Pesquisar no Blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Libbs ampliará acesso global contra a febre amarela com produção de 20,5 milhões de doses anuais

Parceria com BioManguinhos permite que 3 milhões de doses sejam aplicadas em território nacional, enquanto 9,5 milhões de frascos são distribuídos em países da África e América Latina.


A Libbs, por meio de uma parceria com o laboratório público BioManguinhos, desempenha um papel fundamental no combate à febre amarela, envasando anualmente 20,5 milhões de doses da vacina. Desse total, 3 milhões são aplicadas em território nacional, enquanto 9,5 milhões de frascos são distribuídos pela Unicef em países da África e outros 8 milhões são entregues pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a América Latina. "Estamos levando vacina para países que não têm condições de fabricar suas próprias doses. O frasco que sai aqui da fábrica da Libbs está chegando a populações carentes de acesso à saúde", destaca George Cassim, Gerente de Relações Governamentais da Libbs. 

O processo é altamente complexo e o produto extremamente sensível. O insumo farmacêutico ativo (IFA) é manipulado no Rio de Janeiro por BioManguinhos e, em seguida, transportado para a fábrica da Libbs, em Embu das Artes (SP), onde ocorre o envase dentro de uma “linha isolada”, a primeira da América Latina, garantindo qualidade e segurança para evitar contaminação. “São dez equipamentos que ficam conectados dentro desse isolador. É necessário um sincronismo muito grande entre todos eles, pois se um falhar, prejudica todo o restante do processo”, detalha Phelipe Miranda, gerente de produção. 

A parceria com a BioManguinhos, iniciada em 2023 e com vigência até 2033, reforça a confiança na produção nacional e o compromisso da Libbs em ampliar o acesso à saúde no Brasil e no mundo. "Estamos em vias de assinar uma nova negociação. Anualmente, revisitamos o contrato para checar se precisamos ajustar a quantidade de doses envasadas na Libbs, contribuindo com a vacinação de milhares de pacientes no Brasil e no exterior", afirma Gabriela Sennati, gerente de grupo Onco-Hemato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados