Mais uma geração surgindo. Os primeiros dias de janeiro foram marcados pelo nascimento daqueles que irão compor a chamada Geração Beta, em mais um ciclo demográfico que se estenderá até 2039. Assim como as anteriores, seus membros podem trazer perfis, comportamentos e demandas bem diferentes e alinhadas à imersão tecnológica que vivemos atualmente, demonstrando tendências ao mercado que já podem ser analisadas a fim de se prepararem para seus futuros consumidores.
Este conceito de gerações inclui um grupo de
pessoas cujas características compartilhadas são influenciadas pelo contexto
histórico, social e econômico nos quais crescem. No caso da Beta, por mais que
estejamos ainda muito no início dessa nova fase, muito provavelmente, ela terá
seus anseios e comportamentos moldados pela enorme imersão nos recursos tecnológicos
que já temos hoje como, especialmente, a inteligência artificial (IA).
Enquanto, por exemplo, a geração Z apresenta um
comportamento mais proativo e empenhado em correr atrás de seus objetivos e
desejos, os membros da Beta podem não apresentar a mesma preocupação. Afinal,
com ferramentas robustas como, por exemplo, o ChatGPT, basta fazer a pergunta
certa sobre o assunto de interesse que ela fornecerá todas as informações
necessárias. Isso pode levar essas pessoas a se esforçarem menos para aprender
algo, uma vez que precisarão apenas saber, exatamente, o que perguntar a essas
ferramentas.
Por um lado, essa imersão tecnológica pode trazer
frutos muito positivos para nosso dia a dia, tornando nossas rotinas mais ágeis
e facilitadas. Não à toa, no Brasil, a proporção de pessoas com 10 anos ou mais
que utilizaram a Internet passou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022, segundo
dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Contudo, toda moeda tem seus dois lados.
Conforme informações divulgadas no relatório
“Privacidade de Dados em 2025”, um terço dos brasileiros já foram vítimas de
perda ou roubo de dados. Há uma linha muito tênue entre o bom ou mau uso dos
avanços tecnológicos, principalmente, naqueles que não souberem como se proteger
diante dessas tentativas de crimes digitais, o que pode se acentuar ainda mais
em uma geração que tenderá a crescer ainda mais imersa nessas ferramentas.
Mercadologicamente, essa inserção tecnológica
também se refletirá nos hábitos de consumo dessa geração. Além de poderem
preferir muito mais as compras online do que presenciais – cuja presença
digital será determinante para a sobrevivência das empresas – esses membros
poderão ser muito mais fiéis a uma marca do que a um produto em si, com pouca
probabilidade de passar a comprar de outra empresa.
Ao mesmo tempo em que essa fidelidade pode ser algo
extremamente positivo, também eleva a competitividade do mercado em busca de
novos consumidores. Afinal, como atrair um cliente que já é altamente adepto a
uma marca, se os produtos, em si, tendem a não ser mais suficientes neste poder
de escolha? Criando experiências marcantes e atendendo a desejos de maneira
assertiva.
Os vendedores do futuro não deverão focar apenas
nas qualidades e diferenciais de seus produtos, mas em como eles podem atender
as necessidades desse público-alvo, na forma pela qual irá ajudar no dia a dia
de cada um desses consumidores. Isso demandará uma forte reinvenção das marcas,
criando jornadas que captem sua atenção e os vislumbrem. Assim, mesmo diante de
outra empresa que ofereça algo similar, as chances de se deslumbrarem pelo
concorrente e trocarem de marca serão reduzidas.
A virtualização do mercado é um fato incontestável.
Em suas mãos, essa geração terá acesso a uma extensa quantidade de informações
de forma rápido e fácil. Então, além de se apegarem cada vez mais ao online, a
geração beta poderá ser bem mais crítica quanto às marcas que quiserem se
envolver. Caberá a cada empresa, dessa forma, se reinventar e assegurar um
atendimento excepcional às necessidades de seus clientes, proporcionando
experiências que cativem e retenham esses futuros consumidores.
Luiz Correia - head comercial na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.
Pontaltech
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