Apenas 6% das profissionais chegam ao cargo de CEO; especialista do UniCuritiba ensina como fortalecer a visibilidade e o espaço no mercado de trabalho
As mulheres representam 40% da força de trabalho no mundo, mas a minoria ocupa cargos de alta liderança. De acordo com o levantamento “Mulheres no trabalho em 2024 – Desafios e oportunidades em um mundo em transformação”, feito pelo ManpowerGroup, apenas 6% das mulheres ocupam o posto de CEOs na lista das 500 maiores empresas da Fortune.
Diferenças
salariais, menor representatividade em altos cargos, estereótipos sobre
competências ou estilos de liderança são algumas das dificuldades que precisam
ser superadas. A pesquisa da Bain & Company realizada no último trimestre de 2024 confirma isso: o
crescimento no número de mulheres à frente de grandes companhias é tímido.
Para enfrentar
essa resistência e conquistar reconhecimento, seja no trabalho ou em outras
áreas da vida, a especialista em Marketing Pessoal, Yasmin Carla Figueiredo,
reforça que é preciso aprender a se posicionar e “vender” sua trajetória.
Com MBA em
Marketing, Criatividade e Inovação, a coordenadora pedagógica e professora do
UniCuritiba diz que destacar talentos e valores, além de construir uma imagem
positiva é fundamental para a reputação feminina no ambiente corporativo.
“O investimento no marketing pessoal é um grande transformador e potencializador da carreira. Traz protagonismo, reconhecimento e credibilidade, aumentando exponencialmente a autoconfiança. Com a autoconfiança estabelecida fica mais fácil identificar oportunidades, parcerias e fazer networking”, completa Yasmin.
3 dicas de marketing pessoal para mulheres
Em alusão ao Mês
da Mulher, celebrado em março, a especialista em Marketing Pessoal e professora
do UniCuritiba, Yasmin Carla Figueiredo, ensina como as mulheres podem
fortalecer sua presença e visibilidade no mercado de trabalho.
1. Seja
autêntica
Autoconhecimento é
fundamental para entender quais são suas preferências, qualidades e o que você
ainda precisa desenvolver. Dedique-se a entender quem você é e a reconhecer
seus talentos e competências. A autenticidade é o que torna as mulheres
memoráveis.
2. Seja
protagonista
Deixe de lado os
bastidores, mostre quem você é e para que veio. Não se intime. Busque
ativamente por oportunidades e faça o seu trabalho ser notado. Mostre
resultados e contribuições de forma objetiva e assertiva.
3. Construa
e fortaleça seu networking
Uma rede forte de
contatos estratégicos fortalece a marca pessoal. Participe de eventos, grupos e
fóruns de discussão para ampliar o networking e aprender com outras mulheres e
líderes inspiradoras.
UniCuritiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário