para o mercado global. É difícil afirmar qual será o futuro destes profissionais ainda em meio a tanta incerteza – mas, algumas percepções de novas exigências e oportunidades podem ser observadas e devem ser levadas em consideração na busca pela retomada desta área.

Toda empresa passa por épocas de readequação de suas estratégias, o que inevitavelmente inclui uma análise mais crítica acerca de seu grupo de profissionais e remunerações. Em cenários de recesso e impactos econômicos mais significativos, não é incomum notar decisões mais severas de cortes especialmente nas Big Techs, como alternativa para lidarem com estas incertezas externas e evitarem problemas mais sérios no futuro.

Mesmo sendo um recurso usualmente utilizado por esses negócios, os layoffs no mercado tech ressaltam um novo comportamento mais racional que deverá ser tomado nos processos seletivos destas empresas – ou, ainda, um certo estímulo ao empreendedorismo na área, o qual também poderá apresentar características distintas dos processos de aberturas de negócios vistas até recentemente. Ambas possuem seus prós e contras para a recolocação desses profissionais, que devem ser ponderadas para que seja encontrada a melhor solução para cada perfil.

Considerando a primeira opção, costumava ser muito mais fácil empreender no ramo de TI. Mesmo sem experiência considerável na área, uma boa ideia ou um business case atraente era capaz de atrair investidores para o negócio, adquirindo a quantia necessária para testarem o projeto. Contudo, fato é que grande parte deles falham em seu propósito, contra uma minoria que obtém sucesso.

Hoje, aqueles que desejarem empreender devem ter claro em mente que haverá uma maior rigorosidade perante estes investidores, analisando muitos fatores para decidirem ou não monetizar o negócio. Essa é uma mudança de comportamento que pode gerar receio ou desestímulo em alguns, que precisarão elaborar muito bem seu modelo de negócios e projeções para conquistar a confiança daqueles que irão investir uma determinada quantia em sua ideia.

Já para aqueles que buscam se recolocarem no mercado, a mesma análise crítica ocorrerá por parte das empresas. Apesar destes profissionais ainda serem extremamente demandados por companhias de todos os portes e segmentos, alguns pré-requisitos poderão ganhar força nos processos seletivos, visando uma contratação mais lógica, cautelosa e menos impulsiva a fim de compor os times com as competências desejadas.

Um dos exemplos mais clássicos que justifica essa maior rigorosidade é a transitoriedade destes profissionais na área. Afinal, como não faltam oportunidades, qualquer sinal de descontento com o que está sendo oferecido pela companhia pode levá-los a procurarem oportunidades mais aderentes a seus propósitos e desejos. Essa é uma inconstância que prejudica qualquer empreendedor, em um risco que será bem mais avaliado para a proteção do negócio neste novo cenário. As empresas vão buscar por profissionais mais estáveis e fiéis.

Estamos vivenciando uma crise tipicamente conceitual das Big Techs, onde mesmo em meio a uma demissão em massa de profissionais altamente procurados, o anseio de recuperar a mão de obra qualificada perderá cada vez mais espaço para novos critérios mais seletivos de contratação. As empresas do segmento precisam ter paciência e ponderação para lidar com essa mudança, readequando seus modelos de negócio para que consigam se recuperar e encontrar times preparados para alavancar a marca.

 

Fernando Poziomczyk é- sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção. 

Wide
https://wide.works/


Consumo de água: máquinas de lavar roupas produzidas pela Electrolux em 2022 geram redução de quase 3 bilhões de litros por ano na casa dos consumidores

 

A Electrolux está preocupada com a gestão de recursos naturais do planeta. Por isso, vem investindo em iniciativas para evitar o desperdício de água em suas operações, oferecendo tecnologias que ajudem os consumidores nessa jornada e, também, conscientizando a sociedade sobre a sua utilização racional.

Para se ter ideia, no Brasil, o grupo reduziu o consumo de água na casa dos consumidores em quase 3 bilhões de litros por ano a partir das tecnologias aplicadas em suas máquinas de lavar roupa colocadas no mercado somente em 2022. Outro exemplo: na planta de São Carlos (SP), reduziu-se, anualmente, a captação de água subterrânea ao equivalente a 10 piscinas olímpicas, ou 18.900.000 litros. 

A unidade localizada no interior paulista trata os efluentes e reutiliza a água para irrigação de jardins e lavagens de pisos. Esses e outros resultados alcançados pelo grupo podem ser conferidos em um infográfico.



11 funcionalidades de CRM que irão ajudar a alavancar as vendas e branding.


O branding é uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. O conceito de branding está relacionado à gestão da marca, que envolve desde a criação de uma identidade visual única e memorável até a construção de uma reputação positiva junto aos clientes e à sociedade em geral. Nesse contexto, o CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar a alavancar o branding de uma empresa. 

O CRM é uma estratégia que visa gerenciar o relacionamento com os clientes, fornecendo informações e insights valiosos que podem ser usados para melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelização. O objetivo do CRM é criar um relacionamento duradouro e rentável com o cliente, oferecendo um atendimento personalizado e eficiente em todos os pontos de contato. 

Mas como o CRM pode ajudar a fortalecer o branding de uma empresa? A seguir, apresentamos algumas formas: 

1.   Personalização da comunicação: uma das principais funcionalidades do CRM é permitir a personalização da comunicação com os clientes. Isso significa adaptar a mensagem de marketing de acordo com as preferências e interesses de cada cliente, aumentando a relevância da comunicação e melhorando a taxa de conversão. Ao oferecer uma experiência personalizada, a empresa pode construir uma imagem positiva junto aos clientes, que se sentirão valorizados e mais propensos a recomendar a marca para outras pessoas.

2.   Registro do histórico de compras: ao registrar as compras anteriores de um cliente, é possível identificar padrões de comportamento e oferecer produtos ou serviços que sejam relevantes para ele. Isso pode aumentar a satisfação do cliente e a fidelização, pois o cliente percebe que a empresa está atenta às suas necessidades e preferências.

3.   Atendimento eficiente: o CRM permite registrar solicitações, reclamações e sugestões dos clientes, ajudando a melhorar a experiência do cliente e a fidelização. Quando um cliente tem uma experiência positiva de atendimento, ele tende a falar bem da empresa para outras pessoas, contribuindo para a construção de uma reputação positiva.

4.   Análise de dados: o CRM oferece recursos de análise de dados que permitem identificar padrões de comportamento dos clientes, como horários de compra, produtos mais vendidos, entre outros. Essas informações podem ser usadas para melhorar a oferta de produtos e serviços, criar campanhas de marketing mais eficientes e oferecer um atendimento mais personalizado.

5.   Integração com outras ferramentas: muitas soluções de CRM oferecem integração com outras ferramentas, como redes sociais, sistemas de pagamento, entre outros. Isso pode ajudar a ampliar a visibilidade da empresa e melhorar a eficiência das operações, contribuindo para a construção de uma imagem positiva junto aos clientes e ao mercado em geral.

 

Para o setor de vendas destaco essas seis oportunidades:

 

1.   Gestão de contatos: a funcionalidade de gestão de contatos permite armazenar informações detalhadas sobre cada cliente, como nome, endereço, telefone, e-mail, histórico de compras e interações anteriores com a empresa.

2.   Gestão de oportunidades: com essa funcionalidade, é possível acompanhar o status de cada oportunidade de venda, atribuir tarefas aos membros da equipe de vendas e definir prazos para o fechamento de negócios.

3.   Histórico de compras: ao registrar as compras anteriores de um cliente, é possível identificar padrões de comportamento e oferecer produtos ou serviços que sejam relevantes para ele.

4.   Suporte ao cliente: a funcionalidade de suporte ao cliente permite registrar solicitações, reclamações e sugestões dos clientes, ajudando a melhorar a experiência do cliente e a fidelização.

5.   Relatórios e análises: essa funcionalidade permite gerar relatórios personalizados com métricas relevantes, como taxa de conversão, tempo médio de atendimento, entre outros. Com isso, é possível identificar pontos de melhoria e otimizar a estratégia de vendas.

6.   SMS, entre outros. Isso pode ajudar a ampliar o alcance da empresa e gerar mais leads.

Essas são apenas algumas das funcionalidades de CRM que podem ajudar a alavancar as vendas e o branding de uma empresa. É importante lembrar que cada empresa possui necessidades específicas, e a escolha das funcionalidades mais adequadas deve levar em conta o perfil do negócio e as expectativas dos clientes.

 

Flavio Vasconcelos - Head of Business Applications da Ax4b


Mulheres precisam se apoiar para lidar com assédio em todos os ambientes

Assédio é um substantivo masculino que significa insistência inconveniente, persistente e duradoura em relação a alguém. Normalmente, as maiores vítimas de assédio são as mulheres; e basta que dediquemos alguns minutos para lembrar de exemplos relacionados. 

Um dos mais recentes aconteceu em frente às câmeras de TV, no Big Brother Brasil, quando o lutador de MMA Antônio Cara de Sapato e o cantor MC Guimê assediaram a mexicana Dania Mendez sem qualquer pudor. Ora, se em frente às câmeras é assim, podemos imaginar como é quando o ambiente não está sendo “filmado”. 

Outro exemplo é o do grupo Millionaires Social Circle, que deve ser investigado pela Polícia Federal a pedido da Embratur e classificado como “turismo sexual”. Trata-se de um grupo que oferece cursos de relacionamento para homens e costuma fazer visitas a cidades de países latino-americanos para que esses homens possam testar tais técnicas com as mulheres desses países. 

E o que dizer do movimento Red Pill, formado por “influencers da masculinidade”? De acordo com eles, as mulheres são pessoas facilmente manipuláveis e precisam se adequar a diversas regras, como ter perfil obediente, entender o homem como chefe da casa etc.

No ambiente corporativo, o assédio às mulheres também é algo normalizado. No ano passado, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que dentre 554 mulheres entrevistadas atuando na área de comunicação, 72% já haviam sofrido assédio no local de trabalho e 77% já haviam presenciado atos de assédio.

Sabemos que essa questão se soma a muitas outras que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo já que, apesar dos avanços, há muitos problemas a serem enfrentados para elas chegarem a níveis mais altos. O homem já é percebido como um ótimo profissional pelo senso comum, enquanto as mulheres precisam mostrar muito mais para serem percebidas. É preciso estudar mais, se provar mais, muitas vezes adotar posturas mais rígidas e ainda enfrentar desafios como a questão do assédio.

No DIG CLUB, acreditamos que as mulheres precisam se apoiar para enfrentar essa e outras questões. Além de punições mais enérgicas para o assediador e a implementação de mecanismos que acolham as reclamações nas empresas, a ampliação da participação feminina nas lideranças da organização é outro ponto fundamental para combater o assédio em ambientes corporativos. 

Sabemos que existe uma supremacia do homem hetero branco na liderança das empresas e eles têm uma mentalidade de que homens são melhores. Até por isso, vemos poucas mulheres em cargos de liderança. Quanto mais as mulheres se unirem, se permitirem o diálogo aberto para essas questões e forem trazendo consigo outras mulheres, mais diverso o ambiente será e mais fácil será combater questões de extrema importância, como o assédio.

 

Brunna Duarte - Formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.

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Como a tecnologia pode melhorar a gestão da indústria de alimentos?

O Brasil está entre os primeiros colocados no ranking de maiores exportadores de alimentos do mundo. Atendendo um total de 190 países, a indústria alimentícia nacional segue mantendo o seu patamar e protagonismo. Porém, mesmo diante de um cenário tão promissor, é importante abordar os desafios de gestão que acometem a área e, acima de tudo, como a tecnologia pode contribuir significativamente neste aspecto.

Os números empolgam. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor representou um faturamento de 10,8% do total do PIB em 2022. Além disso, respondeu por 17,6% das exportações totais brasileiras, atingindo a marca de US$ 58 bi. Estes dados nos chamam atenção pelo fato de que foram obtidos após o período crítico da pandemia de Covid-19 – em um resultado que, diferentemente do esperado, fortaleceu ainda mais a atuação do setor no país.

Essa estabilidade, contudo, foi ameaçada com o desenrolar da Guerra da Ucrânia, que afetou diretamente o preço dos alimentos. Esse fator, sem dúvidas, acendeu o alerta dos produtores para a importância de desenvolverem estratégias que driblassem essa situação, assegurando o desempenho obtido até então.

Uma vez superados tais acontecimentos, cabe o questionamento: como é a projeção para a indústria de alimentos 2023? Podemos dizer que segue positiva, considerando os avanços que o setor vem realizando na busca por aprimorar ações de melhoria tanto a nível operacional quanto gerencial, visando eliminar e superar os desafios que acompanham e que, inevitavelmente, sempre farão parte da rotina da área.

Um dos fatores que impede o desempenho ininterrupto da indústria de alimentos está na perda de lucros como resultado de desperdícios constantes. Considerando a magnitude dessas empresas, muitas companhias possuem a dificuldade de localizar pontos de falhas e ter um controle da cadeia produtiva e do chão de fábrica. Esse é um empecilho que deve ser tomado como prioridade internamente, uma vez que a sucessão de erros, quando contabilizados no final, pode gerar um prejuízo altíssimo.

Outro ponto que corrobora como mais um problema está no aspecto logístico, enfrentado principalmente por empresas que possuem um sistema de distribuição próprio. Nesses casos, a companhia arca com os desafios de entregar, recolher ou repor produtos quando solicitados em tempo hábil. Para evitar riscos decorrentes dessa escolha, cabe à organização investir em um controle para que produza os itens na quantidade certa visando atender a demanda, sem que falte ou sobre demais.

Diante de tantos obstáculos perigosos, a melhor forma de serem superados ultrapassa a mão de obra humana, exigindo o auxílio de ferramentas e sistemas que ajudem a colocar em prática ações efetivas. Neste aspecto, a tecnologia ganha protagonismo como uma importante auxiliadora no processo – ressaltando como um dos maiores apoiadores nessa tarefa o ERP.

Através de um software de gestão, torna-se possível obter um maior controle dos processos e realizar análise e dashboards das etapas das produções e, principalmente, mitigar erros e desperdícios nas operações. Por meio da aplicação da ferramenta, é facilitada a realização de análises e projeções para um melhor direcionamento e atendimento de demandas para diferentes públicos por meio da logística que passa a ser equalizada – agregando em ganhos como redução de custo, automação tributária e melhor gerenciamento.

E, considerando a agilidade que o setor exige, o apoio de um ERP é efetivo para tomadas de decisões rápidas e assertivas, que passam a ser obtidas através da melhor conversação entre as áreas que começam a operar em concordância, tendo a mesma base de consulta de informações e registros. Entretanto, não podemos jamais considerar que a tecnologia é a resposta para todos os desafios para a indústria alimentícia, uma vez que seu uso deve ser considerado um meio que resultará no sucesso a partir do alinhamento dos processos e ações das pessoas.

Nessa jornada, contar com uma solução verticalizada junto de especialistas no segmento farão toda a diferença na conquista de resultados exponenciais. E, em se tratando da indústria de alimentos, muito já foi conquistado, mas não se deve parar por aí – pois para permanecer na frente, é necessário manter o ritmo sem parar e olhar para trás.

 


Alan Gomes - diretor de negócios da SPS Minas, uma das principais consultorias do mercado SAP Business One.


SPS Group
https://spsconsultoria.com.br/


Contato constante entre família e escola pode evitar evasão

Uma ligação, uma mensagem de texto, um alô nas redes sociais. Em uma sociedade hiperconectada, esses pequenos contatos do dia a dia são fundamentais para o funcionamento de uma série de instituições. Inclusive a escola, como defendem especialistas. Em alguns países, como o Reino Unido, as mensagens de texto enviadas pelo celular têm sido usadas para reduzir, por exemplo, os índices de evasão escolar, que aumentaram com a pandemia de covid-19.

Não é uma novidade, no mundo da pedagogia, o fato de que a união entre família e escola é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de todas as idades. Responsáveis engajados com o cotidiano escolar tendem a oferecer melhores condições de desenvolvimento para crianças e adolescentes. Para o consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, Anderson Leal, é fundamental que os responsáveis demonstrem interesse pelo que acontece na escola e participem ativamente das tarefas de casa e dos eventos promovidos no ambiente escolar. "Isso sinaliza para as crianças que o que acontece com ela importa para a família”, salienta.

Mas essa proximidade precisa ser intensificada no cenário do pós-pandemia. Isso porque os índices de evasão são muito mais altos agora do que costumavam ser antes dela. Na Inglaterra, por exemplo, de acordo com uma pesquisa divulgada pela FFT Education Datalab, um terço dos jovens na faixa etária dos 15 anos tem faltado consistentemente às aulas ao longo do atual ano letivo. Para combater esse tipo de problema sistêmico, mensagens personalizadas podem ser a linha de frente de um amplo esforço para trazer os estudantes de volta à escola.


Relacionamento se constrói com proximidade

“Todo mundo gosta de se sentir visto e ouvido e, com os pais, não é diferente. A relação entre família e escola tem uma melhora significativa quando os pais se sentem acolhidos pela equipe, quando eles deixam de ser só mais um pai de aluno para se tornar parte do ecossistema que faz a escola funcionar e a criança ou adolescente aprender”, explica Leal. Daí a relevância de conhecer, de verdade, as famílias de cada um dos estudantes. Isso se torna mais simples - e, proporcionalmente, ainda mais importante - quanto menor o tamanho da escola em questão.

Vale a pena investir nos relacionamentos, garante o especialista. No caso da Inglaterra, a comunicação com os pais e responsáveis tem sido determinante para reverter os níveis de evasão. E, no Brasil, essa também pode ser uma estratégia interessante. “Quando há algo de errado com o estudante, é muito provável que a família possa ajudar no processo de recuperação de aprendizagens ou integração com o restante do grupo escolar. Sempre há algo que os educadores podem fazer para garantir que seus alunos continuem em uma trajetória de aprendizado adequada. E estar próximo de seus familiares e da realidade que eles vivem fora da escola é um dos passos mais importantes nessa caminhada”, finaliza.

 

Conquista Solução Educacional



Marco Legal dos Games pode finalmente ser votado no Senado

Texto foi aprovado na Câmara em 2022 e está na Comissão de Assuntos Econômicos, onde será relatado pelo senador Irajá


Está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa o Projeto de Lei n. 2.796 de 2021, sob relatoria do senador Irajá, que cria um Marco Legal para a indústria dos Jogos Eletrônicos e para os Jogos de Fantasia (Fantasy Games) com a finalidade de fomentar o desenvolvimento desses mercados no País. A proposta aguarda aprovação do Senado Federal. 

O texto encaminhado ao Senado prevê que será livre a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento dos jogos eletrônicos no Brasil, assim como a prestação de serviços de entretenimento vinculados a eles. O Projeto também regulamenta o setor de Fantasy Games com base em regras internacionais do setor.  

O Senador Irajá, reafirma: “O mercado de games é o futuro na nossa porta. É preciso dar uma passo a mais para profissionalizar cada vez mais e com isso gerar empregos e fomentar a economia. Eu apoio a melhoria constante desse setor e desenvolvimento do mercado para os nossos jovens.” 

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Fantasy Sport (ABFS), Rafael Marchetti Marcondes, o Marco Legal é importante para o desenvolvimento da indústria do entretenimento, pois dará segurança para consumidores, investidores e operadores, consolidando ainda mais o mercado de jogos no Brasil. "O Projeto que está no Congresso está em perfeita consonância com a Lei de Liberdade Econômica. Cabe ressaltar que o mercado de Fantasy Sports no Brasil é visto potencialmente como o terceiro maior mercado do mundo. Então, o que temos é que em 2021 o setor movimentou cerca de R$ 66 milhões no Brasil. Estima-se que com a regulamentação dos Fantasy Games gere cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos no próximo ano e tenha um crescimento de 120% da receita do mercado até 2026. É claro que é um grande investimento e uma grande oportunidade para o Brasil", destaca Marcondes. 

No mundo, o fantasy game movimentou cerca de USD 22 bilhões em 2021, apresentando um crescimento de 9,5% apenas naquele ano. O maior mercado global é os Estados Unidos, que circulou sozinho mais de USD 8,37 bilhões no mesmo período. A Índia, segundo mercado mundial, conta com mais de 130 milhões de jogadores de fantasy sport, que em 2021 geraram receitas de USD 4.42 bilhões.


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