Compreender o efeito que os diferentes elementos que agregam valor
à marca possuem no comportamento do consumidor é essencial para o desenvolvimento
de estratégias efetivas de branding.
Os atributos intangíveis associados à marca, tais como imagem da
organização, notoriedade, lealdade, qualidade percebida e Responsabilidade
Social Corporativa (RSC) - os quais em conjunto constituem o valor da empresa -
estão todos relacionados ao processamento de emoções.
Quando se fala de junção entre neurociência e branding, obtêm-se como resultado a mensuração do sistema nervoso central em relação às corporações. São as emoções que comandam o comportamento humano e, especificamente, dominam o consumo. Os cientistas descobriram que 90% do comportamento é impulsionado por processos sensoriais na mente inconsciente e emocional. Se uma marca quer resultado duradouro ou se um produto deseja ter mais vendas na gôndola, eles precisam se conectar emocionalmente às pessoas. A companhia precisa ser memorável.
O consumidor procura uma relação emocional, via recompensa, experiência, reconhecimento, pelo simples fato de que, como seres vivos, todos são movidos por emoções e impulsos.
E para alcançar a lealdade à marca?
Para alcançar essa lealdade, é necessário atingir áreas cerebrais
envolvidas com a memória e emoção. Empresas renomadas contemplam em seus
estudos dos consumidores áreas do conhecimento como musicologia, neurologia,
filosofia, zoologia, antropologia, psicologia, sociologia e o estudo das
neurociências. Porém, se o comportamento muda, como não atualizar a
interpretação dos conceitos de gestão, economia, marketing, comunicação e
branding?
A atual conjuntura econômica não significa um desastre total
financeiro para o varejo. Os consumidores se tornarão mais exigentes à medida
que gastam recursos mais limitados. E o varejista experiente investirá em
entender o comportamento do consumidor, suas necessidades e motivações para
criar uma experiência de compra aprimorada e gerar uma conexão emocional entre
consumidor e marca.
Os sistemas sensoriais representam um elo fundamental no estudo da
neurociência e, em concreto, no estudo do comportamento do consumidor. Isso
porque os sistemas sensoriais são o canal de entrada da informação no nosso
organismo sob a forma de impulsos nervosos, sendo distribuído por diversas
áreas do cérebro e do corpo.
A captação desses estímulos é processada por diferentes canais com receptores próprios e especializados. Um impulso externo fortemente emocional pensado para os sistemas sensoriais tem o poder de gerar emoções ou de criar e modificar crenças para a vida.
A Neurociência no Branding para a construção de marcas
O branding consiste não apenas em ações de marketing com o
propósito de aumentar a exposição no mercado, mas também em ações internas na
empresa para transmitir a imagem pretendida (Plumeyer et al., 2019). Além
disso, a área tem também a finalidade de incrementar o brand equity, ou
seja, aumentar o monetário da marca, considerada como um ativo da corporação -
e assim amplificar o valor da própria organização.
- Esse valor agregado que a marca possui é analisado sob uma
dupla perspectiva que reúne o que a marca gera à organização e a
relevância que a empresa tem para o consumidor.
Logo, compreender o efeito que os diferentes elementos que agregam valor à marca e o efeito subsequente no comportamento do consumidor, parece essencial para o desenvolvimento de estratégias efetivas de branding. Com o uso de métodos e equipamentos neurocientíficos, é possível registrar e mensurar a atividade cerebral e outras variáveis psicofisiológicas associadas a diferentes estados emocionais que emergem quando um indivíduo é exposto a um estímulo.
Com isso, ganhamos:
- Identificação da força da captura da atenção e a atenção do
consumidor;
- Potencialização da memorabilidade da comunicação, para
aumentar a capacidade de lembrança da marca alinhada à estratégia
construída;
- Identificação da emoção do consumidor ao se relacionar ou
recordar da marca;
- E principalmente, VALIDAÇÃO. Se o que se diz coincide com o
que se sente. Identificar os estados emocionais nos permite entender a
probabilidade de um comportamento futuro;
Conhecer os efeitos emocionais e os processos inconscientes que
modulam a forma com a qual os indivíduos constroem interpretações da realidade
é essencial para compreender como os estímulos de marketing modificam a
estrutura de pensamento dos consumidores e como isso se traduz em decisões de
compra.
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