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sexta-feira, 7 de junho de 2019

Brasil preparado para atuar em situações de saúde na Copa América



Todos os jogos serão monitorados por profissionais do SUS nas cinco cidades-sede do torneio.


Serão avaliadas eventuais situações de risco, demandas de saúde e respostas a emergências  


A rede pública de saúde preparada para a Copa América, que tem a expectativa de atrair ao Brasil milhares de torcedores nacionais e estrangeiros. Além das delegações, turistas de pelo menos 98 países são esperados para o torneio, que acontecerá entre 14 de junho e 7 de julho em cinco capitais brasileiras.  
Com a expertise de 10 anos na preparação das ações de saúde para eventos de grande proporção, o Ministério da Saúde vem atuando desde o início deste ano na coordenação e na articulação com os estados e as cidades-sede do torneio. Por isso, os brasileiros e os visitantes podem ficar tranquilos, porque o SUS está pronto para oferecer assistência adequada e oportuna, se houver necessidade.
Todos os jogos da Copa América serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que vai analisar eventuais situações de risco, responder demandas de saúde e coordenar respostas diante das emergências identificadas. Esse monitoramento será realizado por técnicos especializados do Ministério da Saúde em uma atuação articulada com profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 
O Centro Integrado começa a funcionar, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10/6), permanecendo em operação até 10 de julho. Durante mais de 30 dias, os profissionais poderão, sempre que necessário, acionar imediatamente equipes de pronta-resposta no caso de qualquer emergência de saúde pública, confirmada ou suspeita. Eles vão monitorar ainda os atendimentos realizados para possível identificação de casos de doenças infecciosas, a fim de assegurar o tratamento adequado e medidas de controle. Além disso, profissionais das áreas de Vigilância e Atenção à Saúde dos municípios e estados estarão nos estádios, in loco, durantes os jogos para identificação de potenciais ameaças à saúde pública.


Cabe ressaltar que os serviços públicos de saúde no Brasil são gratuitos e estão prontos para atender a população do país, além dos estrangeiros nos casos de urgência e emergência. Já os estrangeiros residentes no país têm acesso integral ao SUS.
EXPECTATIVA
Tendo como referência os atendimentos de saúde realizados em outros eventos esportivos de grande porte já realizados no Brasil, a expectativa é que os serviços do SUS não tenham alteração significativa em sua rotina durante a Copa América deste ano. Nos locais dos jogos, por exemplo, é esperado que entre 1% a 2% dos torcedores possam necessitar de cuidados médico.
Durante os 64 jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, foram registrados 17.042 atendimentos dentro e fora dos estádios da competição, assim como no entorno dos estádios e outros locais de grande concentração de turistas. Desse total, 7.055 atendimentos ocorreram nas arenas, com apenas 192 remoções para unidades de saúde, ou seja, 97,3% dos casos foram resolvidos no próprio local. Somente 0,2% dos 3,4 milhões de torcedores necessitaram de algum tipo de atendimento de saúde durante a Copa.
AÇÕES DE PREVENÇÃO
A concentração nas cidades-sede de milhares de turistas nacionais e estrangeiros cria a possibilidade do aparecimento de doenças imunopreveníneis, ou seja, passíveis de imunização, como a gripe. Diante dessa possibilidade, o Ministério da Saúde reforçou o alerta aos estados e aos municípios sobre a importância da vacinação da população. É recomendado que a população esteja com a caderneta de vacinação atualizada de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. É importante lembrar que o SUS oferece gratuitamente todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização. Para se vacinar, basta procurar os postos de saúde.
O Ministério reforçou também a necessidade urgente de vacinação especialmente para o público que terá contato mais direto com viajantes, como os trabalhadores de aeroportos, taxis, ônibus, hotéis, restaurantes, bares e segurança, assim como as pessoas que irão aos jogos. Para esse público, quatro vacinas são fundamentais: hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e dupla adultos (difteria e tétano).
Além disso, o Ministério da Saúde realizou comunicação com todas as embaixadas dos países que virão ao Brasil orientando sobre a vacinação dos turistas, bem como o acesso ao site de Saúde do Viajante.
ORIENTAÇÕES PARA TURISTAS
Para que os turistas estejam preparados para viajar às cidades-sede, o Ministério da Saúde atualizou em seu portal a página Saúde do Viajante. No endereço saude.gov.br/viajante, é possível encontrar dicas práticas e informações essenciais que visam auxiliar os visitantes nacionais e internacionais na proteção de sua saúde durante a viagem. As orientações são direcionadas a prevenção de várias doenças, incluindo as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e podem ser acessadas nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.





Renata Ramalho e Ricardo Pires

Agência Saúde


Amor e negócios, esses dois se misturam?


Casais que escolhem embarcar juntos no empreendedorismo são cada vez mais frequentes. Mas será que existe um jeito de fazer a sociedade dar certo sem prejudicar a relação?

Pesquisas recentes mostram que é possível ter duas vezes mais felicidade e satisfação trabalhando com o marido na mesma empresa do que se comparado a casais que não convivem no mesmo ambiente profissional, segundo a Universidade do Estado de Utah, nos Estados Unidos. Já os dados da pesquisa feita no Brasil pela International Stress Management Association ISMA-BR), mostram que trabalhar junto com o parceiro pode gerar menos conflitos e cobranças na relação, menor exaustão profissional e melhores recursos para lidar com o estresse. Incrível né?

Se você e o seu parceiro tem esse sonho, mas você ainda está com receio de dar esse passo, quero te apresentar os 7 mandamentos para que o amor e os negócios andem de mãos dadas.

1- Tenha maturidade para não levar para o lado pessoal

Sempre que uma discussão mais intensa acontecer no trabalho, procure não levar para o lado pessoal, e tenha maturidade para resolver a situação sem competir para ver quem está certo ou errado.


2- Roupa suja se lava no tanque

Não é fácil simplesmente “virar a chave” depois de uma briga horrível em casa e ir trabalhar pela manhã, mas levar o assunto para o trabalho vai gerar um caos desnecessário. Façam reuniões na empresa para assuntos referentes ao trabalho e discutam a relação depois do expediente. Outra coisa, não deixe de ir trabalhar por estar chateada(o), leve o seu negócio a sério.

 

3- Nada de sujeira embaixo do tapete

Toda vez que um problema não é resolvido ele aumenta de tamanho, e assim como um casamento acaba por pequenos motivos que vão se somando, uma sociedade entra em crise pela mesma razão, sejam parceiros de jornada e jamais evitem assuntos difíceis.


4- Respeite seu marido e sócio (a)

Informações pessoais não devem ser usadas para magoar ou manipular, lembre-se que o respeito é um pilar fundamental em qualquer relação.


5- Negócio é negócio, casamento a parte

É importante que cada um saiba as suas funções na empresa. Como sócios avaliem sempre juntos decisões importantes, mantenham a contabilidade em dia, combinem o valor de pró labore de cada um e separem contas pessoais e da empresa.


6- Elogie mais e critique menos

A falta de reconhecimento é um dos maiores desmotivadores que existem, assim como é importante fazer um elogio por dia ao seu marido em casa, faça um elogio por dia ao seu sócio, isso vai influenciá-lo a fazer a mesma coisa.


7- Tenha um tempo na sua semana para fazer algo por você longe do sócio e marido e deixe que ele faça o mesmo

Ter uma vida interessante fora do trabalho e longe do seu amor e sócio, é um ingrediente para viver uma relação mais feliz e uma sociedade duradoura.

Amor e negócios é uma mistura que pode ser um sucesso se ambos estiverem dispostos a fazer dar certo, pois  não é o amor que vai ajudar o casal a se relacionar melhor quando trabalham juntos, é a forma de se relacionar no trabalho que vai aumentar o amor do casal.





Rosangela Matos - Terapeuta de Relacionamento  - Cliente Comunica me
Analista comportamental formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, analista 360 pelo  Instituto Brasileiro de Coaching, neurocoach formada pela ONT People & Performance, Practitioner em PNL e Terapeuta EFT pelo Brasil PNL, Formada em Liderança, Comunicação Eficaz e Inteligência Interpessoal pela Escola de Executivos e Negócios MasterMind Brasil e Palestrante.



Dia dos Namorados: cuidado ao comprar o presente pela internet


A Serasa Experian elaborou dicas para que você não caia em golpes, pois sabe que de cada seis lojas virtuais uma é insegura


Uma das principais datas para o comércio, o Dia dos Namorados, que será comemorado em 12 de junho, é sempre uma data cheia de significados. Afinal de contas, o amor está no ar e as pessoas, com a intenção de agradar, se empolgam e muitas vezes compram por impulso, tomadas pela emoção do momento. Exatamente se aproveitando desse clima, criminosos tentam de tudo para captar seus dados e senhas. Por esse motivo, a Serasa Experian alerta os que irão comprar os presentes pela internet para os cuidados que devem ser tomados.
É preciso, antes de tudo, lembrar que em recente pesquisa feita a pedido da Serasa Experian pela empresa BigData ficou constatado que de cada seis e-commerce um é classificado como inseguro. Apesar disso, o estudo revelou também que houve melhora no volume de lojas de e-commerce que buscaram o certificado de segurança. Segundo o levantamento dos dados de abril deste ano, 83,6% das lojas online já contam com o SSL, o que representa aproximadamente 750 mil endereços. Para se ter uma ideia, a representatividade deste número em agosto de 2018 era 79,9%. Atualmente, a internet brasileira tem mais de 23 milhões de sites, considerando todos os segmentos – e-commerce, blogs, notícias, governo, entre outros O número inclui, também, os sites inativos.
“É necessário, por isso, tomar muito cuidado, para não cair em golpes e transformar um momento especial numa enorme dor de cabeça”, adverte Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
À medida que a data vai chegando, começam a aparecer as propagandas e promoções, e o consumidor acaba sendo levado pela emoção. Este é, talvez, o ambiente mais propício para os golpes e tentativas de fraude. “Para não se frustrar, convém tomar certos cuidados. A opção do consumidor por lojas virtuais ajuda a evitar o tumulto de lojas físicas e permite comparações entre preços e produtos. Os criminosos atacam através de phishing, com o envio de e-mails ou SMS, e se valem de clones de lojas conhecidas para enganar as pessoas e captar dados pessoais, do cartão de crédito e de senhas, que podem ser usadas num momento seguinte”, explica Balassiano.
Para reforçar sua segurança nesse Dia dos Namorados, fique atento a alguns cuidados:  

·         Desconfie das superofertas: acesse o site que enviou a promoção e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança que fica normalmente no fim da página.

·         Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.

·         Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.

·         Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.

·         Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar negócio.
  • Atenção nas compras coletivas: escolheu um presente em sites de compra coletiva? Antes de comprar, confira se os descontos anunciados são efetivos e leia todos os detalhes sobre as regras, datas e condições de uso.
  • Atenção para os prazos de entrega: é importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.



Serasa Experian

Não gostou da sua compra pela internet? Você tem até sete dias para se arrepender!



O comércio eletrônico, chamado também de e-commerce, está em uma fase crescente, principalmente pela facilidade dos consumidores de adquirirem um produto ou serviço por sites ou através de aplicativos por smartphones. Contudo, os produtos vendidos nem sempre são idênticos ao que aparentam nos sites, gerando uma quebra na expectativa do consumidor que, muitas vezes, não tem o conhecimento que é possível o seu arrependimento.

O direito ao arrependimento do consumidor nem sempre é divulgado pelos próprios comerciantes. Contudo, é uma regra expressamente prevista e amparada pelo Código de Defesa do Consumidor, que dispõe que o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias sempre que a contratação de fornecimento de produtos ou serviços ocorrer fora do estabelecimento físico, ou seja, por telefones ou sites.

Porém, o prazo de sete dias é contado a partir da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, assim é importante o consumidor sempre ter em mãos o comprovante da entrega do produto que demonstra a data, bem como o comprovante da assinatura do serviço, para que possa exercer seu direito sem algum contratempo.

Dessa forma, assim que exercer o direito de arrependimento dentro do prazo estabelecido, os valores eventualmente pagos, devem ser devolvidos de imediato e monetariamente atualizados.

Ressalta-se que, o consumidor não é obrigado a explicar o porquê desistiu da compra. Ele simplesmente tem o direito de arrependimento amparado pela Lei, sempre que a compra for realizada fora do estabelecimento comercial.

É sempre importante o consumidor formalizar o pedido de devolução do dinheiro, pois caso o fornecedor se recuse a devolver    por qualquer justificativa que seja, o consumidor deve ter registrado a fim de comprovar judicialmente ou através de uma notificação extrajudicial.





Letícia Marques - advogada de Direito do Consumidor do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados


Dicas de como bombar suas vendas na web



Com uma sociedade totalmente conectada, as empresas também precisam acompanhar essa tendência para desempenhar bons resultados no mercado. Atualmente, o marketing digital e as redes sociais se tornaram os principais canais de investimentos em publicidade por conseguirem atingir o público-alvo através da internet. 

Confira abaixo, algumas dicas listadas pelo Simplic de como bombar suas vendas na web. 



Mês do meio ambiente e o empreendedor de impacto



O dia mundial do meio ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 na Conferência de Estocolmo. Nesta grande reunião, dos representantes de vários países, foi discutida a importância do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, entre muitos outros assuntos ligados à vida.  Esta data foi criada exatamente para que a discussão continuasse até hoje. E  esta pauta move os ambientalistas, debates nas escolas, nas conferências do clima, da água e de muitos outros movimentos importantes para a manutenção do sistema da vida no planeta.

Temos visto várias ações contrárias por parte de governos, de empresas e de pessoas que estão buscando o crescimento econômico, a lucratividade e a sua “melhoria do bem estar” a qualquer preço e a qualquer custo. Este lado da balança que muitas vezes não consegue, num curto prazo, enxergar os impactos negativos nestas gerações, e quem dirá nas futuras.

No modelo do tripé da sustentabilidade fraca, segundo Adams (2006), as questões ambientais, sociais e econômicas podem ser gerenciadas e qualificadas separadamente. O que traz uma dificuldade de verificar as influências e as intersecções entre eles. Agora no modelo da sustentabilidade forte, a econosfera está dentro da sociosfera que está dentro da biosfera, ou seja, os três pontos estão um dentro do outro e cada movimento realizado pode afetar diretamente o outro.

Algumas soluções estão levando em consideração esta econosfera dentro da biosfera, buscando minimizar os impactos ambientais e criando alternativas para um modelo que seja economicamente viável. Ainda não estamos com soluções perfeitas, mas temos que continuar pesquisando e inovando dentro desta lógica que temos limites ambientais e sociais.

Para isso, por exemplo, existe um grande movimento de professores Brasil afora, mobilizados pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) http://ice.org.brno Programa Academia, que tem como objetivo engajar professores e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras nas temáticas de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Discussões, encontros, modelos, trocas de informações, premiações, casos, enfim, muita produção para buscar soluções. Outro grupo é o da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável)www.abraps.org.br, que movimenta um grupo de profissionais que está trabalhando em diversas áreas do desenvolvimento sustentável no país, realizando atividades e impactando, por meio de debates, palestras, pesquisas entre outros.

E dentro deste tema de impacto, que tem tudo a ver com o dia do meio ambiente, segundo a pesquisa da Pipe Social de 2019,https://pipe.social/mapa2019, 46% das 1.002 organizações de negócios de impacto socioambiental são ligadas a tecnologias verdes. Em segundo e terceiro ficam os negócios relacionados a cidadania (43%) e educação (36%). E do total das organizações, 39% está trabalhando com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, referente à produção e consumo sustentável, e 37% com o tema cidades e comunidades sustentáveis. As organizações são muito novas, pois 74% têm, no máximo, cinco anos de existência, sendo que 43% ainda não têm faturamento e estão atrás de investimentos ou na fase inicial de ideação, prototipação e piloto.

Quando a Pipe Social fala de tecnologia verde, considera todos os tipos de negócios que têm impacto ambiental (energia, água, poluição, reciclagem, resíduos etc.); projetos com impacto em agricultura, biotecnologia, análises de atmosfera, soluções para preservação de fauna e flora, entre outros. Ou seja, temas bem interessantes para discutirmos neste dia do meio ambiente!

Mas, economicamente são negócios que valem a pena?  Sempre me perguntam isso nas aulas. Para aqueles que têm uma mentalidade tradicional, somente financeiro e de crescimento, sim temos alguns dados interessantes. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2019, estima-se que o Brasil terá um aumento de 44% na capacidade instalada de energia solar e gerará investimentos totais de R$ 5,2 bilhões. E que entre 2017 e 2018 teve uma expansão de 172% de geração distribuída. A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostra que 9% de toda energia no país, em 2019, é gerada por energia dos ventos. Só em 2018, foram instalados 75 novos parques desta energia renovável. Outro exemplo é o mercado de orgânicos que, segundo a Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne 60 empresas do setor, o mercado brasileiro neste segmento faturou no ano de 2018 R$ 4 bilhões, sendo 20% maior do que em 2017. Segundo esta organização, o Brasil já pode ser apontado como líder do mercado neste tema na América Latina.

Temos que debater sobre o meio ambiente neste dia tão importante! E mais do que isso, buscarmos soluções que estejam atreladas ao nosso dia a dia como consumidor, cidadão, família e comunidade. E quem sabe também não começar a pensar como um empreendedor de impacto socioambiental com uma inovação disruptiva que consiga aliar a realidade econômica e mercadológica com as questões dos limites do planeta e da sociedade?

Comece hoje! Viva o dia Mundial do Meio Ambiente!





Marcus Nakagawa - professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e Marketing para Ambientes Disruptivos.




Fonte:
ADAMS, W.M. 2006. The Future of Sustainability: Re-thinking Environment and Development in the Twenty-first Century. IUCN. In:  BURSZTYN, Maria Augusta; BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de política e gestão ambiental : os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro : Garamond, 2012.


Boa Vista dá dicas para comprar bem no supermercado sem comprometer o orçamento


Há uma série de sugestões simples que podem reduzir os custos com as compras do mês


Para boa parte da população as compras de supermercado são as despesas que mais pesam no orçamento doméstico. Entretanto, a boa notícia é que há uma série de sugestões bem simples que podem reduzir os custos com essas compras. A Boa Vista explica quais são elas, para que o consumidor possa economizar nas suas compras do mês.


Definir um limite no orçamento doméstico

O consumidor deve determinar um valor máximo para as compras de supermercado do mês, lançando a quantia no orçamento doméstico e procurando gastar só o que foi estipulado. A Boa Vista possui uma planilha de controle de orçamento doméstico que pode ser baixada gratuitamente no portal Consumidor Positivo. Ela pode ajudar o consumidor nesta tarefa!


Fazer uma lista

Ir às compras do supermercado sem uma lista é um perigo por duas razões: o consumidor pode comprar o que não precisa ou deixar de adquirir itens que estão faltando na dispensa e, aí, terá de recorrer à padaria ou o mercadinho perto de casa onde, geralmente, os preços são mais altos.


Pesquisar preços

Conhecer os preços dos produtos antes de fazer as compras de supermercados é bastante importante. Se não for possível visitar dois ou três estabelecimentos antes de passar no caixa, o consumidor pode fazer esta pesquisa pela internet ou nos de encartes ou anúncios dos supermercados. 

Se o supermercado é longe de casa, não vale a pena ir pessoalmente fazer a pesquisa, pois haverá gastos com combustível e estacionamento ou passagens de ônibus.


Varejões e “atacarejo”

Vale a pena conferir os preços dos produtos em pequenos varejões, caso haja algum perto do consumidor. Normalmente, os preços nesses estabelecimentos são mais baratos. 

Comprar em atacadões e “atacarejos” deve ser uma opção considerada, já que oferecem preços finais menores para o consumidor. Nesses lugares, o preço dos produtos compensa mais se comprado em quantidade. Se for muito produto para uma só família, o consumidor pode se reunir com amigos e familiares para comprar nestes estabelecimentos e depois dividir o valor e os itens.


Comprar pela Internet

Há cada vez mais ofertas de supermercados online, que até têm preços compensadores e alguns nem cobram frete. Comprar neles pode ser uma opção para não cair na armadilha de adquirir mais do que o necessário. Tem até sites que fazem comparação de preços entre os supermercados e oferecem um valor menor pelo item.


Comprar na 2ª quinzena do mês

O consumidor deve se organizar para fazer suas compras de supermercado na segunda quinzena do mês. Como o movimento é menor neste período, as empresas ficam mais propícias a fazer promoções para melhorar o fluxo de caixa.


Usar a calculadora

É sempre bom ter em mãos a calculadora para ir somando o que é colocado no carrinho. Isso ajuda a controlar os gastos e não comprar além do que o consumidor pode. A calculadora pode servir também para ajudar a decidir o que vale mais a pena comprar: a manteiga de 200g ou a de 500g, por exemplo.


Fazer o roteiro de compras

É preciso fazer um roteiro para andar no supermercado. Isso é bom para organizar as compras e para economizar. Ao colocar primeiro no carrinho os produtos de primeira necessidade, por exemplo, registrando os preços na calculadora, se tem a ideia de qual valor ainda se pode gastar.

Com o roteiro evita-se ficar passeando pelos corredores do supermercado, um prato cheio para cair na armadilha das compras por impulso.


Analisar ofertas

Ofertas do tipo “leve 5 e pague 4” e similares nem sempre são realmente vantajosas. Para colocar o produto em oferta no carrinho, o consumidor precisa verificar se vai precisar de tantos itens, se não vão perder a validade em curto espaço de tempo ou se já os têm em casa.

Quanto aos produtos próximos do vencimento, o comum é que eles caiam de preço. Deve-se avaliar se vale a pena comprá-los, lembrando que devem ser consumidos rapidamente.


Conferir os preços no caixa

É raro encontrar um consumidor no caixa de um supermercado acompanhando os preços registrados. O consumidor não deve deixar de fazer isso. É mais comum do que se imagina o preço da prateleira ficar maior no caixa. Ou, então, o preço em promoção não ter sido atualizado no sistema do supermercado.


Como pagar

Caso o consumidor ainda não tenha o hábito de controlar as despesas do cartão de crédito, é preferível pagar com o de débito, evitando jogar as despesas para frente e surpresas no vencimento da fatura.
Para quem já faz esse controle, pagar com o cartão de crédito pode ser uma boa opção se guardar o valor numa poupança, além de obter milhas em programas que garantem recompensas.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico acesse: www.consumidorpositivo.com.br.






Boa Vista

Especialista fala sobre vendas no Dia dos Namorados


Como manter as vendas aquecidas em datas comemorativas e entre elas


Todas as vezes que paramos para analisar as premissas básicas de vendas, entendemos que elas sempre ocorrem em função de uma necessidade ou um problema que o cliente possui e precisa solucionar. De acordo com Adam Smith, pai da economia moderna, “as necessidades são infinitas, os recursos é que são escassos”, ou seja, as possibilidades de vender são infinitas, pois quando vendemos, atendemos às necessidades dos nossos clientes. Mas, por serem muitas, todas essas necessidades não são lembradas ao mesmo tempo por todos os clientes. Algumas ficam adormecidas e são ocasiões ou incentivos num processo de prospecção que as despertam, outras são lembradas quando o cliente passa por uma situação e precisa de determinado produto. É o que chamamos tecnicamente de “ativar necessidades”. Neste momento, o que estava disperso passa a gerar um desconforto e torna-se um problema. Isso nos ajuda a entender o ciclo de vendas das datas comemorativas e como elas instigam essas necessidades.

Vamos selecionar como exemplo as festas juninas e julinas. Essas comemorações têm alimentos e bebidas típicos da época, que ativam a necessidade da satisfação fisiológica de sabor, de comer, enfim. Mas onde é possível aproveitar uma festa dessas? Com o frio e um feriado chegando seria muito interessante viajar para um lugar que ofereça isso, assim será possível comer bem e tomar um vinho quente. Será preciso também comprar roupas novas para renovar o guarda-roupas para a estação, e por aí vai uma série de itens que se tornam necessidades.

Então o segredo de se aproveitar a onda de uma data comemorativa é fazer uma conexão do seu produto ou serviço com aquela ocasião e celebrar também. Se entrar nessa onda oferecendo coisas que vão ajudar ou incrementar a comemoração, certamente terá uma oportunidade a mais de consumo do seu produto ou do seu serviço. Sendo assim, é de grande importância pensar como o produto ou serviço oferecido pode se conectar àquela data comemorativa e anunciar essa possibilidade. Independentemente de estar em uma loja física, dentro de um shopping, ou em uma rua de comércio, fazer uma boa vitrine temática que sugira essa ocasião, permite que um cliente que esteja de passagem, por exemplo, pense que seria muito interessante se tivesse determinada experiência e que pode consegui-la com este produto.

Promoções são também bem-vindas, porque não só você, mas todos os seus concorrentes estão buscando um espaço na mente do cliente. Além de tudo, ter um diferencial é certamente muito importante, pois ele te ajuda a gerar uma vantagem competitiva sustentável.


Passado esse período, como manter as vendas até a próxima data comemorativa?

Os picos de vendas em datas comemorativas são muito comuns. Este ano, inclusive, registrou-se um aumento de 1,29% das vendas na Páscoa e o Dia das Mães apresentou uma alta de 9,4% sobre o mesmo período do ano passado. Após um estágio de retração, a economia está aos poucos voltando a fluir e o desafio maior está em “fazer acontecer” no intervalo entre essas festividades. 

Na verdade, é possível aplicar a mesma técnica das datas comemorativas, mas agora sem fazer conexões com um evento específico e sim com potenciais necessidades do cliente. A criação de narrativas positivas, seja com histórias ou com figuras - por isso sempre trabalhamos bonitas fotos nos folhetos, nos cartazes, ou criamos ambientes atrativos nas vitrines - para lembrar o cliente e ajudá-lo a vivenciar em sua própria mente uma ocasião agradável, o que ativa as necessidades e sugere que pode ser uma boa ideia consumir determinado produto ou serviço.

Às vezes é preciso ir até o cliente em uma visita, com panfletos ou promoções que possam atraí-lo para perto do seu ponto de venda, para que ele possa vivenciar essa ocasião e idealizar uma solução para um problema que até então não tinha. Ao ativar essa necessidade, que imediatamente passa a incomodá-lo, entramos no estágio que chamamos de vendas de soluções: “Você acha que seria interessante? Não se preocupe, está à sua disposição, adquira agora mesmo”. Lembrando que ao provocar uma necessidade é preciso oferecer uma solução e sugerir o fechamento imediato como, por exemplo, com uma pergunta mágica: “O que lhe impede de ter essa satisfação agora mesmo? Não perca tempo, aproveite essa oportunidade”.

É importante pontuar que toda e qualquer pessoa está sempre em busca de prazer e de fugir da dor. Este é um grande segredo para atrair o cliente. Sugerir boas experiências, ocasiões prazerosas ou situações que evitem seu sofrimento, risco ou perigo, é como mantemos o cliente sempre ativo, usufruindo e consumindo nossos produtos e serviços. É preciso levar o cliente a acreditar que é melhor estar conosco que estar distante. Este deve ser o modelo mental do empreendedor ou do vendedor. Como os recursos são escassos, é fundamental mostrar ao cliente que é possível gastar menos recursos e obter um retorno ainda maior. Desta forma, garante-se a manutenção do consumo entre as datas comemorativas. A exemplo disso, temos a indústria de panetones, que encontrou um caminho para vender muito mais antes e depois do Natal, em função do prazer que essa iguaria pode proporcionar para quem a experimenta.




Mário Rodrigues - diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br


O PT QUER PRESERVAR O ESTRAGO FEITO


Existem situações que, não importa quantas vezes as tenhamos
presenciado, são naturalmente engraçadas e sempre nos fazem rir. Lembro-
me, por exemplo, de um comercial em que, a partir do tropeção de alguém,
as pessoas iam desabando umas sobre as outras em longa série de
trambolhões. Nas comédias pastelão, o sujeito derrubava uma pilha de
pratos e ficava olhando para outro lado como se nada tivesse a ver com o
acontecido.
 Era engraçado.

O petismo faz a mesma coisa, mas sem graça alguma. O partido que
viria para regenerar a República patrocinou uma sequência de desastres dos
quais nenhuma dimensão da vida social, política e econômica ficou de fora.

E lida com tais questões como se nada tivesse a ver com elas. Derrubou
pilhas de pratos da economia, contabilizou 13 milhões de desempregados
(na realidade o número é muito maior), quebrou os degraus da escada do
PIB gerando estagnação e recessão. Fez o mundo olhar para o Brasil com
ar de escândalo, vendo-nos como irresponsáveis, como se o Brasil fosse
uma Grécia gigantesca e autofágica que engole o próprio PIB. Não
contente, emburreceu nossos estudantes, mais preocupado com fazer que
fossem incluenciados politicamente do que em lhes transmitir
conhecimentos. Temos honrados analfabetos funcionais com diploma de
terceiro grau e vivas a Paulo Freire! A produtividade do brasileiro cai.
Criminalidade em alta e repressão em baixa. E, claro, corrupção de dez
dígitos. Bateram-se carteiras no salão.

As relações entre o PT e a crise brasileira são para lá de conhecidas.
No entanto, diante da enorme rejeição social, perante o estrago causado
pela crise e a corrupção, os dirigentes petistas andam por aí, em meio a
uma montanha de pratos quebrados, olhando para os lados, xingando a
todos e pondo as culpas em quem está juntando os cacos do país.

Tenho assistido as reuniões do Congresso a que comparece o
ministro Paulo Guedes. São eventos importantíssimos, de extrema
urgência. Neles o ministro discorre sobre os botões que precisam ser

acionados para que a explosão não aconteça. O que faz o PT, acompanhado
da colônia de partidos que o cercam? Nem ao menos tenta ser discreto ou
engraçado. Nem olha para o lado com cara de paisagem. Não esboça o
menor sinal de constrangimento. Dedica-se, furiosamente, a impedir que
medidas saneadoras sejam tomadas. Discursa como se estivesse
preocupado com zelar pelos pobres enquanto protege os privilegiados do
sistema previdenciário em vigor.


Percival Puggina - membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é
arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de
dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo;
Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante
do grupo Pensar+.


Golpistas fingem ser agentes da CIA para extorquir US$ 10 mil de vítimas supostamente associadas à pedofilia


Os pesquisadores da Kaspersky descobriram um esquema de extorsão sexual em que golpistas fingem ser agentes corruptos da CIA (Central Intelligence Agency, agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos), exigindo US$ 10 mil em bitcoins de pessoas cujos nomes, segundo eles, foram encontrados em uma investigação de pedófilos online. O falso funcionário alega que a CIA também tem dados de contato dos familiares da pessoa, assim como seu endereço de trabalho, e se oferece para apagar todos os rastros da vítima na investigação em troca do pagamento. Não se sabe quantas pessoas foram afetadas até o momento.
 
Esquemas de extorsão com ameaças de expor o interesse da vítima em pornografia não são novos. Na maioria dos casos, as mensagens utilizam informações obtidas em violações de dados anteriores. Muitas vezes, os e-mails são fáceis de identificar por serem mal elaborados e terem erros de ortografia. O e-mail ‘CIA sextortion’ descoberto pelos especialistas da Kaspersky é diferente, pois seu texto e seu layout são bem-feitos, além de ostentar a cópia de um logotipo da CIA.

A mensagem parece vir de um agente corrupto da CIA envolvido no ‘Caso nº 45361978’, “uma grande operação internacional estabelecida para prender mais de 2.000 suspeitos de pedofilia em mais de 27 países”. O autor afirma que os dados de contato da vítima e de seus familiares estão incluídos em uma lista mantida pela operação e se oferece para exclui-los em troca do pagamento de US$ 10 mil em criptomoeda.

Mensagens como essa podem ser aterrorizantes para os destinatários. Os fraudadores exploram o fato de que, no mundo digital, erros acontecem e os nomes das pessoas acabam no lugar errado. Pessoas inocentes podem se dispor a pagar ou a entrar em contato com o atacante para evitar possíveis danos a sua reputação e seus relacionamentos. A maioria desses e-mails é falsa e é pouco provável que os criminosos tenham as informações ou provas que dizem ter. Provavelmente, o destinatário é um de milhares que recebem a mesma mensagem. Felizmente, existem sinais que indicam o golpe e medidas que você pode tomar para se proteger. Acima de tudo, não entre em pânico, não responda e não faça nenhum pagamento”, explica Tatyana Shcherbakova, pesquisadora de segurança da Kaspersky.


Os especialistas da Kaspersky recomendam reagir da seguinte maneira:

•    Marcar a mensagem como ‘spam’ para que o filtro do e-mail consiga detectá-la em uma próxima ocasião. Logo em seguida, excluir a mensagem.

•    Não clicar em links contidos em e-mails vindos de pessoas ou organizações que você não conhece ou que têm endereços suspeitos ou estranhos. 

•    Não entrar em contato com os criminosos e não fazer nenhum pagamento. Uma resposta mostra que a conta de e-mail está ativa e você provavelmente começará a receber mais spams. Se fizer o pagamento, você será marcado como uma vítima que vale a pena para obter mais dinheiro. 

•    Para ter proteção abrangente contra diversas ameaças, utilizar uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Total Security
Mais detalhes sobre esta história estão disponíveis no Kaspersky Daily



Kaspersky
www.kaspersky.com.br

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Para o Dia dos Namorados, Divino Fogão ensina receita de cheesecake de morango




Ingredientes:


Base:


200g de bolachas tipo maisena
80g de manteiga derretida



Recheio:


200g de queijo de minas
50g de morangos
1 envelope de gelatina incolor (hidratada conforme as instruções da embalagem)
1 lata de leite condensado



Cobertura:


100g de morangos cortados
Hortelã fresco a gosto




Modo de Preparo:

Base: Triturar as bolachas no processador ou liquidificador. Acrescente a manteiga derretida e bata novamente. Coloque a massa numa forma com fundo falso pequena, untada com margarina. Alise a massa no fundo da forma com uma colher. Reserve.
Recheio: Bater no liquidificador o creme de leite, o queijo minas, o leite condensado e a polpa de frutas vermelhas. Colocar o recheio por cima da massa. Cubra com filme plástico e leve-a na geladeira por 2 horas.
Cobertura: Retire o cheesecake da geladeira. Decore com morangos e hortelã.


Tempo de Preparo:  30 minutos

Rendimento: 8 porções




Fonte: Divino Fogão – www.divinofogao.com.br


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