De acordo com o
Monitor Global de Empreendedorismo, indicadores são os melhores já registrados
em 23 anos
Duas faixas etárias têm se destacado no
empreendedorismo inicial no Brasil: a população de 35 a 44 anos e a que abrange
dos 55 aos 64 anos – em 2024, elas registraram a maior proporção já verificada
desde 2002. A pesquisa teve início em 1999, mas o padrão atual de coleta das
informações por faixa etária teve início em 2002. É o que aponta o Monitor
Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM
2024), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo.
O empreendedorismo inicial compreende os negócios
novos (de três meses a três anos e meio de atividade) e os empreendedores
nascentes, que são aqueles que nos últimos 12 meses realizaram alguma ação
visando ter um negócio próprio ou têm até 3 meses de operação. Segundo o
levantamento, em 2024, no público de Empreendedores iniciais, a proporção de
pessoas de 35 a 44 anos chegou à maior proporção da série histórica, com 30,8%
do total de Empreendedores Iniciais; já entre a faixa de 55 a 64 anos, também
atingiu a maior proporção da série histórica, com 13,3% do total de
Empreendedores Iniciais.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o
resultado da pesquisa indica que a população adulta brasileira está se sentindo
mais confiante para iniciar a atividade empreendedora, tanto os jovens quanto os
mais experientes, graças à melhoria do ambiente de negócios e aos indicadores
gerais da economia. “Sessenta por cento dos brasileiros preferem serem
empreendedores do que buscarem o emprego formal, há uma pulverização do
empreendedorismo, que é a base sólida da economia brasileira. Há então um novo
brasileiro, que é aquele que não desiste, que prefere estar na atividade por
mais tempo, desta forma, o empreendedorismo se tornou uma alternativa para
essas pessoas, que não aceitam mais ser um aposentado, além disso, a atividade
fortalece a sua renda e produz resultados extremamente importantes para a
economia brasileira. Esta faixa etária traz uma segurança de qualidade para
mercado, já que são pessoas com mais experiência”, afirma.
A
pesquisa GEM é realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com a Associação
Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). O levantamento
contempla mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram
entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.
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