Pesquisar no Blog

domingo, 20 de abril de 2025

Castração, a chave para reduzir o abandono e o sofrimento dos animais


O abandono de animais é um problema crescente que afeta milhares de cães e gatos todos os anos. Muitos desses animais são deixados nas ruas, expostos a fome, doenças e maus-tratos. Os números de animais nessas condições são altos e preocupantes. 

Segundo a pesquisa “Índice de Abandono Animal”, realizada em 2023 pela Mars Petcare em parceria com um grupo global de especialistas, aproximadamente 25% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigo à espera de adoção no Brasil, número superior a 30 milhões desses pets. Para combater essa realidade, a médica veterinária Marcela Maris, proprietária da clínica +AmorVet, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), destaca a importância da castração como a única solução eficaz para o controle populacional de animais de rua. 

A clínica, que tem parcerias com diversas ONGs, recebe diariamente animais resgatados, muitos deles vindos de colônias de gatos, um fenômeno comum nas cidades. Sem o controle populacional adequado, esses grupos crescem de forma descontrolada, agravando o problema do abandono, explica Marcela Maris. 

Segundo Marcela, a conscientização sobre a castração deve envolver toda a sociedade. “A conscientização contra o abandono de animais não é apenas responsabilidade de um órgão, mas sim de todos nós. Devemos agir em conjunto para mudar essa realidade, oferecendo um lar seguro e cheio de amor para os animais que foram abandonados” enfatiza.

 

Marcela Maris - Além de veterinária, Marcela também atua na Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás como Auxiliar de Autópsia. Sua trajetória profissional teve início na fisioterapia, atuando no Hospital Geral de Goiânia (HGG). No entanto, sua vocação para ajudar os mais vulneráveis a levou a trocar a saúde humana pela veterinária, seguindo os passos do esposo e sócio. Hoje, na clínica +AmorVet, ela e sua equipe oferecem atendimento acessível, garantindo que mais animais recebam os cuidados necessários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados