Estudo revela
impacto emocional positivo da massa, especialmente em momentos de convívio
social
Pesquisas recentes conduzidas na Itália pela Università Cattolica del
Sacro Cuore, com apoio do Grupo Barilla, exploraram os efeitos psicológicos e
emocionais do consumo de macarrão. A equipe de pesquisa, liderada pelo
professor Francesco Pagnini, psicólogo clínico com passagens anteriores pela
Universidade de Harvard, investigou a relação entre o consumo de macarrão e o
bem-estar emocional. Os resultados, publicados na revista Food
Science & Nutrition, sugerem que o consumo de macarrão está
associado ao aumento da felicidade, redução do estresse e melhora na qualidade
de vida em geral.
O estudo, intitulado "Pasta, what a feeling! A
multi-method study on the relationship between pasta consumption and
happiness" ("Macarrão, que sentimento! Um estudo multimétodo sobre a
relação entre o consumo de macarrão e a felicidade"), utilizou um desenho
observacional para examinar os efeitos emocionais e psicológicos únicos do
macarrão. Diferente de outros alimentos, o estudo — com foco no mercado
italiano — revelou que o macarrão parece aumentar a felicidade e reduzir o
estresse, especialmente quando consumido em ambientes sociais, como jantares em
família ou encontros com amigos.
A primeira parte da pesquisa envolveu uma amostra
de 1.532 participantes italianos. Os dados foram coletados por meio de
questionários e revelaram que:
- 41%
dos entrevistados associam o macarrão à família,
- 21%
a emoções positivas,
- 10%
ao prazer de comer macarrão,
- e 7%
ao conforto e relaxamento.
“Nossa pesquisa indica que o simples ato de
compartilhar uma refeição com macarrão pode criar conexões emocionais
duradouras e proporcionar conforto como nenhum outro alimento”, afirmou o
professor Pagnini.
“Outros alimentos — sejam refeições à base de
carboidratos como arroz, pão e pizza, ou outras opções nutricionais, como carne
e fast food — não foram associados a um aumento semelhante da felicidade quando
consumidos na presença de outras pessoas. Os dados sugerem que a combinação de
macarrão e interação social é um impulsionador significativo da felicidade”,
completou o professor.
“Este estudo reafirma como o sabor delicioso e as
qualidades nutritivas do macarrão podem trazer uma sensação de felicidade à
vida cotidiana”, diz Valeria Rapetti, Diretora Global de Nutrição e Bem-Estar
do Grupo Barilla. “O estudo capta lindamente como o macarrão une as pessoas,
criando momentos de alegria.”
Principais descobertas:
- O
macarrão é uma escolha regular para 44% dos participantes, que o consomem
de 2 a 3 vezes por semana; quase 23,9% o consomem diariamente.
- O
macarrão está ligado a sensações de saciedade (34%), satisfação (29%) e
felicidade (10%).
- As
associações emocionais incluem família (41%), emoções positivas (21%) e
conforto (7%).
- O
consumo de macarrão está associado à redução de emoções negativas, menor
estresse e aumento da atenção plena (mindfulness).
- Comer
macarrão em um contexto social aumenta significativamente a felicidade.
O macarrão se destaca como mais do que um alimento
básico: é um importante contribuinte para o bem-estar emocional. O estudo
ressalta a importância de considerar as dimensões psicológicas e sociais do
consumo alimentar.
Barilla - Para mais informações, visite o site. Twitter: @barillagroup; LinkedIn: Barilla Group; Instagram: @barillapeople.
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