Com alta no ticket
médio, mas queda nas transações, recuperação segue lenta
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O Instituto
Foodservice Brasil (IFB) divulga os resultados do Índice de Desempenho do Food
Service (IDF) referentes a fevereiro de 2025. Os dados apontam que embora o IDF
tenha registrado uma alta de 1,4%, quando descontada a inflação, medida pelo
IPCA, há uma queda de 5,3% no IDF real.
Vale
ressaltar que, no mês avaliado, fatores de calendário influenciaram os
resultados, como a presença de um dia a menos de venda em comparação a 2024,
devido ao ano bissexto, e a mudança do Carnaval para março de 2025, enquanto no
ano anterior ocorreu em fevereiro. O fechamento do primeiro trimestre de 2025,
que será divulgado em abril, trará uma percepção mais clara do crescimento do
setor, excluindo os efeitos da sazonalidade.
Os dados
também apontam para um cenário desigual de consumo no país. O Norte e o
Centro-Oeste lideraram os ganhos, com altas de 7,3% e 7,0%, respectivamente. Já
o Nordeste apresentou um crescimento modesto de 3,7%, enquanto o Sudeste teve
queda de 0,9%. A comparação das mesmas lojas indicou um recuo de 0,5% em
fevereiro, revelando dificuldades na manutenção do volume de vendas nos
estabelecimentos existentes. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2025, o
crescimento nominal do setor foi de 3,8%, enquanto o real ficou em 1,9%.
“O setor de food service segue demonstrando resiliência, mas o impacto da inflação e a redução no volume de transações indicam que os desafios ainda não foram superados. Precisamos de estratégias inovadoras e maior eficiência operacional para garantir uma retomada sustentável.” destaca Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.
Delivery em alta
O canal de delivery
representou 22,7% do total das vendas em fevereiro, um leve aumento em relação
ao mesmo período do ano passado. Enquanto os centros comerciais (shoppings,
supermercados, aeroportos) tiveram um crescimento de 7,3%, as lojas de rua
avançaram 3,9%, mostrando menor dinamismo neste segmento. O setor registrou um
aumento de 1,7% no número de estabelecimentos na comparação anual.
Foram
abertas 19 lojas em fevereiro (7 em centros comerciais e 12 de rua), mas houve
40 fechamentos no mesmo período, reforçando o cenário desafiador. O ticket
médio subiu 5,94% no período, atingindo R$ 45,60 em fevereiro de 2025, um
reflexo da inflação e do ajuste de preços no setor. A inflação anual do setor
ficou em 5,9%, e o número total de transações sofreu queda de -3,1%, um
indicativo de menor frequência de consumo.
“Os
empresários precisam estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e
focar em otimização e digitalização para manter a competitividade. A inovação
será o diferencial para quem deseja crescer em um mercado cada vez mais
desafiador”, completa Devisate.
Os dados do
IDF de fevereiro de 2025 reforçam que, embora o setor tenha registrado
crescimento nominal, a inflação e a queda no volume de transações continuam
sendo desafios significativos. A necessidade de adaptação a novas dinâmicas de
consumo, otimização operacional e inovação nos canais de venda seguirá sendo
determinante para a recuperação do setor.
Instituto Foodservice
Brasil - IFB

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