Lidar com pessoas que tenham perfis, expectativas e hábitos diferentes dos nossos, muitas vezes, pode ser algo bem complicado. No ambiente corporativo, as diferenças entre gerações sempre foram tema para discussões, mas a entrada da Geração Z no mercado de trabalho é um marco de uma grande mudança cultural, e os líderes de gerações anteriores têm relatado dificuldade em entender e se adaptar ao novo perfil de profissionais. Porém, tendo em vista que, em breve, eles se tornarão a grande maioria no mercado, saber como engajá-los é uma tarefa indispensável para o funcionamento de qualquer empresa – e, quando se fala em departamentos estratégicos como o de marketing, a necessidade de adaptação se torna urgente.
Muito mais conscientes sobre a importância do
equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais, as expectativas desses
membros em um ambiente corporativo vão muito além de questões financeiras. Ao
invés de priorizarem o dinheiro e o sucesso, eles buscam integrar a um negócio
que faça sentido para a sua vida e que tenha valores alinhados aos seus. Além
disso, pessoas da Geração Z não são relutantes em mudar de emprego caso
considerem que sua ocupação atual não condiz com esses aspectos.
Mas, como líderes de marketing, que construíram
suas carreiras com base em valores opostos, como o orgulho de trabalhar muito
além da sua carga horária legal ou de se submeter a qualquer ambiente apenas
para não mudar de emprego e ostentar uma carreira de 15 ou 20 anos na mesma
corporação, podem entender, se adaptar e estimular uma equipe tão diferente a
construir resultados juntos?
É extremamente importante que eles saibam não
apenas como motivar a Geração Z, como também promover um ambiente colaborativo
entre esses membros e as outras gerações, de forma que se alinhem em suas
funções e consigam unir esforços na conquista de resultados excelentes.
Pensando nisso, veja cinco dicas para engajar
profissionais de marketing da Geração Z.
1 - Proximidade: esses profissionais se identificam com liderança próxima, priorizando um
viés orientativo e com feedbacks constantes. Apostar em canais
de comunicação abertos e com escuta ativa, demonstrar genuíno interesse em
ouvir o funcionário e se dispor a ajudá-lo no que for possível, são o primeiro
passo para criar uma relação de confiança com a equipe. Afinal, um bom gestor
de marketing não foca apenas em quesitos técnicos, mas sabe a importância de
criar um bom relacionamento entre áreas e com clientes.
2 - Tecnologia e aprendizado: esses profissionais são nativos digitais e têm prazer em aprender
coisas novas. Investir em ferramentas tecnológicas modernas e em formas de
oferecer aprendizado constante farão com que a equipe formada por profissionais
da Geração Z se sinta mais pertencente à empresa e desafiada a evoluir a cada
dia. Esse é um tópico importante para que o líder de marketing conquiste seu
time.
3 - Cultura de diversidade: essa é uma geração que se sensibiliza por pautas que, hoje, existem em
muitas empresas, mas que, há tempos, não eram prioridade, como diversidade e
causas socioambiental. Assim, promover uma cultura que valorize diversidade,
inclusão e responsabilidade social fará com que a Geração Z se identifique,
admire e queira permanecer na empresa por mais tempo.
4 – Rotina: profissionais mais jovens, independente da geração, muitas vezes, não
sabem como organizar sua rotina e podem se perder nas tarefas do dia a dia. Por
isso, manter uma liderança próxima que direcione tarefas e priorize as demandas
fará com que a equipe tenha uma melhor otimização do tempo e obtenha melhores
resultados.
5 – Adaptação e flexibilidade: no geral, profissionais da Geração Z são flexíveis e conseguem navegar
bem em diferentes atividades. Além disso, esperam que a empresa também tenha
flexibilidade em horários e formato de trabalho, demonstrando uma clara
preferência por vagas remotas ou híbridas.
Esse olhar humanizado é extremamente importante
para aproximar os líderes de gerações anteriores com equipes da Geração Z e
contribuir para a tomada de decisões, uma vez que todos terão a oportunidade de
expor o que pensam e todos dividirão a responsabilidade pelas entregas.
Há muito o que ser explorado positivamente pela
Geração Z no marketing, com um perfil inovador, dinâmico e flexível capaz de
alavancar o potencial da área na conquista de resultados cada vez melhores. Sua
adaptação precisa ser muito bem gerenciada pela liderança, garantindo que sejam
muito bem recebidos e integrados aos outros membros e, acima de tudo, que seus
ideais estejam alinhados aos valores e propósitos da companhia, para que se
sintam motivados nas causas estabelecidas e se engajem, ao máximo, para alavancar
voos enormes.
Larissa Lopes - Head de Marketing e Pré-Vendas da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS, liderando um time formado por 8 profissionais da Geração Z.
Pontaltech
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