Envelhecimento da população brasileira impulsiona o setor de cuidados domiciliares e amplia oportunidades para redes especializadas, que é o caso do Grupo Acolher e Cuidar
Em 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), a população idosa brasileira alcançou um marco histórico: pela primeira vez, pessoas com acima de 60 anos deixaram de ser a menor parcela da população, ultrapassando o número de jovens de 15 a 24 anos. Atualmente, 15,6% dos brasileiros são idosos, enquanto em contrapartida, o grupo de jovens representa apenas 14,8%. Os dados já revelam as possíveis transformações sociais, tanto na área da saúde e econômicas.
Ainda de acordo com a pesquisa desenvolvida pelo IBGE, essa tendência será algo duradouro. Em 2046, espera-se que os idosos representam 28% da população brasileira. Em 2070, a expectativa é que esse número suba para 37%, ou seja, mais de um em cada três brasileiros será idoso. Esse envelhecimento acelerado da população traz uma série de desafios para o país, especialmente no que se diz respeito ao acesso à garantia de qualidade de vida, saúde e bem-estar a essa parcela crescente da população.
Nesse contexto, a
procura por profissionais qualificados e redes especializadas em cuidados em
casa está aumentando. Cuidar de idosos exige conhecimento técnico, empatia e
uma boa estrutura para garantir segurança, conforto e bem-estar, especialmente
em um país onde as famílias estão se tornando menores e as rotinas mais
corridas. Esse crescimento na demanda destaca a relevância de ações que
promovam um envelhecimento saudável e com dignidade.
Mais idosos, mais demandas por cuidados
O aumento da longevidade traz a necessidade de que as políticas públicas e o setor privado se adaptem a uma nova realidade: um número crescente de brasileiros que têm necessidades específicas relacionadas à saúde física, mental e emocional. Embora o envelhecimento da população represente um desafio, ele também cria oportunidades para negócios e inovações na área de cuidados. O reconhecimento da importância do cuidado humanizado e o crescimento do setor de home care indicam que estamos caminhando para uma profissionalização dos serviços destinados à terceira idade.
Uma das redes que
têm se destacado nesse contexto é o Grupo Acolher e Cuidar. Com foco no
atendimento domiciliar, a rede oferece serviços especializados de cuidadores de
idosos para diferentes níveis de complexidade, da baixa à alta. Além dos
cuidados diários, a atuação do grupo se destaca pela ênfase em reabilitação e
promoção da qualidade de vida, sempre com foco na segurança e no bem-estar dos
pacientes.
Atendimento domiciliar
O atendimento domiciliar é diferente do convencional, pois propicia que o paciente receba os cuidados na sua casa. O processo de alta é mais tranquilo, já que a equipe de saúde ensina os pacientes a se cuidar, proporcionando uma transição de cuidados e tratamento que seja eficiente e tranquila, evitando retornos que muitas vezes não são necessários em internação hospitalar. Além disso, a qualidade de vida e o bem-estar propiciados por esse modelo são uma vantagem.
“Os atendimentos domiciliares são muito mais do que apenas uma extensão do cuidado hospitalar. O modelo veio para fazer uma ruptura com hospitais tradicionais, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para os pacientes. Nesse modelo, é possível tratar o paciente de forma mais humanizada em um momento em que ele precisa de muita atenção e carinho”, explica Estevan Oliveira, CEO do Grupo Acolher e Cuidar.
Nos últimos anos,
os atendimentos domiciliares vêm se mostrando cada vez mais eficazes, com mais
segurança e alta qualidade. Segundo Estevan, esses estilos de atendimento
garantem mais eficiência e comodidade aos pacientes, já que os mesmos conseguem
se recuperar com mais facilidade, evitando o desgaste em retornos às consultas
médicas.
Virou necessidade
Com a população envelhecendo cada vez mais rápido, investir em cuidados especializados se tornou um hábito necessário. Garantir dignidade, acolhimento e suporte adequado para essa população é uma responsabilidade coletiva que passa por familiares, profissionais da saúde e redes de atendimento.
No Grupo Acolher e Cuidar, a equipe é composta por profissionais altamente qualificados, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e diversas outras áreas de atuação. São oferecidos os serviços de atendimento domiciliar, cuidador de pessoas, cuidados paliativos, internação domiciliar, locação de equipamentos, oxigenoterapia, tratamento com medicamentos endovenosos, como por exemplo antibióticos e hidratação venosa, tratamento de feridas, dentre outros tratamentos com estrutura e segurança.
“O principal diferencial dos nossos serviços em relação aos que já existem no mercado é que atuamos no momento em que o paciente mais precisa, junto com a equipe médica que assiste o paciente, o que traz ainda mais segurança para a família. O serviço que prestamos evita deslocamento para o hospital, filas, contato com doenças respiratórias que poderiam ocorrer em contato com outros pacientes. A grande maioria dos tratamentos ocorre no conforto da sua residência em atendimentos de baixa, média e alta complexidade com profissionais altamente treinados”, finaliza o CEO do grupo.
https://www.grupoacolherecuidar.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário