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terça-feira, 24 de setembro de 2024

Programação e robótica na educação básica: aulas no contraturno estimulam e capacitam alunos para o futuro tech

Escolas que aderem a aulas extracurriculares de tecnologia podem estimular habilidades inventivas nos jovens e modernizar seu ensino

 

Após frequentarem aulas de programação e robótica, 85% dos estudantes apresentam mudanças positivas observadas pelos pais, aponta pesquisa da Ctrl+Play, rede de franquias de tecnologia e inovação. A criatividade (49%), o raciocínio lógico (47%) e autoconfiança (33%) foram as habilidades que mais evoluíram, o que mostra como o contato produtivo com a tecnologia melhora a resolução de problemas na vida cotidiana e capacita os jovens para o futuro profissional. 

É nisso que escolas têm investido ao integrar disciplinas e possibilitar aos estudantes o aprendizado de tecnologia como aulas extracurriculares. Para além das habilidades sociais, o ensino de programação aprimora também o conhecimento em outras disciplinas, como ciências exatas, inglês, matemática, física, engenharia e artes. Para isso, os alunos são protagonistas em atividades de programação web, criação de jogos em 2D e 3D, desenvolvimento de aplicativos, robótica e automatizações, game design, entre outras. 

Ao aderir a esse tipo de interdisciplinaridade, a escola consegue entregar uma experiência educacional enriquecedora, de forma a estimular o pensamento computacional, a autonomia, a autoconfiança e preparar os alunos para enfrentar um mundo altamente digitalizado. Do ponto de vista institucional, a unidade moderniza seu ensino, aumenta a retenção e engajamento de alunos, mantém a satisfação dos pais e atrai ainda mais estudantes. 

“Devemos preparar nossas crianças e adolescentes para assumirem os desafios e as oportunidades do futuro, principalmente com o cenário tecnológico evoluindo dia após dia. As relações com as telas precisam ser saudáveis, conscientes, críticas e produtivas, e para isso, acreditamos que entender como a tecnologia funciona e criar projetos com as próprias mãos são alguns dos principais caminhos”, comenta Henrique Nóbrega, diretor e fundador da Ctrl+Play. 

As aulas extracurriculares podem ser realizadas via parcerias com escolas de programação e robótica. Por terem a especialidade, elas trazem bagagem pedagógica e técnica agregadoras ao ensino escolar. Foi essa a aposta da Escola Educativa de Osasco (SP), que firmou parceria com o “Ctrl+Play na Escola”. 

A iniciativa utiliza uma metodologia adaptada e acessível para crianças e adolescentes, com módulos divididos de acordo com cada faixa etária. “Ficamos muito felizes em poder nos unir com as escolas e somar esforços para levar conhecimento e fazer a diferença na vida dos jovens. São elas as responsáveis pela formação pessoal e profissional de milhares de alunos todos os anos; com a tecnologia sendo o futuro, nada mais estratégico e proveitoso que juntar essas potências para inovar na educação do país”, comenta Nóbrega. 

Os cursos se adaptam aos interesses dos alunos com aulas estimulantes e práticas, tornando-os criadores de tecnologia ao desenvolver a engenhosidade, protagonismo, agilidade e imaginação. Além de materiais didáticos que seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC), a Ctrl+Play oferece uma plataforma interativa e gamificada para enriquecer a jornada de aprendizado dos alunos.

 

Ctrl+Play

 

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