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sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Conheça dez princípios de um bom líder


Liderança é a palavra chave para o sucesso de uma empresa ou equipe, já que um líder é responsável por orientar a tomada de decisões, garantir o cumprimento das tarefas, identificar e resolver problemas, além de formar uma boa equipe, disposta a trazer bons resultados. Mas quem tem um negócio sabe que tudo isso depende de vários fatores e, pensando nisso, o empresário Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil, traz princípios para quem precisa exercer essa função com maestria.


1. Contrate devagar e demita rápido

Muitas vezes a contratação é feita de forma rápida para substituir um funcionário. A princípio, todos parecem bons quando a empresa está em uma situação de emergência mas, diante disso, uma admissão precipitada pode se tornar um erro. Uma dica é sempre ter um sistema de contratação mesmo sem precisar, possibilitando fazer os testes sempre com cautela. Já a demissão deve ser rápida sempre que o colaborador está tendo atitudes que um gestor sabe que pode ser prejudicial ao negócio. A maioria dos líderes ainda seguram os funcionários pela comodidade de não ter que mexer na equipe


2. Aceite a culpa

Quando um gestor lidera uma equipe é preciso assumir a culpa. Quando a culpa é colocada em outra pessoa não tem como resolver o problema. A característica de um bom líder é assumir tudo que acontece nas operações, ou seja, ter uma atitude pró ativa frente aos problemas.


3. Tenha princípios claros de transparência e honestidade

Nunca esconda nada de ninguém ou deixe de ter uma conversa, quando necessário. Se um líder consegue passar esses conceitos aos gestores de cada operação é possível que eles também passem para suas equipes, ou seja, todos darão sequencia ao trabalho do líder dentro da empresa.


4. Treine corretamente a equipe

Muitas vezes não é um líder que treina sua equipe pois, em muitos casos, pode não ser a pessoa correta para essa função. Mas um líder não pode deixar de se responsabilizar pelo treinamento de cada um dos funcionários, oferecendo todo material necessário para a função, preocupando-se com o desenvolvimento profissional de cada um.


5. Delegue tarefas

A princípio o funcionário pode não desenvolver a função com tanta habilidade, mas isso pode ser só um começo. Após passar o período de aprendizagem um líder pode ter mais qualidade de vida, fazendo a colheita desse tempo de treinamento mais para frente e ganhando tempo no dia-a-dia para desempenhar outras funções.


6. Registre tudo que acontece no negócio

É importante documentar tudo que é feito com recorrência em um negócio. As grandes redes trabalham dessa forma, porém a maioria dos operadores independentes não segue esse modelo, podendo resultar em uma grande dificuldade ao trocar um funcionário, por exemplo. Toda pessoa que sai leva seu conhecimento aquirido na empresa. Um bom líder registrada todos os sistemas de uma operação.


7. Busque melhoria contínua

Durante um passeio pela operação um líder deve observar sempre o que pode ser melhorado. O sucesso de um negócio não vem da noite para o dia, mas sempre teve alguém preocupado com as melhorias. Neste caso também entra a importância de documentar todos os processos, já que um gestor consegue analisar os dados registrados no papel e ver com clareza os pontos que podem ganhar melhorias, ou seja, ter tudo de forma mais clara.


8. Tenha foco nos pequenos detalhes

São pequenos detalhes que fazem toda diferença. Quando focamos nos detalhes os primeiros a perceberem a diferença são os clientes. Um exemplo são os restaurantes cinco estrelas, onde é possível perceber que existe uma equipe focada em atender cada um dos requisitos necessários para garantir uma experiência exemplar aos seus hóspedes. Um líder que procura a diferença em cada detalhe consegue instituir uma cultura de melhoria e atenção em seu negócio.


9. Identifique gargalos

Em uma operação sempre pode acontecer algo que trava uma determinada área. Um bom líder está sempre atento aos setores, andando e procurando esses gargalos para que as engrenagens de um negócio funcionem perfeitamente. Mediante o problema, podem ser feitas realocações de pessoas ou a tomada de decisões frente a dificuldades.


10. Faça reuniões assertivas

Um bom líder chama para reunião somente pessoas capacitadas a resolver uma determinada situação. Há uma diferença entre uma reunião informativa, onde todos precisam participar, e uma reunião recorrente que serve para identificar, discutir e solucionar problemas. Um bom líder evita reuniões desnecessárias.

 


Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Politi Academy
https://politiacademy.com.br/


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