Com a chegada da “temporada” das
tradicionais confraternizações de fim de ano nas empresas, é importante ficar
atento para não cometer erros que possam prejudicar a vida profissional;
especialista da Bop Comunicação Integrada lista dicasCanva
As festas de final de ano de empresas são momentos de descontração e celebração, mas é necessário atentar-se ao comportamento. Afinal, quando se trata de eventos corporativos, as gafes podem não somente causar “saias justas” como também prejudicar a imagem profissional.
De acordo com Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, é comum ver colaboradores cometendo “deslizes” durante estes eventos, e beber em excesso é apenas um deles. “Apesar de ser um momento de ‘informalidade’, é preciso evitar alguns comportamentos, que podem repercutir mal. Não é porque é uma festa que está tudo liberado”, explica ela.
Para evitar gafes que possam prejudicar a reputação
no ambiente de trabalho, Vanessa aponta 5 erros que os colaboradores devem
evitar:
Beber em excesso
A primeira coisa a se evitar é beber em excesso, mesmo que seja um “clichê”, as pessoas ainda cometem muito esse erro, que acaba desencadeando diversas consequências.
Perder o controle por causa da bebida pode causar situações
embaraçosas e comprometer sua reputação. "É importante saber seus limites
e consumir com moderação", alerta a especialista.
Esquecer o dress code
Estar atento ao traje também é fundamental. Vestir-se
de maneira inadequada ao contexto do evento pode transmitir uma mensagem
equivocada. Neste caso, a dica é consultar o convite ou perguntar ao
organizador.
“Respeitar o dress code é demonstrar profissionalismo, manter a
coerência do ambiente, evitar constrangimentos e fortalecer sua imagem
profissional”, opina Vanessa.
Evitar interações sociais
Não são todas as pessoas que gostam da ideia de uma
festa com as pessoas da empresa e, por isso, muitas tendem a evitar interações
sociais, o que segundo Vanessa, pode ser um erro. “Ficar
isolado ou só conversando com colegas mais próximos demonstra falta de
interesse pela equipe como um todo”. O ideal é usar o momento para se aproximar
de pessoas que você não trabalha diretamente ou está junto todos os dias.
Fazer comentários inapropriados
O momento é de descontração, mas piadas de mau gosto,
assuntos polêmicos e até mesmo fofocas, provavelmente vão gerar desconforto ou
mal-estar. A dica da especialista é apostar em temas leves e neutros, mantendo
o ambiente agradável.
“Sabemos que tem assuntos que sempre acabam em ‘torta de climão’,
como por exemplo falar sobre opinião política, então para que estragar o
momento?”, comenta.
Confundir informalidade com intimidade
Apesar do clima descontraído, Vanessa ressalta que é
um evento profissional, por isso, exageros de todas as partes devem ser
evitados. “Evite proximidade demais, gestos de carinho excessivo ou atitudes
invasivas, que podem causar desconforto entre colegas e superiores”, recomenda.
Não deixe de ir à festa!
Muitas pessoas não gostam de festa de confraternização e por isso
não vão ao evento, mas esse é um grande erro. “Mesmo sem querer, é fundamental
comparecer a confraternização da empresa. Não ir à confraternização gera uma
péssima imagem para o colaborador, então a dica é: mesmo que seja para ficar
pouco, participe”, finaliza a especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário