Na próxima sexta-feira, 27 de novembro, será realizada mais uma edição do Black Friday no Brasil. Muitos consumidores esperam a data para tentar comprar bens de consumo que, supostamente, estejam mais baratos que “o normal”. “No entanto, não é isto que temos sido visto por aqui”, afirma José Geraldo Tardin, presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo - IBEDEC. Para não ser enganado com falsas promoções, ele orienta os consumidores para que “façam uma pesquisa dos produtos com antecedência, antes do Black Friday, porque as empresas costumam mascarar os preços, ou seja, elas alteram os valores de suas mercadorias com preços mais elevados, para depois forjarem os descontos”. “É importante esclarecer que, independentemente daquilo que o fornecedor vá mencionar em seu site sobre a política de trocas, o consumidor tem o direito de arrependimento no prazo de sete dias, a contar da data de entrega do produto”, informa Tardin. Ele ressalta que, caso o produto venha com defeito e não seja trocado pelo fornecedor de imediato, a lei garante: após 30 dias sem solução do problema, por parte do vendedor ou fabricante, o cliente pode optar por exigir a troca por outro produto idêntico, exigir a devolução integral do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço. “Aquele consumidor que se sentir lesado pode ingressar com ação de indenização material e, dependendo do caso, requerer também a indenização pelo dano moral, junto aos juizados especiais.” Tardin lembra que, em junho deste ano, foi lançado o site www.consumidor.gov.br, pelo qual é possível registrar queixas de consumo. “O que o diferencia dos similares, que já existiam na web, é que este foi idealizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, garantindo-lhe caráter oficial. Foi pensado para funcionar como um complemento aos Procons. Por isto, o site do governo é uma ferramenta visa à promoção de acordos entre consumidores e empresas, sem que seja necessário recorrer à Justiça.” Para auxiliar o consumidor na hora das compras online, o IBEDEC elaborou uma série de dicas para as compras pela internet: 1) Imprima todas as fotos do produto; 2) Preste atenção em todas as informações oferecidas sobre o produto; 3) Se o preço for bem menor que o preço de mercado, aumente as cautelas: pode ser um golpe; 4) Além do e-mail, é importante verificar se a loja oferece outras formas para poder encontrá-la (telefone, endereço e fax); 5) Veja se o site do estabelecimento possui um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC); 6) Fique atento se o site exibir, como forma de contato, apenas um telefone celular; 7) Imprima todos os procedimentos realizados para a compra: 8) Evite pagar antecipadamente; 9) Cuidado com as ofertas, pois, na maioria das vezes, não está incluído o valor do frete; 10) Preste muito atenção e imprima as regras de restituição, pagamentos, devolução, frete, negociação e prazo de entrega; 11) O consumidor deve observar os recursos adotados pelo site, que garanta a sua segurança; 12) Para o envio de dados pessoais, somente forneça em site: a-) com endereço eletrônico iniciado pela sigla “HTTPS”; b-) que exiba no seu navegador de acesso à internet um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site. É recomendável instalar o certificado de segurança e acessar o site da empresa que emite esse certificado; 13) Evite realizar transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos; 14) Procure utilizar senha com 6 a 12 caracteres sempre alternando letras maiúsculas, minúsculas e números; 15) Procure trocar periodicamente as senhas de sites de comércio eletrônico que você utilizar, além das senhas dos bancos; 16) Leia atentamente a política de privacidade do site para saber como o fornecedor vai cuidar do armazenamento e manipulação de seus dados pessoais. Verifique se durante o procedimento da compra existem itens pré-selecionados; 17) Tenha sempre instalado um programa de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha sempre atualizados; 18) Para compras em sites estrangeiros, devem ser observadas as taxas de importação e se o produto possui assistência técnica no Brasil; 19) O consumidor deve verificar, antes de efetuar a compra, a política de trocas e quais os procedimentos adotados pelo site para esta situação; 20) No ato da entrega do produto, o consumidor deve fazer um teste de imediato com ele, para verificar a qualidade e as características descritas no site; 21) O consumidor deve observar se existe alguma reclamação da loja em que está comprando. Uma excelente forma de verificar é por meio dos sites: Buscapé e Reclame Aqui, Sindec (cadastro nacional de reclamações dos Procons) e em redes sociais; 22) Antes da compra, verifique o registro de produtos e serviços: alguns produtos e serviços exigem registro em órgãos específicos. Por exemplo, é o caso de produtos de telecomunicações (telefone celular, modem, tablets, etc.), que exigem registro na Anatel; produtos e serviços de saúde, estética e alimentação precisam de registro na Anvisa; agências de viagens devem ter registro na Embratur, entre outros; 23) O consumidor deve exigir a nota fiscal do estabelecimento; 25) Ao realizar a compra de um eletrodoméstico ou eletroeletrônico, verifique se a voltagem é corresponde à da sua cidade. No caso de Goiânia, é 220V. Você pode ter muita dor de cabeça nesta situação, pois se comprar o produto errado, pode ser que a loja não tenha disponível em estoque a voltagem correta.
José Geraldo Tardin, presidente do
IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo e
representante da ABMH - Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação no
Distrito Federal, pelos fones 61 9994-0518 e 61 3345-2492 - E. mail consumidor@ibedec.org.br.
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quinta-feira, 26 de novembro de 2015
IBEDEC orienta consumidor para compras no Black Friday
SP tem plantão para testes rápidos de HIV neste sábado
Iniciativa da Campanha
‘Fique Sabendo’ acontecerá em 170 municípios paulistas; na capital, centro de
referência estadual ofertará exames das 9h às 15h
A Secretaria
de Estado da Saúde, em parceria com municípios paulistas, promove neste sábado,
dia 28 de novembro, plantões em cerca de 170 cidades para oferecer o teste
rápido de detecção do HIV. A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”.
Na capital as atividades acontecerão das 9h às 15h no Centro
de Referência e Treinamento em DST/Aids, unidade da Secretaria que fica no
bairro da Vila Mariana (rua Santa Cruz, 81). A campanha oferece testes gratuitos de HIV utilizando mostras de saliva.
Segundo a coordenadora do programa, Maria Clara Gianna, os testes feitos com a saliva atrai quem tem medo dos exames que exigem picadas de agulhas. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Todos os dias, morrem oito pessoas da doença no Estado de São Paulo”, diz Maria Clara.
A campanha “Fique Sabendo”, que teve início no dia 25 de novembro, vai até o dia 1º de dezembro. Cerca de 40 mil profissionais da saúde estão espalhados em unidades da capital e do interior de São Paulo, incluindo penitenciárias, para realizar exames 350 mil exames de sífilis e HIV. Neste ano, 568 municípios participam da campanha. Informações sobre as unidades do interior que participação do mutirão deste sábado estão disponíveis no site www.crt.saude.sp.gov.br
Saiba porquê o frete é fundamental para o sucesso de vendas na Black Friday
Com a
aproximação da Black Friday, que acontece dia 27 de novembro, os consumidores e
lojistas já começam a se preparar para as compras em massa. A grande preocupação
por parte dos lojistas é terminar no azul em um ano marcado pela crise na
economia. Para isso, precisam aproveitar a data e tentar rentabilizar ao máximo
a oportunidade que este dia representa. Consumidores querem aproveitar a data
para fazer boas compras, porém a insegurança de ter o produto em casa, dentro
do prazo previsto pelas lojas, ainda é preocupante e é um dos elementos que
podem comprometer a experiência de compra e, em última análise, os resultados
da Black Friday.
Mesmo com cenário econômico bastante desfavorável, a expectativa é positiva para o e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado em agosto deste ano pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com duas mil pessoas, 80% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar algo durante a Black Friday. Dos 20% restantes, 15% justificaram que a instabilidade econômica no Brasil é o fator determinante para não gastarem nesta data, e outros 5% não souberam opinar.
Muitos consumidores aproveitam a data também para garantir o presente de Natal, mas muitos não arriscam por receio de que as compras não cheguem antes das festividades. E é aí que entramos no tema do frete. Os donos dos e-commerces ou gestores destas lojas virtuais precisam se atentar para a entrega e para oferecer a melhor opção de frete a seus clientes. Pensando nisso, listei alguns itens importantes sobre o assunto:
1. Faça teste de “estresse” na loja
É importante fazer esse teste para que você tenha certeza que a sua loja esteja preparada para a Black Friday. É comum nessa época ocorrer um aumento quase 10 vezes maior do número de visitantes e clientes nas lojas, por isso é importante ter a certeza de que toda a sua operação está preparada para esse aumento expressivo. É preciso verificar também se as webservices que sua loja utiliza garantem por contrato a velocidade das consultas e estabilidade do sistema, já que é comum ter um congestionamento no site, podendo fazer com que o mesmo caia por um tempo, e com isso você pode perder vendas e afetar diretamente a experiência de compra do usuário.
2. Prazos de entrega das transportadoras
É importante verificar com as transportadores o prazo de envio dos produtos. Reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos combinados. É frequente nessa época que as pessoas comprem os produtos já pensando no Natal ou que precisem que o mesmo seja entregue rapidamente. É importante que seja feito monitoramento do processo completo até a conclusão da entrega, dando todo o suporte e atendimento, deixando o cliente por dentro do deslocamento do seu produto como também caso ocorra possíveis imprevistos e atraso com a mercadoria, avisar o cliente proativamente é essencial. É interessante que as lojas virtuais tenham também como possibilidade o alargamento de prazos no frete. Isso pode ajudar na diminuição do custo do SAC no futuro, impedindo reclamações sobre as experiências dos consumidores e desgastes na sua loja em sites especializados.
3. Cuidado com as campanhas de fretes grátis
As campanhas de fretes grátis precisam ser bem acompanhadas e bem medidas de forma que não ocorra qualquer prejuízo para sua loja. Com o grande número de ofertas, aumenta a competitividade e por isso muitos e-commerces deverão oferecer o frete grátis aos seus clientes, mas nem sempre é a melhor opção e, se não bem planejado, pode ocasionar prejuízos para o lojista. É necessário que haja uma análise detalhada antes de definir as campanhas de frete para vender com qualidade.
4. Não se limite somente a uma transportadora
É interessante sempre ter mais de uma opção de transportadora para trabalhar, para que não haja problemas nos envios dos produtos e acúmulo de itens a serem enviados pela sua loja. Esteja sempre com transportadoras que, além de cumprir com o tempo de entrega estipulado, se preocupam também com as condições em que o produto chegará ao destino. Isso é fundamental tanto para a loja quanto para o consumidor.
5. Confira os preços dos fretes de sua loja
É importante verificar se todas as tabelas de frete das transportadoras estão corretamente implementadas ou devidamente atualizadas para não apresentar ao cliente preços e prazos erroneamente. Valores incorretos do serviço podem gerar prejuízos e até mesmo perda de vendas. Se o frete estiver abaixo do valor do custo da transportadora, um grande volume de compras com esse problema pode incorrer em perdas significativas.
É muito importante que sua loja esteja preparada para essa data, pois é senso comum que ela fará toda a diferença no resultado anual de vendas. As lojas precisam atender todas as exigências do consumidor e garantir a integridade do seu serviço, da venda atrativa à entrega do produto no prazo estimado. Um serviço bem prestado, com preço justo, entrega garantida e frete assegurado são elementos que fidelizam clientes e representam várias Black Fridays de sucesso.
Mesmo com cenário econômico bastante desfavorável, a expectativa é positiva para o e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado em agosto deste ano pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com duas mil pessoas, 80% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar algo durante a Black Friday. Dos 20% restantes, 15% justificaram que a instabilidade econômica no Brasil é o fator determinante para não gastarem nesta data, e outros 5% não souberam opinar.
Muitos consumidores aproveitam a data também para garantir o presente de Natal, mas muitos não arriscam por receio de que as compras não cheguem antes das festividades. E é aí que entramos no tema do frete. Os donos dos e-commerces ou gestores destas lojas virtuais precisam se atentar para a entrega e para oferecer a melhor opção de frete a seus clientes. Pensando nisso, listei alguns itens importantes sobre o assunto:
1. Faça teste de “estresse” na loja
É importante fazer esse teste para que você tenha certeza que a sua loja esteja preparada para a Black Friday. É comum nessa época ocorrer um aumento quase 10 vezes maior do número de visitantes e clientes nas lojas, por isso é importante ter a certeza de que toda a sua operação está preparada para esse aumento expressivo. É preciso verificar também se as webservices que sua loja utiliza garantem por contrato a velocidade das consultas e estabilidade do sistema, já que é comum ter um congestionamento no site, podendo fazer com que o mesmo caia por um tempo, e com isso você pode perder vendas e afetar diretamente a experiência de compra do usuário.
2. Prazos de entrega das transportadoras
É importante verificar com as transportadores o prazo de envio dos produtos. Reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos combinados. É frequente nessa época que as pessoas comprem os produtos já pensando no Natal ou que precisem que o mesmo seja entregue rapidamente. É importante que seja feito monitoramento do processo completo até a conclusão da entrega, dando todo o suporte e atendimento, deixando o cliente por dentro do deslocamento do seu produto como também caso ocorra possíveis imprevistos e atraso com a mercadoria, avisar o cliente proativamente é essencial. É interessante que as lojas virtuais tenham também como possibilidade o alargamento de prazos no frete. Isso pode ajudar na diminuição do custo do SAC no futuro, impedindo reclamações sobre as experiências dos consumidores e desgastes na sua loja em sites especializados.
3. Cuidado com as campanhas de fretes grátis
As campanhas de fretes grátis precisam ser bem acompanhadas e bem medidas de forma que não ocorra qualquer prejuízo para sua loja. Com o grande número de ofertas, aumenta a competitividade e por isso muitos e-commerces deverão oferecer o frete grátis aos seus clientes, mas nem sempre é a melhor opção e, se não bem planejado, pode ocasionar prejuízos para o lojista. É necessário que haja uma análise detalhada antes de definir as campanhas de frete para vender com qualidade.
4. Não se limite somente a uma transportadora
É interessante sempre ter mais de uma opção de transportadora para trabalhar, para que não haja problemas nos envios dos produtos e acúmulo de itens a serem enviados pela sua loja. Esteja sempre com transportadoras que, além de cumprir com o tempo de entrega estipulado, se preocupam também com as condições em que o produto chegará ao destino. Isso é fundamental tanto para a loja quanto para o consumidor.
5. Confira os preços dos fretes de sua loja
É importante verificar se todas as tabelas de frete das transportadoras estão corretamente implementadas ou devidamente atualizadas para não apresentar ao cliente preços e prazos erroneamente. Valores incorretos do serviço podem gerar prejuízos e até mesmo perda de vendas. Se o frete estiver abaixo do valor do custo da transportadora, um grande volume de compras com esse problema pode incorrer em perdas significativas.
É muito importante que sua loja esteja preparada para essa data, pois é senso comum que ela fará toda a diferença no resultado anual de vendas. As lojas precisam atender todas as exigências do consumidor e garantir a integridade do seu serviço, da venda atrativa à entrega do produto no prazo estimado. Um serviço bem prestado, com preço justo, entrega garantida e frete assegurado são elementos que fidelizam clientes e representam várias Black Fridays de sucesso.
Guilherme Reitz - fundador do
Axado, empresa de tecnologia com foco em logística de transportes que se
consolidou como a primeira plataforma de gestão de fretes completa, de ponta a
ponta, para indústrias e varejos, online e offline, do Brasil que tem atuação
nacional desenvolvendo soluções de gestão de fretes, implementação de tabelas e
calculo em fração de milissegundos, de forma precisa.
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