É tempo da safra de banana e da uva, duas
frutas campeãs do gosto do brasileiro e do mundo. A IFPA, entidade global que
representa a indústria de produtos frescos, oferece ao varejo a Campanha de
Sazonalidade da banana e da uva, voltada a estimular o consumo dessas frutas no
varejo.
A IFPA disponibiliza um kit gratuito com materiais
para redes sociais com informações dos benefícios das frutas, lindas imagens,
para folhetos, e-book de receitas e vídeos que vão ajudar o varejo nas
campanhas de marketing.
A safra de banana em 2024 apresentou uma
significativa instabilidade. Rafaela Fava – Diretora da Frutas Fava – um dos
maiores produtores de banana do Brasil - e Conselheira da IFPA informa que o
início do ano foi marcado por uma produção abundante e preços baixos, devido à
grande oferta de frutas. “No entanto, a partir de maio, o cenário mudou
drasticamente. A ocorrência de secas intensas, seguida por um período de frio,
impactou negativamente a produção e a qualidade das bananas. A seca provocou
uma queda na produção e um aumento nos preços, enquanto o frio prejudicou a
aparência das frutas. Embora a região norte de Minas Gerais tenha mantido uma
produção de boa qualidade, a média nacional foi afetada. Estima-se que a
produção continue instável até dezembro, com uma gradual recuperação e queda
nos preços”, conclui Rafaela Fava.
A safra de uva em 2024 enfrentou desafios ainda
maiores. “As chuvas excessivas no primeiro semestre causaram diversos problemas
para os produtores. A fruta madura rachou, a florada foi prejudicada pela água
e a incidência de doenças aumentou devido ao excesso de umidade. Como
consequência, a produção de uva em 2024 deve apresentar uma redução de 20% a
30% em relação aos anos anteriores. Apesar da menor produção, a qualidade das
uvas está sendo considerada boa, e os preços no mercado interno e externo estão
elevados”, explica Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare.
Tanto a banana quanto a uva enfrentaram desafios
significativos em 2024, principalmente devido às condições climáticas adversas.
No entanto, essas frutas continuam sendo importantes para a economia brasileira
e possuem um mercado consumidor bastante expressivo.
A Campanha de Sazonalidade da IFPA para a banana e
a uva ajuda a enfrentar os desafios dessas culturas e para ter acesso ao kit
gratuito das Campanhas de Sazonalidade da Banana e da Uva, os varejistas devem
acessar os links – UVA - https://bit.ly/CampUva24
e BANANA - https://bit.ly/Banana24
Nenhum comentário:
Postar um comentário