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quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Programas de fidelidade dão mais impulso ao varejo na melhor época do ano para vendas

Compras de Natal podem trazer vantagens extras para consumidores e lojistas

 

O pagamento do 13º salário aos trabalhadores deve injetar, até a segunda quinzena de dezembro, R$ 321,4 bilhões de reais na economia do país, de acordo com dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Somado a isso, há consumidores de férias, participando de festas de família, confraternizações de empresas e outras atividades que tornam esta a época mais importante do ano para o varejo. 

De olho nesse movimento, muitos varejistas têm aderido aos programas de fidelização para se destacar da concorrência, atrair consumidores e impulsionar, ainda mais, os resultados de fim de ano. “Isso porque os programas de fidelidade podem atrair consumidores, gerar recorrência de compras e até aumentar ticket médio, a depender da estratégia de cada empresa”, explica Paulo Curro, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, a ABEMF. 

De acordo com indicadores da entidade, o número de cadastros em programas de fidelidade ultrapassou os 315 milhões no segundo trimestre de 2024. E, entre os usuários, dois em cada três já dizem preferir comprar com marcas que oferecem esses programas, segundo uma pesquisa da associação realizada no segundo semestre de 2024. 

“Esse crescente interesse é um dos fatores que despertam a atenção do varejo para o tema, mas existem outras vantagens. A possibilidade de conhecer cada vez mais, e melhor, seus clientes é algo que os programas de fidelização oferecem e que pode significar outros ganhos para uma marca. Com esse tipo de informação detalhada sobre o consumo e perfil dos participantes, é possível entregar promoções exclusivas e uma melhor experiência de compra e relacionamento. E é isso que desperta a lealdade desses clientes”, explica o executivo da ABEMF. 

Para alcançar esse objetivo, Paulo Curro destaca algumas questões que devem estar no foco de uma boa estratégia de fidelização de clientes. “Personalizar as ofertas, levando em consideração as preferências individuais, é algo que realmente faz a diferença. E, hoje, existem diversas tecnologias que podem ajudar nessa missão até mesmo os pequenos negócios. Além disso é importante a recorrência na oferta das recompensas e uma boa e simplificada dinâmica nesse programa de fidelidade. Algo que seja fácil de entender e que mantenha o cliente motivado e engajado para conseguir mais benefícios”, diz.

 



ABEMF - Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização

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