‘Faz seu corre sem correr’ é o mote das peças educativas, que passam a circular em todo o estado
“Pelo quê você
corre?”, pergunta o narrador no início do vídeo que põe na rua, nesta semana, a
nova campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
(Detran-SP). Carro-chefe da ação educativa, o filme de 30 segundos tem como
foco o motociclista, em especial o motoboy ou quem dirige a sua moto para viver
– e é vida o que a campanha quer preservar. “Meu corre é a minha paixão”, diz
um, seguido por outro que responde, “Meu corre é para conquistar meu sonho”. Um
terceiro diz que seu corre é pelo futuro. “Meu corre é pela minha família”,
afirma o último. Todos são homens, e representam as maiores vítimas do trânsito
no estado: de janeiro a julho deste ano, mais de 41% das mortes por sinistro de
trânsito envolveram moto, e 83% dos casos, o gênero masculino.
Os dados são do
Infosiga, o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito do
Detran-SP, e embasam as peças que circularão pela televisão, pelo rádio, por
painéis eletrônicos nas ruas, pelas redes sociais e por ambientes frequentados
por motociclistas, como oficinas mecânicas, padarias, bares, restaurantes,
lanchonetes e lojas de acessórios. A campanha prevê ainda ações em faixas
sinalizadoras.
Além de homens,
as vítimas de ocorrências envolvendo motocicletas são, na maioria, jovens.
Estudo recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indica que as
perdas são maiores na faixa etária entre 20 e 29 anos. Dados do Infosiga
confirmam o mesmo perfil de vítima no estado de São Paulo. Aqui, a faixa dos 20
aos 24 anos é a mais atingida, respondendo por cerca de 20% a 22% das mortes
com motocicleta nos últimos cinco anos. De janeiro a setembro, 22% dos mortos
por sinistros com moto estavam neste intervalo de idade. Em segundo lugar, vem
a faixa de 25 a 29 anos, com cerca de 16% de motociclistas mortos.
“É preciso chamar
a atenção de toda a população, e sobretudo dos motociclistas, que não contam
com a carroceria de um automóvel para protegê-los, sobre a necessidade de
respeitar as leis de trânsito e dirigir com sobriedade, dentro dos limites de
velocidade. É preciso estancar as mortes, e para isso precisamos do engajamento
de todos. A campanha cumpre uma função educativa ao fomentar a
conscientização”, afirma Anderson Poddis, diretor de Educação para o Trânsito e
Fiscalização do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo
Digital (SGGD).
A desobediência
às leis é a grande responsável pelas mortes no trânsito. “Cerca de 40% dos
óbitos são causados por excesso de velocidade e 30%, por condução sob efeito de
álcool. Além disso, estudos mostram que 60% dos motociclistas não utilizam
equipamentos de proteção individual adequados, como capacetes. Estima-se que o
impacto social dos sinistros com motocicletas chegue a R$ 3 bilhões por ano no
país. Mas, sobretudo, aqui se trata de vidas que perdemos”, completa
Poddis.
Outro ponto
levantado pelas duas bases de dados diz respeito ao horário e ao dia das
fatalidades. A maior concentração ocorre no período noturno, entre 18h e 23h59,
e especialmente aos finais de semana. Os estudos ainda coincidem em um dado
preocupante: no aumento alarmante das mortes em sinistros envolvendo
motociclistas no estado de São Paulo. Entre 2023 e 2024, o crescimento foi de
pelo menos 20%. Na capital, foi ainda maior, de 30%: morreram 355
motociclistas, 45% do total de óbitos no trânsito.
"O aumento
de mortes de motociclistas em todo o Brasil e no estado de São Paulo
destaca a urgência de ações em escala estadual, focadas nesse grupo tão
vulnerável no trânsito. Além das políticas públicas, campanhas de
conscientização são fundamentais para engajar a sociedade, alertar sobre os
riscos e promover mudanças de comportamento. Ficamos muito honrados em fazer
parte de ações como essa, que têm o poder de salvar vidas", afirma Diogo
Lemos, coordenador Executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global,
que trabalha na campanha em parceria com o Detran-SP.
"Estamos
felizes de apoiar o Detran-SP nessa primeira colaboração como parte da
Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global. O desenvolvimento de
campanhas e estratégias de comunicação com base em dados e evidências é
fundamental para alcançarmos resultados efetivos, principalmente porque
buscamos mudar comportamentos de risco no trânsito, como o excesso de
velocidade nesse caso, com o objetivo de salvar vidas. Essa abordagem estruturada
é especialmente importante quando falamos dos motociclistas, que seguem como as
principais vítimas no trânsito de São Paulo”, diz Tainá Costa, gerente de
comunicação sênior da Vital Strategies.
Detran-SP
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