O relatório Unpack’25 revela porque turistas em todo o mundo estão renunciando a destinos turísticos famosos; a Era All-Inclusive e de viagens JOMO também chega para impulsionar os planos de viagem do próximo ano
O Expedia Group acaba de publicar o Unpack '25, relatório de tendências de viagens que entrevistou 25.000 entrevistados de 19 países sobre os destinos mais desejados e motivações para viajar no próximo ano. O estudo analisou as mais recentes inovações do setor e revelou oito tendências de viagens notáveis para 2025. Entre elas, estão a preferência por dez destinos fora do comum e tendências como viagens JOMO (Joy of Missing Out) e Set-Jetting.
“O
Grupo Expedia trabalha continuamente para combinar tecnologia com viagens,
tornando as viagens mais simples e agradáveis. O relatório Unpack’25 é nossa
oportunidade de refletir sobre o que os viajantes estão buscando e como nossos
parceiros estão inovando”, disse Ariane Gorin, CEO do Grupo Expedia. “Com base
nas tendências deste ano, estou ansiosa para reservar uma viagem com um clique
e visitar alguns destinos fora do comum em minhas próximas férias.”
10 Destinos fora do comum
Para
2025, os viajantes não estão apenas visitando os destinos turísticos testados e
aprovados - eles estão acrescentando pequenos desvios. Na busca por destinos
menos concorridos e menos conhecidos, 63% das pessoas disseram que
provavelmente visitarão um destino fora do comum em sua próxima viagem. As
pesquisas realizadas de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024 mostraram
interesse crescente em:
- Reims, França (desvio de Paris)
- Brescia, Itália (desvio de Milão)
- Cozumel, México (desvio de Cancun)
- Santa Barbara, Califórnia, EUA (desvio de Los Angeles)
- Waikato, Nova Zelândia (desvio de Auckland)
- Girona, Espanha (desvio de Barcelona)
- Fukuoka, Japão (desvio de Tóquio)
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (desvio de Dubai)
- Krabi, Tailândia (desvio de Phuket)
- Canmore, Alberta, Canadá (desvio de Calgary)
Destinos imperdíveis
O
TikTok inspirou os viajantes a fazer viagens em busca de produtos especiais que
podem ser desejados (e compartilhados). Seja por uma barra de chocolate viral
de Dubai, uma manteiga da França, produtos para a pele da Coreia ou doces
japoneses, os turistas estão reservando espaço extra em suas malas para esses
“tesouros exclusivos”, até mesmo criando viagens inteiras para adquirir
produtos diferenciados. Segundo a pesquisa, quando saem de férias, 39% dos
viajantes visitam mercearias ou supermercados e 44% compram produtos locais que
não podem obter em casa.
GenZ e a Era do All-Inclusive
Os resorts all-inclusive são muito mais do que um desejo de famílias em busca de diversão ao sol à beira da piscina. De acordo com o Unpack’25, a Geração Z é a que mais procura estadias desse formato para aliviar o estresse. Um terço dos viajantes da Geração Z disse que sua percepção dos hotéis com all-inclusive mudou para melhor e 42% disseram que seria seu tipo de hotel preferido.
Os
três principais motivos pelos quais a Geração Z está adotando a Era do All-Inclusive
são o mínimo de estresse (41%), a facilidade de reserva (39%) e a sensação de
luxo ao se hospedar em hotéis all-inclusive (38%).
A “Alegria de Perder” (JOMO)
Em vez
de correr para visitar todos os pontos turísticos, tirar fotos em cada esquina
e lotar o roteiro com atividades, os turistas estão buscando algo diferente:
desconexão e relaxamento. A crescente popularidade do JOMO ou “Joy of Missing
Out” (Alegria de Perder), é o oposto de FOMO (Fear of Missing Out, ou Medo de
Perder) e reflete uma mudança real nas prioridades dos viajantes. Segunda a
pesquisa, dois terços (62%) dos viajantes afirmam que esses tipos de viagens
reduzem o estresse e a ansiedade, e quase a metade diz que elas aumentam o
tempo de qualidade com os entes queridos.
Os 10 fenômenos e vistas mais procuradas
Muitos
viajantes reservaram casas de férias particulares ao longo do caminho da
totalidade para ver o eclipse solar total em 2024, provando que as pessoas
viajarão grandes distâncias para ver fenômenos naturais na vida real. Os dados
da pesquisa revelaram que a aurora boreal (61%) é o principal fenômeno que os
viajantes querem ver, seguido por fenômenos geológicos (30%) como vulcões,
gêiseres e fontes termais. Oitenta por cento dos turistas dizem que é
importante se hospedar em um local que ofereça uma vista privilegiada para as
vistas naturais, portanto, não é surpresa que as casas de férias particulares
em destinos isolados ou rurais sejam ideais para quem busca por esses
fenômenos. Saiba quais os destinos que os viajantes vão querer primeiro lugar
fila em 2025:
- Parque Internacional do Céu Escuro - Parque Nacional Arches,
Utah
- Temporada sincronizada de vaga-lumes - Great Smoky Mountains,
Gatlinburg, TN
- Desfile de pinguins - Phillip Island, perto de Melbourne, Austrália
- Plâncton bioluminescente - Vero Beach, Flórida
- Migração dos estorninhos “Black Sun” - Parque Nacional do Mar
de Wadden, Dinamarca
- Balé de grous japoneses - Hokkaido, Japão
- As marés mais altas do mundo, caminhada no fundo do oceano -
Bay of Fundy, Canadá
- Murmurações de estorninhos - Somerset, Reino Unido
- Vulcões, campos de lava e praias de areia preta - Reykjavík,
Islândia
- Aurora boreal - região da Lapônia, Finlândia
Set-jetting: Influência cinematográfica nas escolhas de destino para 2025
Outra tendência observada pela pesquisa do Expedia Group é o “set-jetting” (trocadilho com a expressão 'jet-set', que designa os ricos que viajam frequentemente de jato), onde dois terços dos viajantes afirmam ter pesquisado ou reservado uma viagem para um destino após vê-lo em séries de televisão ou filmes populares. Isto representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior.
Pelo
segundo ano, a Expedia, a Hotels.com e a Vrbo compilaram o Set-Jetting Forecast
para revelar quais os destinos inspirados no entretenimento que os viajantes
irão visitar em 2025. Os destinos inspirados por “Emily in Paris” e “White
Lotus” não são os únicos destaques do Set-Jetting, como comprovam os dados de pesquisa da Expedia após estes lançamentos.
- Dubai, inspirado em “The Real Housewives of Dubai”
- Peru inspirado em “Paddington in Peru” (Paddington no Peru)
- Montana e Wyoming inspirados em “Yellowstone”
- Nova York inspirada em “And Just Like That...” (E assim
mesmo...)
- Cidade do Cabo inspirada em “One Piece”
- Escócia inspirada em “The Traitors” (Os Traidores)
Viagens com um clique
Metade
dos consumidores afirma que já quis reservar uma viagem que viu em seus feeds
sociais, mas citou o tempo e a complexidade como as principais barreiras.
Recentemente, a Expedia lançou as primeiras vitrines de compras do setor de
viagens com curadoria de criadores de mídia social, formadores de opinião e
marcas, com mais de 100 lojas de viagens disponíveis no aplicativo.
Para
saber mais sobre as tendências de viagem no Unpack '25™, visite Link e
faça o download do relatório completo.
Expedia Group
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