Edição de 2025 do relatório Media Trends & Predictions prevê mudanças significativas para o próximo ano
Em um
ecossistema de mídia cada vez mais complexo e competitivo, a Kantar IBOPE Media
identifica cinco tendências principais para ajudar marcas, anunciantes,
agências, emissoras de televisão e de rádio e plataformas de vídeo sob demanda
a navegar com confiança no próximo ano.
Em sua
quinta edição, o relatório Media Trends & Predictions 2025 conecta
transformações globais a dinâmicas locais, oferecendo insights
valiosos a respeito dos desafios e das oportunidades do setor. Reconhecida como
líder global em medição de audiência, comportamento do consumidor e
inteligência publicitária, a Kantar IBOPE Media combina décadas de experiência
com um olhar atento às mudanças de mercado para fornecer análises aprofundadas
e dados estratégicos que antecipam as mudanças que moldam o futuro da
comunicação.
“As empresas
de mídia precisam evoluir para atender às demandas em constante mudança dos
consumidores. Ao alavancar insights baseados em dados, elas
podem criar experiências mais personalizadas, proporcionando relevância e
engajamento em um cenário cada vez mais fragmentado. Em suma, esse estudo visa
ajudar produtores de conteúdo e marcas a navegar pelo próximo ano e planejar o
futuro”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.
O relatório
de 2025 abrange cinco temas – ecossistema de mídia; conteúdo; dados, tecnologia
e análise; medição de audiência; e pessoas e habilidades. Confira os principais
destaques de cada tendência:
- Ecossistema de mídia: otimismo, convergência e crise de
identidade
Em 2024, as
marcas de mídia diversificaram seus modelos de negócios para permanecerem
competitivas em um cenário cada vez mais híbrido. Essa mudança reflete a
necessidade crescente de expandir além dos fluxos de receita existentes, com
empresas explorando novas parcerias e oportunidades em todas as plataformas. O
objetivo é acompanhar as variações no comportamento do consumidor, a inovação
tecnológica e o aumento da concorrência.
“Essa
mudança contínua em direção a modelos de negócios híbridos está se tornando uma
marca registrada em todo o setor. Muitas empresas de mídia, quer tenham
começado como serviços nativos de VOD, emissoras e redes, quer como edições
impressas, agora estão capitalizando uma variedade de estratégias de
monetização para alavancar o conteúdo e alcançar o público de forma eficaz”,
salienta a executiva.
É válido
destacar, porém, que a indústria está lutando com uma crescente crise de
identidade, à medida que os limites entre as plataformas se confundem, o que
gera um ecossistema convergente de marcas de mídia multifacetadas. Essa
transformação é mais do que apenas semântica. Em 2025, representará uma mudança
fundamental a respeito de como o conteúdo será criado, consumido e distribuído.
- Conteúdo: o boom, a crise e a batalha pela atenção do público
Em 2024, a
quantidade disponível de serviços de streaming provocou uma saturação no
mercado de conteúdo, o que, consequentemente, resultou na desaceleração das
produções. Para o próximo ano, a projeção é que haja uma remodelação de como os
consumidores interagem com determinados tipos de conteúdo.
- Dados, tecnologia e análise: navegando pela privacidade,
regulação e ascensão da IA
No próximo
ano, o setor de mídia deve calibrar sua abordagem à coleta de dados,
priorizando a transparência, capacitando os consumidores a entender como suas
informações estão sendo usadas e
garantindo que proteções de privacidade robustas estejam em vigor.
- Medição de audiência: redefinindo o status quo
para um mundo de mídia fragmentado
O surgimento
de novas parcerias de pesquisa de medição de audiência em 2024, juntamente ao
uso crescente de soluções crossmedia, pautam o cenário para o próximo
ano. O relatório Media Trends & Predictions 2025 projeta um papel mais
amplo e central para mensurar o público na maximização do ROI.
“A medição
de audiência está evoluindo rapidamente para uma ferramenta estratégica mais
ampla, estendendo-se além da publicidade, à medida que as empresas buscam
otimizar vários canais e tomar decisões informadas e baseadas em dados”,
comenta Adriana. “Como resultado, a mensuração desempenhará um papel mais
central no ajuste fino de campanhas, melhorando o engajamento do cliente e
maximizando o ROI em todo o ecossistema de marketing”, completa.
- Pessoas e habilidades: preparando o ecossistema de mídia para
o futuro
Para 2025,
as empresas devem enxergar a ciência de dados como um pilar estratégico.
Conforme o papel dos especialistas evolui, as companhias precisam se concentrar
em construir equipes que sejam tecnicamente aptas e providas de habilidades
especializadas, como visualização de dados, codificação e estratégia.
Além disso,
o futuro das equipes de ciência de dados dependerá não apenas do aumento da
expertise técnica, mas do fomento da colaboração entre departamentos. As
empresas se beneficiarão da criação de grupos diversos, nos quais cada membro
trará um conjunto de habilidades exclusivo, aumentando a capacidade de
impulsionar a inovação dentro da companhia.
Para
conferir o Media Trends & Predictions 2025 completo, acesse www.kantaribopemedia.com
Kantar IBOPE Media
www.kantaribopemedia.com
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