Com a
aproximação da Black Friday, que acontece dia 27 de novembro, os consumidores e
lojistas já começam a se preparar para as compras em massa. A grande preocupação
por parte dos lojistas é terminar no azul em um ano marcado pela crise na
economia. Para isso, precisam aproveitar a data e tentar rentabilizar ao máximo
a oportunidade que este dia representa. Consumidores querem aproveitar a data
para fazer boas compras, porém a insegurança de ter o produto em casa, dentro
do prazo previsto pelas lojas, ainda é preocupante e é um dos elementos que
podem comprometer a experiência de compra e, em última análise, os resultados
da Black Friday.
Mesmo com cenário econômico bastante desfavorável, a expectativa é positiva para o e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado em agosto deste ano pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com duas mil pessoas, 80% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar algo durante a Black Friday. Dos 20% restantes, 15% justificaram que a instabilidade econômica no Brasil é o fator determinante para não gastarem nesta data, e outros 5% não souberam opinar.
Muitos consumidores aproveitam a data também para garantir o presente de Natal, mas muitos não arriscam por receio de que as compras não cheguem antes das festividades. E é aí que entramos no tema do frete. Os donos dos e-commerces ou gestores destas lojas virtuais precisam se atentar para a entrega e para oferecer a melhor opção de frete a seus clientes. Pensando nisso, listei alguns itens importantes sobre o assunto:
1. Faça teste de “estresse” na loja
É importante fazer esse teste para que você tenha certeza que a sua loja esteja preparada para a Black Friday. É comum nessa época ocorrer um aumento quase 10 vezes maior do número de visitantes e clientes nas lojas, por isso é importante ter a certeza de que toda a sua operação está preparada para esse aumento expressivo. É preciso verificar também se as webservices que sua loja utiliza garantem por contrato a velocidade das consultas e estabilidade do sistema, já que é comum ter um congestionamento no site, podendo fazer com que o mesmo caia por um tempo, e com isso você pode perder vendas e afetar diretamente a experiência de compra do usuário.
2. Prazos de entrega das transportadoras
É importante verificar com as transportadores o prazo de envio dos produtos. Reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos combinados. É frequente nessa época que as pessoas comprem os produtos já pensando no Natal ou que precisem que o mesmo seja entregue rapidamente. É importante que seja feito monitoramento do processo completo até a conclusão da entrega, dando todo o suporte e atendimento, deixando o cliente por dentro do deslocamento do seu produto como também caso ocorra possíveis imprevistos e atraso com a mercadoria, avisar o cliente proativamente é essencial. É interessante que as lojas virtuais tenham também como possibilidade o alargamento de prazos no frete. Isso pode ajudar na diminuição do custo do SAC no futuro, impedindo reclamações sobre as experiências dos consumidores e desgastes na sua loja em sites especializados.
3. Cuidado com as campanhas de fretes grátis
As campanhas de fretes grátis precisam ser bem acompanhadas e bem medidas de forma que não ocorra qualquer prejuízo para sua loja. Com o grande número de ofertas, aumenta a competitividade e por isso muitos e-commerces deverão oferecer o frete grátis aos seus clientes, mas nem sempre é a melhor opção e, se não bem planejado, pode ocasionar prejuízos para o lojista. É necessário que haja uma análise detalhada antes de definir as campanhas de frete para vender com qualidade.
4. Não se limite somente a uma transportadora
É interessante sempre ter mais de uma opção de transportadora para trabalhar, para que não haja problemas nos envios dos produtos e acúmulo de itens a serem enviados pela sua loja. Esteja sempre com transportadoras que, além de cumprir com o tempo de entrega estipulado, se preocupam também com as condições em que o produto chegará ao destino. Isso é fundamental tanto para a loja quanto para o consumidor.
5. Confira os preços dos fretes de sua loja
É importante verificar se todas as tabelas de frete das transportadoras estão corretamente implementadas ou devidamente atualizadas para não apresentar ao cliente preços e prazos erroneamente. Valores incorretos do serviço podem gerar prejuízos e até mesmo perda de vendas. Se o frete estiver abaixo do valor do custo da transportadora, um grande volume de compras com esse problema pode incorrer em perdas significativas.
É muito importante que sua loja esteja preparada para essa data, pois é senso comum que ela fará toda a diferença no resultado anual de vendas. As lojas precisam atender todas as exigências do consumidor e garantir a integridade do seu serviço, da venda atrativa à entrega do produto no prazo estimado. Um serviço bem prestado, com preço justo, entrega garantida e frete assegurado são elementos que fidelizam clientes e representam várias Black Fridays de sucesso.
Mesmo com cenário econômico bastante desfavorável, a expectativa é positiva para o e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado em agosto deste ano pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com duas mil pessoas, 80% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar algo durante a Black Friday. Dos 20% restantes, 15% justificaram que a instabilidade econômica no Brasil é o fator determinante para não gastarem nesta data, e outros 5% não souberam opinar.
Muitos consumidores aproveitam a data também para garantir o presente de Natal, mas muitos não arriscam por receio de que as compras não cheguem antes das festividades. E é aí que entramos no tema do frete. Os donos dos e-commerces ou gestores destas lojas virtuais precisam se atentar para a entrega e para oferecer a melhor opção de frete a seus clientes. Pensando nisso, listei alguns itens importantes sobre o assunto:
1. Faça teste de “estresse” na loja
É importante fazer esse teste para que você tenha certeza que a sua loja esteja preparada para a Black Friday. É comum nessa época ocorrer um aumento quase 10 vezes maior do número de visitantes e clientes nas lojas, por isso é importante ter a certeza de que toda a sua operação está preparada para esse aumento expressivo. É preciso verificar também se as webservices que sua loja utiliza garantem por contrato a velocidade das consultas e estabilidade do sistema, já que é comum ter um congestionamento no site, podendo fazer com que o mesmo caia por um tempo, e com isso você pode perder vendas e afetar diretamente a experiência de compra do usuário.
2. Prazos de entrega das transportadoras
É importante verificar com as transportadores o prazo de envio dos produtos. Reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos combinados. É frequente nessa época que as pessoas comprem os produtos já pensando no Natal ou que precisem que o mesmo seja entregue rapidamente. É importante que seja feito monitoramento do processo completo até a conclusão da entrega, dando todo o suporte e atendimento, deixando o cliente por dentro do deslocamento do seu produto como também caso ocorra possíveis imprevistos e atraso com a mercadoria, avisar o cliente proativamente é essencial. É interessante que as lojas virtuais tenham também como possibilidade o alargamento de prazos no frete. Isso pode ajudar na diminuição do custo do SAC no futuro, impedindo reclamações sobre as experiências dos consumidores e desgastes na sua loja em sites especializados.
3. Cuidado com as campanhas de fretes grátis
As campanhas de fretes grátis precisam ser bem acompanhadas e bem medidas de forma que não ocorra qualquer prejuízo para sua loja. Com o grande número de ofertas, aumenta a competitividade e por isso muitos e-commerces deverão oferecer o frete grátis aos seus clientes, mas nem sempre é a melhor opção e, se não bem planejado, pode ocasionar prejuízos para o lojista. É necessário que haja uma análise detalhada antes de definir as campanhas de frete para vender com qualidade.
4. Não se limite somente a uma transportadora
É interessante sempre ter mais de uma opção de transportadora para trabalhar, para que não haja problemas nos envios dos produtos e acúmulo de itens a serem enviados pela sua loja. Esteja sempre com transportadoras que, além de cumprir com o tempo de entrega estipulado, se preocupam também com as condições em que o produto chegará ao destino. Isso é fundamental tanto para a loja quanto para o consumidor.
5. Confira os preços dos fretes de sua loja
É importante verificar se todas as tabelas de frete das transportadoras estão corretamente implementadas ou devidamente atualizadas para não apresentar ao cliente preços e prazos erroneamente. Valores incorretos do serviço podem gerar prejuízos e até mesmo perda de vendas. Se o frete estiver abaixo do valor do custo da transportadora, um grande volume de compras com esse problema pode incorrer em perdas significativas.
É muito importante que sua loja esteja preparada para essa data, pois é senso comum que ela fará toda a diferença no resultado anual de vendas. As lojas precisam atender todas as exigências do consumidor e garantir a integridade do seu serviço, da venda atrativa à entrega do produto no prazo estimado. Um serviço bem prestado, com preço justo, entrega garantida e frete assegurado são elementos que fidelizam clientes e representam várias Black Fridays de sucesso.
Guilherme Reitz - fundador do
Axado, empresa de tecnologia com foco em logística de transportes que se
consolidou como a primeira plataforma de gestão de fretes completa, de ponta a
ponta, para indústrias e varejos, online e offline, do Brasil que tem atuação
nacional desenvolvendo soluções de gestão de fretes, implementação de tabelas e
calculo em fração de milissegundos, de forma precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário