Dados da ABComm projetam crescimento de 10% do faturamento para o setor em 2025. Conheça estratégias para aumentar as vendas e melhorar a rentabilidade
Como não deve ser diferente para a maioria
dos e-commerces, o ano de 2025 tem metas ambiciosas no sentido de crescimento
do volume de vendas e receita por consequência, na melhoria de rentabilidade,
no ganho de eficiência operacional, na aquisição de novos usuários, na
manutenção e fidelização dos clientes já existentes na sua base.
Segundo dados da ABComm (Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento previsto para o e-commerce
brasileiro é de R$ 224,7 bilhões, representando um crescimento de 10% em
relação a 2024.
Com as expectativas do mercado
positivas, Augusto Parra, Manager Client Services da Rakuten Advertising, rede global líder de marketing de afiliados, apresenta
dicas e insights de como os canais de performance e afiliados podem auxiliar as
marcas, de maneira estratégica, a alcançarem objetivos dos seus e-commerces
para este ano.
Confira a seguir:
1-Integração Técnica
A primeira dica é a garantia de uma integração técnica bem executada,
robusta e que esteja configurada de acordo com as regras e o modelo de
atribuição definidos comercialmente entre o seu e-commerce e a mídia de
performance parceira. “Isso é muito importante para garantir a visão, por meio
dos relatórios e plataformas de análise de dados que utiliza para gestão, da
mesma forma que o parceiro de mídia ou canal de afiliados, por exemplo. Dessa
forma é feita uma atribuição correta destas transações”, garante Parra.
2- Investimentos em parcerias com
bancos e fintechs
A segunda dica para o canal de
afiliados e parcerias, que será tendência em 2025, é o investimento em
parcerias estratégicas como bancos, fintechs, players de cashback e diferentes
programas de fidelidade. “Isso porque esses parceiros, seja por meio de
cashback ou programa de pontos, conseguem oferecer um benefício real para o
consumidor final, o que potencializa taxas de conversão e taxas de recompra,
além da fidelização gerada para o usuário”, afirma.
3-Importância do cashback
Parra
ressalta que, a entrada recente, principalmente dos bancos, no serviço de
cashback e na atuação como um afiliado e parceiro, ajudou a popularizar este
benefício entre os consumidores. “Isto aconteceu por conta da questão da
credibilidade destas marcas, que, geralmente, são grandes bancos”, analisa..
Embora tenha surgido no e-commerce, a prática também tem chegado às lojas
físicas. Dados do Sebrae apontam que 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil
utilizam cashback.
4-Investimentos estratégicos
Levando
em consideração o canal de afiliados e supondo que o modelo de comissionamento
seja o custo por aquisição ou CPA, é muito importante que ele seja definido e
balizado de forma estratégica e alinhada com o modelo de comissão. “É preciso
ter as características e necessidades do seu e-commerce. Vamos supor que sua
loja online possua diferentes categorias de produto e para cada categoria você
possua diferentes nuances de margem. É importante e possível, por exemplo, que
o comissionamento para cada transação gerada por meio do canal de afiliados
seja diferente, de acordo com os produtos e categorias”, ensina.
5-Inovação
Não é segredo para ninguém a necessidade e a importância de inovar e se reinventar a cada dia para continuar progredindo. Principalmente falando de marketing e do mercado digitais e do quanto as tecnologias evoluem rapidamente a cada dia. “Por isso a importância de mapear novas oportunidades, principalmente aquelas que estão relacionadas a novas funcionalidades e novas tecnologias, como a inteligência artificial. Sente-se com os seus canais de afiliados e mídias de performance parceiros e questione sobre as funcionalidades e tecnologias que eles possuem disponíveis e que você ainda não adotou para o seu programa”, recomenda e encerra.
Rakuten Advertising
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