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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Lugar de criança é no museu!


Escolher espaços com temáticas que instigam a curiosidade e a imaginação dos
pequenos ajuda a despertar o interesse por esses ambientes desde cedo 
Foto: Camila Klettner/Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre

 

Há quem diga que museus não são espaços para crianças ou que não atraem o interesse delas. No entanto, pensar nos museus como locais de lazer e momentos em família, para além do viés educativo, é uma possibilidade assertiva.

Experiências culturais diversas permitem não apenas o contato com novas culturas, mas também a ampliação da nossa visão de mundo, o desenvolvimento de um sujeito com pensamento crítico e o despertar de sentimentos variados. Por meio da arte, conectamo-nos com emoções profundas, ampliamos repertórios e estimulamos nossa criatividade. Além disso, essas experiências, no ambiente familiar, podem criar memórias afetivas significativas.

Ao incentivarmos crianças a frequentarem museus, contribuímos para que desenvolvam uma relação mais próxima com esses espaços e se tornem adultos que valorizem a riqueza cultural que eles oferecem e compreendam a sua importância.

Para auxiliar nessa visitação, seguem algumas dicas:

1) Procure museus com temáticas que sejam do interesse das crianças e que despertem a curiosidade delas - vale lembrar que visitar museus com objetos antigos e com temáticas que permeiam o imaginário infantil são ótimas pedidas! Escolha espaços que permitam interação e exploração, como museus de ciências, história natural ou arte.

2) Faça alguns combinados prévios com os pequenos sobre as regras dos espaços: explique de forma clara e simples como devem se comportar, como não tocar em objetos sem permissão, manter o silêncio em determinadas áreas e respeitar outras pessoas que estão visitando o local.

3) Motive as crianças antes da visitação, contando um pouco sobre a temática da exposição: curiosidades sobre o espaço, sobre quem realizou a exposição ou histórias envolventes relacionadas ao tema. A ideia é despertar a curiosidade dos pequenos para o que irão encontrar.

 

Respeitar o ritmo das crianças, evitando que fiquem cansadas durante o passeio,
e proporcionar momentos de conexão, diversão e encantamento contribui
para que elas queiram repetir a experiência
Foto: Camila Klettner/Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre


4) Planeje a visitação e o itinerário: muitos espaços possuem uma programação e mediação específicas para o público infantil. Verifique horários, exposições temporárias e atividades extras para enriquecer a experiência.

5) Alguns museus oferecem recursos e aplicativos para uma visitação mais interativa: informe-se sobre esses recursos e utilize-os com os pequenos. Muitos possuem guias digitais com jogos e conteúdos que tornam a visita mais divertida e lúdica.

6) Deixe que as crianças registrem com fotos a visitação, a partir da perspectiva delas: esses registros podem virar uma exposição familiar ou um álbum desse momento. Além de registrarem o que foi mais significativo para elas, as imagens podem ser um ponto de partida para conversas e reflexões após a visitação. 

7) Questione sobre o que as crianças pensam durante a visitação e estimulem a criatividade delas: perguntas que incentivam a observação e a imaginação, e brincadeiras relacionadas ao que está exposto e aos seus significados envolve os pequenos.

Vale lembrar também de respeitar o ritmo dos pequenos, ajustando o tempo de visitação para evitar que se sintam cansados ou sobrecarregados. Adapte a linguagem, tornando-a o mais acessível possível para que eles compreendam o que está sendo apresentado. Atue como um mediador da visitação, possibilitando que a criança explore os espaços livremente, mas com apoio, caso precise de ajuda para interpretar ou interagir com o ambiente.

Ao planejar esses momentos, o mais importante é proporcionar conexão, diversão e exploração, despertando nos pequenos o encantamento e a vontade de reviver a experiência tão logo possível.

 


Heidi Heinenn - Coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Turno Integral do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre (RS)


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