Pesquisar no Blog

domingo, 6 de abril de 2025

Como a alimentação pode ajudar o pet em dias de altas temperaturas

Freepik

Diferente dos humanos, que regulam a temperatura corporal por meio do suor, os pets controlam a troca de calor do corpo e conseguem manter a temperatura ideal por meio da respiração e da sudorese. Porém, o ato de respirar rápido ou ofegante pode significar que o pet está cansado ou que a temperatura pode estar incomodando.

Para isso, existem alternativas que podem fazer a diferença para que eles enfrentem o calor de forma confortável e segura. A alimentação, por exemplo, é uma das principais aliadas. Destacam-se as frutas que ajudam na hidratação, além de oferecerem vitaminas, sendo uma opção de petisco saudável.

“As frutas hidratam naturalmente, a exemplo da melancia e do melão. Ambos possuem alto teor de água para ajudar a manter os pets hidratados. Outras, como a banana madura e a manga, fornecem carboidratos de fácil digestão. Geladas ou congeladas, as frutas são uma ótima maneira de aliviar o calor.”, explica Gabriela Corte Real, nutricionista veterinária de A Quinta Pet, foodtech de alimentação natural para pets.


Frutas recomendada e proibidas

Gabriela recomenda frutas como banana, melão, melancia, maçã (sem semente, pois são tóxicas para eles), morango, manga e água de coco. Já uva e uva-passa, carambola e açaí, além de frutas que contenham caroços grandes como abacate, devem ser consumidos somente a polpa pelo risco de obstrução e toxidade, retirando assim todas as sementes.


A seguir, a especialista sugere algumas formas de oferecer e preparar:

·         Congeladas – cortes as frutas em pedaços e congele para oferecer petiscos refrescantes.

 

·         Sorvete natural – bata as frutas em um pouco de água e congele em forminhas de gelo.

 

·         Picolé caseiro – congele pedacinhos de fruta em caldo de carne (sem tempero) ou com iogurte natural (que não tenha açúcar).

 

·         Mix de frutas com água de coco – misture:

o    1 copo de água de coco;

o    1 pedaço de manga madura sem a casca (ou outras frutas da preferência do pet);

o    1 pedaço de maçã madura sem a casca e sementes;

o    ½ banana madura.

Preparo: bata todas as frutas e a água de coco no liquidificador até conseguir uma mistura homogênea. Despeje em uma forminha de picolé, finalizando com um palitinho de petisco espetado.

 

·         Mix de frutas com iogurte natural  Misture uma ou várias frutas com iogurte natural, desde que ele não tenha açúcar (somente leite e fermento lácteo – probióticos). Bata no liquidificador e despeje nas forminhas. Pode oferecer prontamente ao seu pet ou congelar e oferecer na forma de picolé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados