Liderança é a palavra chave para o sucesso de
uma empresa ou equipe, já que um líder é responsável por orientar a tomada de
decisões, garantir o cumprimento das tarefas, identificar e resolver problemas,
além de formar uma boa equipe, disposta a trazer bons resultados. Mas quem tem
um negócio sabe que tudo isso depende de vários fatores e, pensando nisso, o
empresário Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock
Café para o Brasil, traz princípios para quem precisa exercer essa função com
maestria.
1. Contrate devagar e demita rápido
Muitas vezes a contratação é feita de forma
rápida para substituir um funcionário. A princípio, todos parecem bons quando a
empresa está em uma situação de emergência mas, diante disso, uma admissão
precipitada pode se tornar um erro. Uma dica é sempre ter um sistema de
contratação mesmo sem precisar, possibilitando fazer os testes sempre com
cautela. Já a demissão deve ser rápida sempre que o colaborador está tendo
atitudes que um gestor sabe que pode ser prejudicial ao negócio. A maioria dos
líderes ainda seguram os funcionários pela comodidade de não ter que mexer na
equipe
2. Aceite a culpa
Quando um gestor lidera uma equipe é preciso
assumir a culpa. Quando a culpa é colocada em outra pessoa não tem como resolver
o problema. A característica de um bom líder é assumir tudo que acontece nas
operações, ou seja, ter uma atitude pró ativa frente aos problemas.
3. Tenha princípios claros de transparência e
honestidade
Nunca esconda nada de ninguém ou deixe de ter
uma conversa, quando necessário. Se um líder consegue passar esses conceitos
aos gestores de cada operação é possível que eles também passem para suas
equipes, ou seja, todos darão sequencia ao trabalho do líder dentro da empresa.
4. Treine corretamente a equipe
Muitas vezes não é um líder que treina sua
equipe pois, em muitos casos, pode não ser a pessoa correta para essa função.
Mas um líder não pode deixar de se responsabilizar pelo treinamento de cada um
dos funcionários, oferecendo todo material necessário para a função, preocupando-se
com o desenvolvimento profissional de cada um.
5. Delegue tarefas
A princípio o funcionário pode não
desenvolver a função com tanta habilidade, mas isso pode ser só um começo. Após
passar o período de aprendizagem um líder pode ter mais qualidade de vida,
fazendo a colheita desse tempo de treinamento mais para frente e ganhando tempo
no dia-a-dia para desempenhar outras funções.
6. Registre tudo que acontece no negócio
É importante documentar tudo que é feito com
recorrência em um negócio. As grandes redes trabalham dessa forma, porém a
maioria dos operadores independentes não segue esse modelo, podendo resultar em
uma grande dificuldade ao trocar um funcionário, por exemplo. Toda pessoa que
sai leva seu conhecimento aquirido na empresa. Um bom líder registrada todos os
sistemas de uma operação.
7. Busque melhoria contínua
Durante um passeio pela operação um líder
deve observar sempre o que pode ser melhorado. O sucesso de um negócio não vem
da noite para o dia, mas sempre teve alguém preocupado com as melhorias. Neste
caso também entra a importância de documentar todos os processos, já que um
gestor consegue analisar os dados registrados no papel e ver com clareza os
pontos que podem ganhar melhorias, ou seja, ter tudo de forma mais clara.
8. Tenha foco nos pequenos detalhes
São pequenos detalhes que fazem toda
diferença. Quando focamos nos detalhes os primeiros a perceberem a diferença
são os clientes. Um exemplo são os restaurantes cinco estrelas, onde é possível
perceber que existe uma equipe focada em atender cada um dos requisitos
necessários para garantir uma experiência exemplar aos seus hóspedes. Um líder
que procura a diferença em cada detalhe consegue instituir uma cultura de
melhoria e atenção em seu negócio.
9. Identifique gargalos
Em uma operação sempre pode acontecer algo
que trava uma determinada área. Um bom líder está sempre atento aos setores,
andando e procurando esses gargalos para que as engrenagens de um negócio
funcionem perfeitamente. Mediante o problema, podem ser feitas realocações de
pessoas ou a tomada de decisões frente a dificuldades.
10. Faça reuniões assertivas
Um bom líder chama para reunião somente pessoas capacitadas a resolver uma determinada situação. Há uma diferença entre uma reunião informativa, onde todos precisam participar, e uma reunião recorrente que serve para identificar, discutir e solucionar problemas. Um bom líder evita reuniões desnecessárias.
Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Politi Academy
https://politiacademy.com.br/
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