Abrir um restaurante é o sonho de muita gente, mas alguns erros podem transformar-lo em pesadelo. E foi pensando nisso, que o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, trouxe dicas para evitar que isso aconteça.
- Salão
vazio no primeiro dia
A inauguração é o momento que todos os olhos estão
voltados ao negócio, sendo assim, o salão vazio pode deixar uma impressão
negativa. O ideal é fazer um investimento para encher a casa e estrear com
sucesso.
Um convite atrativo pode chamar a atenção dos
apaixonados pela gastronomia. Usar a exclusividade é uma poderosa arma, já que
um convite VIP pode criar uma conexão emocional para quem está recebendo. Usar
as redes sociais, influenciadores para divulgação, criar anúncios direcionados
e promover hashtags exclusivas também estimulam o engajamento e a disseminação
do convite entre os usuários.
Criar expectativas com uma pequena história sobre a
visão do restaurante, o carinho nos preparos dos pratos e como cada detalhe foi
planejado pode surpreender. Uma prévia do menu, a presença de chefs renomados
ou o uso de ingredientes exclusivos também reforçam a qualidade e a
sofisticação do evento.
- Precificação
errada
Muitos empreendedores se preocupam com a decoração,
equipe e cardápio, mas esquecem de dar o preço certo para cada item. Uma dica é
criar uma ficha técnica para saber exatamente qual é o lucro, evitando
surpresas desagradáveis no fim do mês.
Determinar o preço ideal de um prato exige
compreender o valor percebido pelo cliente e os custos envolvidos, incluindo
ingredientes e preparação. É preciso agregar a narrativa da experiência
gastronômica e considerar fatores como a localização e o público-alvo. A partir
desses elementos é possível estabelecer uma margem de lucro desejada e praticar
a precificação baseada em valor.
- Falta
de foco em um público específico
Não adianta querer agradar todo mundo, portanto é
importante pensar no perfil do cliente, começando com a definição clara
do conceito do restaurante. Qual será a experiência oferecida aos
clientes?
É essencial alinhar o conceito com as expectativas
do público-alvo e as tendências de mercado. Isso mostra um restaurante vibrante
e atraente, fazendo com que seja escolhido em meio a tantos outros.
- Contratar
pouca gente
No início é comum que parte da equipe desista nos
primeiros dias, portanto o ideal é contratar 30% a mais do que o número de
funcionários para não ficar na mão de uma hora para a outra. É um custo
adicional, mas pode garantir que não caia o movimento por falta de atendimento.
Criar um time engajado leva tempo, pois algumas
táticas são necessárias para isso, como: processo de recrutamento focado em
valores e não apenas em competências técnicas; capacitação e motivação por meio
de treinamentos eficazes e feedback construtivo, além da definição clara das
funções e responsabilidades.
- Falta
de atenção ao fluxo de caixa
Para Politi
esse é o pior de todos os erros, pois o controle de caixa é vital para a saúde
do negócio. Segundo o especialista, é preciso acompanhar diariamente todas as
entradas e saídas. “O saldo do caixa é o que vai determinar o sucesso ou o
fracasso de um restaurante”, explica.
As causas mais comuns da quebra de caixa incluem
erros de contagem e despesas não registradas. No ambiente agitado de um
restaurante, por exemplo, é fácil que ocorram enganos ao dar troco ou ao não
registrar uma compra de última hora. Estas discrepâncias podem parecer
pequenas, mas se acumuladas, impactam negativamente nas finanças da empresa.
Para prevenir a quebra de caixa é importante implementar um sistema de controle financeiro rigoroso. Isso inclui monitoramento diário do fluxo de caixa, criação de um orçamento realista e geração de relatórios frequentes. Ademais, investir no treinamento dos funcionários sobre gestão de caixa e utilizar tecnologias como sistemas de ponto de venda e softwares de gestão financeira ajudam a evitar erros e a manter o negócio lucrativo e eficiente.
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