Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de março de 2025

O turismo gaúcho e a retomada necessária

O Rio Grande do Sul sempre se destacou por sua cultura rica, paisagens deslumbrantes e gastronomia singular. O orgulho gaúcho se reflete no chimarrão, na música e na hospitalidade, enquanto as belezas naturais, como os três geoparques reconhecidos pela UNESCO e o Salto do Yucumã, encantam visitantes do mundo todo. No entanto, os desafios recentes, como a pandemia e os alagamentos de maio de 2024, impactaram profundamente o setor turístico do Estado, exigindo ações concretas para sua revitalização. 

Nesse contexto, a imersão promovida pelo Sebrae RS na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025 representa uma estratégia essencial para reposicionar o turismo gaúcho no mercado internacional. O evento, que reuniu 1,5 mil expositores e 79 mil visitantes, foi uma oportunidade única para divulgar as riquezas do Rio Grande do Sul e atrair turistas estrangeiros. Durante a feira, seis empresas brasileiras lançaram quatro circuitos turísticos inovadores, explorando a diversidade do RS, desde as serras e vinhedos até o pampa e os patrimônios históricos: Serra e Mar, Serra, Vinho e Mar, Pampa Gaúcho e Origem Gaúcha. 

A retomada da ponte aérea entre Porto Alegre e Lisboa pela TAP também é um marco significativo. Com três voos semanais, essa conexão facilita o acesso de turistas europeus ao RS e fortalece os laços comerciais entre Brasil e Portugal. Após meses de inatividade do Aeroporto Salgado Filho, essa reativação é uma das melhores notícias para o setor. 

Agora, é fundamental que governos, iniciativa privada e instituições de fomento continuem investindo em infraestrutura, promoção e capacitação para consolidar essa retomada. O turismo gaúcho tem potencial para crescer ainda mais, gerando emprego, renda e consolidando o Rio Grande do Sul como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A hora de reconstruir e fortalecer esse setor é agora. 

 

Amanda Paim - coordenadora do tema turismo do Sebrae RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados