O abandono de animais é um problema crescente que afeta milhares de cães e gatos todos os anos. Muitos desses animais são deixados nas ruas, expostos a fome, doenças e maus-tratos. Os números de animais nessas condições são altos e preocupantes.
Segundo a pesquisa “Índice de Abandono Animal”, realizada em 2023 pela Mars Petcare em parceria com um grupo global de especialistas, aproximadamente 25% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigo à espera de adoção no Brasil, número superior a 30 milhões desses pets. Para combater essa realidade, a médica veterinária Marcela Maris, proprietária da clínica +AmorVet, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), destaca a importância da castração como a única solução eficaz para o controle populacional de animais de rua.
A clínica, que tem parcerias com diversas ONGs, recebe diariamente animais resgatados, muitos deles vindos de colônias de gatos, um fenômeno comum nas cidades. Sem o controle populacional adequado, esses grupos crescem de forma descontrolada, agravando o problema do abandono, explica Marcela Maris.
Segundo
Marcela, a conscientização sobre a castração deve envolver toda a sociedade. “A
conscientização contra o abandono de animais não é apenas responsabilidade de
um órgão, mas sim de todos nós. Devemos agir em conjunto para mudar essa
realidade, oferecendo um lar seguro e cheio de amor para os animais que foram
abandonados” enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário