Pesquisa mostra crescimento sólido do segmento de incentivos até 2026; viagens são uma das categorias que mais se destacam
O
marketing de incentivo é uma estratégia utilizada por empresas para motivar
colaboradores e parceiros, promovendo engajamento, aumento de desempenho e
reforço de laços organizacionais. Essa prática engloba recompensas, como
viagens e experiências exclusivas, para reconhecer e premiar conquistas,
alinhando os interesses corporativos aos desejos individuais. De acordo com o
Incentive Travel Index 2024, produzido pela Incentive Research Foundation e
Oxford Economics, a indústria de incentivos mostra um crescimento sólido,
projetado até 2026. Programas desse tipo estão investindo em elementos como
hospedagem (27% do orçamento), passagens aéreas (22%) e alimentação (18%).
Segundo
o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o
marketing de incentivo não é apenas uma ferramenta de motivação, mas um
elemento estratégico que transforma equipes. “Essa forma de reconhecimento tem
se destacado como uma iniciativa efetiva de fortalecer a cultura
organizacional, aumentando o senso de pertencimento por parte dos colaboradores
e resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo. Além
disso, colaboradores engajados e motivados tendem a apresentar maior
desempenho, contribuindo diretamente para o alcance de metas
estratégicas", explica.
Benefícios
do marketing de incentivo
Frederico
explica que o marketing de incentivo abrange diversas estratégias para motivar
colaboradores e parceiros, como prêmios financeiros, reconhecimento público,
experiências personalizadas, treinamentos, gamificação e programas de fidelidade.
“Essas iniciativas podem incluir desde recompensas monetárias até benefícios
não financeiros, como dias de folga extras, produtos exclusivos e acesso a
cursos. Quando bem planejadas, essas ações não apenas engajam equipes, mas
também fortalecem a cultura organizacional e impulsionam a produtividade,
tornando-se ferramentas indispensáveis para o sucesso empresarial”.
Entre
as formas de incentivo, as viagens são uma categoria que impulsiona a retenção
de talentos, sendo uma vantagem competitiva fundamental, afirma Cintia Michele
da Silva, diretora da Invento Incentivo, agência especializada no segmento.
"O grande diferencial das viagens de incentivo é a criação de memórias que
conectam as pessoas à marca. Isso vai além de uma premiação financeira sendo uma
experiência transformadora que fideliza e inspira. Nesse contexto, as empresas
podem optar por diversas formas de incentivo como a oferta de roteiros
personalizados para as empresas, convenções, visitas às fábricas, passeios,
etc", comenta Cintia.
Além
de uma ferramenta estratégica de marketing que promove o engajamento e a
retenção de talentos, as viagens de incentivo trazem resultados visíveis em
performance e satisfação. “Realizamos um roteiro para a Krona, onde mais de 20
colaboradores foram premiados com uma viagem exclusiva para Cancun, como
premiação por aumentar em 40% em vendas da meta estipulada”, exemplifica.
Principais
insights do segmento marketing de incentivo:
De
acordo com o Incentive Travel Index 2024 a indústria de incentivos segue em
expansão, com destaque para:
1
- Gastos e orçamento
Os
principais gastos com viagens de incentivo para 2025 incluem hospedagem (27% do
orçamento), passagens aéreas (22%), e alimentos e bebidas (18%). A maioria dos
programas tem um custo médio de US$ 4.900 por pessoa, com maior média na
América do Norte (US$ 5.400) e menor na Ásia-Pacífico (US$ 3.900).
2
- Expectativas de crescimento
45%
dos compradores esperam que o número de atividades de incentivo aumente até
2026, e 55% planejam aumentar os gastos para alinhar com a inflação ou melhorar
os programas.
3
- Mudanças nas preferências de destino
Há
uma tendência crescente para escolher destinos novos e resorts all-inclusive.
Destinos próximos também estão se tornando mais atraentes, enquanto locais
distantes e urbanos estão sendo menos preferidos.
4
- Importância da cultura e engajamento
A
“soft power” (benefícios como cultura organizacional e engajamento) está se
tornando cada vez mais valorizada, com os mercados da Europa e APAC liderando
essa mudança, enquanto os EUA mantêm o foco também nos benefícios financeiros.
5
- Sustentabilidade e desafios climáticos
O
foco em sustentabilidade e mudança climática são desafios emergentes para o
setor, especialmente em viagens de longa distância que podem não ser justificáveis
no contexto das mudanças climáticas.
6
- Inteligência Artificial
Cerca
de 63% dos profissionais de viagens de incentivo acreditam que a IA será eficaz
no setor, com aplicações em planejamento, previsão e orçamentos. No entanto, a
personalização de alto nível é uma barreira para o uso mais amplo da IA.
7
- Papel estratégico
A
retenção de talentos e a vantagem competitiva na contratação são
impulsionadores estratégicos do uso de viagens de incentivo. A liderança das
empresas considera as viagens de incentivo essenciais, especialmente no
fortalecimento da cultura e como diferencial competitivo.
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