Escolas que aderem a aulas extracurriculares
de tecnologia podem estimular habilidades inventivas nos jovens e modernizar
seu ensino
Após frequentarem aulas de programação e robótica, 85% dos estudantes apresentam mudanças positivas observadas pelos pais, aponta pesquisa da Ctrl+Play, rede de franquias de tecnologia e inovação. A criatividade (49%), o raciocínio lógico (47%) e autoconfiança (33%) foram as habilidades que mais evoluíram, o que mostra como o contato produtivo com a tecnologia melhora a resolução de problemas na vida cotidiana e capacita os jovens para o futuro profissional.
É nisso que escolas têm investido ao integrar disciplinas e possibilitar aos estudantes o aprendizado de tecnologia como aulas extracurriculares. Para além das habilidades sociais, o ensino de programação aprimora também o conhecimento em outras disciplinas, como ciências exatas, inglês, matemática, física, engenharia e artes. Para isso, os alunos são protagonistas em atividades de programação web, criação de jogos em 2D e 3D, desenvolvimento de aplicativos, robótica e automatizações, game design, entre outras.
Ao aderir a esse tipo de interdisciplinaridade, a escola consegue
entregar uma experiência educacional enriquecedora, de forma a estimular o
pensamento computacional, a autonomia, a autoconfiança e preparar os alunos
para enfrentar um mundo altamente digitalizado. Do ponto de vista
institucional, a unidade moderniza seu ensino, aumenta a retenção e engajamento
de alunos, mantém a satisfação dos pais e atrai ainda mais estudantes.
“Devemos preparar nossas crianças e adolescentes para assumirem os
desafios e as oportunidades do futuro, principalmente com o cenário tecnológico
evoluindo dia após dia. As relações com as telas precisam ser saudáveis,
conscientes, críticas e produtivas, e para isso, acreditamos que entender como
a tecnologia funciona e criar projetos com as próprias mãos são alguns dos
principais caminhos”, comenta Henrique Nóbrega, diretor e fundador da Ctrl+Play.
As aulas extracurriculares podem ser realizadas via parcerias com
escolas de programação e robótica. Por terem a especialidade, elas trazem
bagagem pedagógica e técnica agregadoras ao ensino escolar. Foi essa a aposta
da Escola Educativa de Osasco (SP), que firmou parceria com o “Ctrl+Play na
Escola”.
A iniciativa utiliza uma metodologia adaptada e acessível para
crianças e adolescentes, com módulos divididos de acordo com cada faixa etária.
“Ficamos muito felizes em poder nos unir com as escolas e somar esforços para
levar conhecimento e fazer a diferença na vida dos jovens. São elas as
responsáveis pela formação pessoal e profissional de milhares de alunos todos
os anos; com a tecnologia sendo o futuro, nada mais estratégico e proveitoso
que juntar essas potências para inovar na educação do país”, comenta Nóbrega.
Os cursos se adaptam aos interesses dos alunos com aulas
estimulantes e práticas, tornando-os criadores de tecnologia ao desenvolver a
engenhosidade, protagonismo, agilidade e imaginação. Além de materiais
didáticos que seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da
Educação (MEC), a Ctrl+Play oferece uma plataforma interativa e gamificada para
enriquecer a jornada de aprendizado dos alunos.
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