Pesquisar no Blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Alerta de Carnaval: álcool e gravidez não combinam

Gestantes e tentantes, curtam a folia com responsabilidade e protejam o seu bebê!


Gestantes ou mulheres que estão tentando engravidar têm uma importante questão, que não pode ser esquecida nos próximos dias, com a chegada do Carnaval. O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, em qualquer fase da gestação, pode trazer sérios riscos para a saúde do bebê. 

Nas próximas semanas, quando a maior festa popular brasileira será celebrada em todo o país, com muita animação, o Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), entidades médicas e organizações da sociedade civil reforçam a campanha permanente de conscientização sobre a SAF, ou Síndrome Alcoólica Fetal. A SAF é uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico, caracterizada por uma série de manifestações físicas, comportamentais, emocionais, sociais e de aprendizagem, diagnosticadas na criança.  

Não existe quantidade segura de álcool para gestantes. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode atravessar a placenta e chegar ao bebê ainda em formação, causando problemas de desenvolvimento físico e mental, aumentando o risco de parto prematuro e diversas outras complicações. 

No Brasil, não há dados oficiais, mas estudo realizado na periferia de São Paulo aponta que 38 a cada 1.000 nascidos sofriam de algum transtorno relacionado ao uso de álcool pela mãe. Este número pode ser ainda maior, visto que estimativas indicam que sequer 1% das crianças afetadas são diagnosticadas.  

Segundo Sara Assis, coordenadora de desenvolvimento institucional do Instituto OMP, “a principal causa da SAF é o consumo de álcool na gravidez, prática observada em cerca de 15% das gestantes, totalizando mais de 450 mil mulheres no Brasil”. 

Para as tentantes, é importante lembrar também que o excesso de bebidas alcoólicas pode prejudicar a fertilidade tanto da mulher como do homem, dificultando a gravidez.

 

Carnaval consciente

  • Se você está grávida, a melhor opção é não consumir nenhuma bebida alcoólica
  • Se você está tentando engravidar, evite o álcool para proteger a sua fertilidade e a saúde do seu futuro bebê
  • No Carnaval, aproveite para se divertir com outras bebidas não alcoólicas, como água, sucos e drinks sem álcool 

Lembre-se: a saúde do seu bebê está em suas mãos. Escolha um Carnaval seguro e sem álcool! 

Se você tiver dúvidas sobre o consumo de álcool na gravidez, converse com seu médico.

Para mais informações sobre a Síndrome Alcoólica Fetal:

 

https://www.instituto-omp.org.br/gravidezsemalcool


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados