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terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Diversidade é pilar de Inovação, Impacto e Transformação

Cada vez mais em pauta, a diversidade é chave para que as corporações possam promover um ambiente de trabalho justo; para o especialista Ângelo Vieira Jr., a inovação está ligada a um impacto transformador, que é promovido por meio da integração dos princípios de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) dentro da Cultura de Inovação 

 

Empresas sérias entendem a importância de abraçar a diversidade em seu quadro de funcionários. Além de ser uma pauta já defendida pela ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as pautas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Segundo um relatório recente da McLean, 76% dos funcionários e candidatos a emprego consideram uma força de trabalho diversificada importante ao avaliar empresas e ofertas de emprego. Além disso, o estudo aponta que empresas com diversidade acima da média têm receitas de inovação 19% mais elevadas. 

“Esses três pilares são fundamentais não apenas para o sucesso de uma empresa, mas também para a construção da sustentação de um mundo que possa ser melhor, mais amplo e mais harmônico no futuro. Só há inovação verdadeira e genuína dentro de um espaço, seja ele empresa ou não, se houver impacto transformador”, defende Ângelo Vieira Jr., executivo, conselheiro e professor especialista em Marketing, Inovação, CX e Digital e estrategista-chefe da Lúmen Strategy.

 

O papel da inovação e do propósito organizacional 

Para o especialista, a inovação genuína em uma organização só ocorre quando se garante que os princípios de DE&I estejam integrados de forma estratégica ao propósito maior da organização. Ele acredita que a inclusão e o respeito às diferenças não são apenas uma questão de justiça social, mas fatores essenciais para a criação de ambientes inovadores e sustentáveis. 

“Quando garantimos tais pilares, encontramos alguns caminhos cruciais: aumento da inovação, produtividade e atração de talentos de destaque no mercado, além de construir uma cultura humana e empática. Isso também auxilia na melhora das tomadas de decisão e, sem dúvida, aumenta o desempenho financeiro das empresas”, diz ele. 

De acordo com Ângelo, há cinco passos simples para promover as pautas DE&I dentro das empresas: 

·         Diversidade de pensamentos e ideias;

·         Geração de inovação constante;

·         Clima organizacional como diferenciação;

·         Atração de talentos;

·         Resultados sustentáveis unindo técnica e humanidade. 

Ele ainda ressalta algumas ações indispensáveis para promover esse processo: conscientizar o negócio e alta liderança sobre esses temas; estudar a cultura organizacional e como incorporar os conceitos DE&I aos valores e estratégias macro da empresa; coibir atitudes discriminatórias (como racismo e homofobia); envolver toda a liderança para disseminação das boas práticas e para que se tornem verdadeiros responsáveis pela implementação das mudanças.

 

Superando barreiras e resistência 

No entanto, o especialista ressalta que podem existir certas barreiras no meio do caminho. A principal delas é o conservadorismo, mas há também resistência à mudança, falta de conhecimento sobre os tópicos, disseminação de informações erradas no mundo corporativo e falta de conhecimento técnico especializado dentro da organização. 

“Acredito que o primeiro e bom argumento seja exatamente o de mostrar, sob as lentes do mundo, o progresso global que estamos fazendo em relação às práticas de DE&I. E, antes de tudo, essa visão precisa ser estratégica e incorporada ao propósito maior da organização”, explica. 

“Estratégias como DE&I não podem estar centralizadas. Elas precisam ser incentivadas em todos os cantos da organização. Grupos de afinidade, educação contínua e treinamentos, exposições e momentos que reconhecem e brindam iniciativas inclusivas são fundamentais para uma implementação eficaz e duradoura”, conclui Ângelo.

 



Ângelo Vieira Jr., executivo - conselheiro e professor especialista em Marketing, Inovação, CX e Digital e estrategista-chefe da Lúmen Strategy.



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