A temporada de festas julinas traz sabores típicos como pé-de-moleque, paçoca, maçã do amor e pamonha, mas também acende o alerta para a saúde bucal. Pesquisa recente da Neogrid indica que os itens típicos registraram em 2025 a menor alta de preços em quatro anos, com destaque para quedas em produtos como milho e canjica, enquanto mandioca subiu mais de 13%. O incentivo ao consumo, portanto, exige orientação profissional para evitar prejuízos à saúde dos dentes.
Estudos em odontologia apontam que alimentos açucarados e de textura pegajosa criam ambiente propício para cáries e até fraturas nas peças dentárias. A cárie, em especial, é causada pela produção de ácido pelas bactérias orais ao metabolizar o açúcar, levando à desmineralização do esmalte.
Para evitar esse tipo de problema, Paulo Augusto Yanase, dentista da Oral Sin, explica: “O ideal é apreciar os doces típicos com moderação, intercalando com água para reduzir a acidez e evitar a formação de placa bacteriana. Além disso, cuidado ao morder alimentos muito duros como pé-de-moleque ou maçã do amor para não haver trincas ou fraturas. Após a festa, não deixe de escovar os dentes com creme dental com flúor e usar fio dental”, recomenda.
Para manter o sorriso saudável, o dentista recomenda seis dicas para manter a saúde bucal intacta após tanta comilança.
1-
Hidratar-se com água durante e pós-evento, pois ajuda na limpeza natural da
boca;
2-
Evitar refrigerantes e sucos artificiais: o açúcar aliado à acidez potencializa
o risco de erosão do esmalte;
3-
Optar por quitutes menos abrasivos como milho cozido ou canjica em vez de
opções caramelizadas.
4-
Mas, se não for possível resistir aos doces, realize higiene bucal rigorosa
após consumir os doces, com escovação, fio dental e, se possível, enxaguante
bucal;
5-
Agende uma visita ao dentista antes e após as festas para prevenir cáries e
reparar possíveis danos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário