Pesquisar no Blog

sábado, 5 de julho de 2025

Comer massa faz bem para o humor, aponta nova pesquisa realizada na Itália

Estudo revela impacto emocional positivo da massa, especialmente em momentos de convívio social 

 

 Pesquisas recentes conduzidas na Itália pela Università Cattolica del Sacro Cuore, com apoio do Grupo Barilla, exploraram os efeitos psicológicos e emocionais do consumo de macarrão. A equipe de pesquisa, liderada pelo professor Francesco Pagnini, psicólogo clínico com passagens anteriores pela Universidade de Harvard, investigou a relação entre o consumo de macarrão e o bem-estar emocional. Os resultados, publicados na revista Food Science & Nutrition, sugerem que o consumo de macarrão está associado ao aumento da felicidade, redução do estresse e melhora na qualidade de vida em geral.

O estudo, intitulado "Pasta, what a feeling! A multi-method study on the relationship between pasta consumption and happiness" ("Macarrão, que sentimento! Um estudo multimétodo sobre a relação entre o consumo de macarrão e a felicidade"), utilizou um desenho observacional para examinar os efeitos emocionais e psicológicos únicos do macarrão. Diferente de outros alimentos, o estudo — com foco no mercado italiano — revelou que o macarrão parece aumentar a felicidade e reduzir o estresse, especialmente quando consumido em ambientes sociais, como jantares em família ou encontros com amigos.

A primeira parte da pesquisa envolveu uma amostra de 1.532 participantes italianos. Os dados foram coletados por meio de questionários e revelaram que:

  • 41% dos entrevistados associam o macarrão à família,
  • 21% a emoções positivas,
  • 10% ao prazer de comer macarrão,
  • e 7% ao conforto e relaxamento.

“Nossa pesquisa indica que o simples ato de compartilhar uma refeição com macarrão pode criar conexões emocionais duradouras e proporcionar conforto como nenhum outro alimento”, afirmou o professor Pagnini.

“Outros alimentos — sejam refeições à base de carboidratos como arroz, pão e pizza, ou outras opções nutricionais, como carne e fast food — não foram associados a um aumento semelhante da felicidade quando consumidos na presença de outras pessoas. Os dados sugerem que a combinação de macarrão e interação social é um impulsionador significativo da felicidade”, completou o professor.

“Este estudo reafirma como o sabor delicioso e as qualidades nutritivas do macarrão podem trazer uma sensação de felicidade à vida cotidiana”, diz Valeria Rapetti, Diretora Global de Nutrição e Bem-Estar do Grupo Barilla. “O estudo capta lindamente como o macarrão une as pessoas, criando momentos de alegria.”


Principais descobertas:

  • O macarrão é uma escolha regular para 44% dos participantes, que o consomem de 2 a 3 vezes por semana; quase 23,9% o consomem diariamente.
  • O macarrão está ligado a sensações de saciedade (34%), satisfação (29%) e felicidade (10%).
  • As associações emocionais incluem família (41%), emoções positivas (21%) e conforto (7%).
  • O consumo de macarrão está associado à redução de emoções negativas, menor estresse e aumento da atenção plena (mindfulness).
  • Comer macarrão em um contexto social aumenta significativamente a felicidade.

O macarrão se destaca como mais do que um alimento básico: é um importante contribuinte para o bem-estar emocional. O estudo ressalta a importância de considerar as dimensões psicológicas e sociais do consumo alimentar.

 


Barilla - Para mais informações, visite o site. Twitter: @barillagroup; LinkedIn: Barilla Group; Instagram: @barillapeople.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados