Dados da Ecglobal mostram que uma experiência positiva com a marca aumenta as chances de compra para o Dia do Cliente, celebrado no próximo domingo, 15
Uma pesquisa
realizada pela Ecglobal, empresa de consumer insights da Haus, o
ecossistema de marketing do Grupo Stefanini, destaca as
preferências e comportamentos de 926 consumidores para o Dia do
Cliente, que será comemorado no próximo domingo (15). O estudo
revelou, entre outros dados, que mais de 60% dos consumidores afirmam que a experiência de
compra impacta diretamente suas decisões, além de destacar as
marcas mais lembradas, os fatores que influenciam as escolhas de compra e as
categorias de produtos mais desejadas.
De acordo com dados, as categorias de produtos mais procuradas para o Dia do
Cliente incluem roupas (53%), eletrônicos e tecnologia (45%), seguidas por
alimentos e bebidas (40%), sapatos (36%) e serviços de beleza e cuidados
pessoais (36%). Produtos para o corpo (35%), cabelo (34%) e acessórios (34%)
também aparecem entre os itens mais desejados. Acessórios são os preferidos de
53% dos jovens de 18 a 24 anos, enquanto serviços de beleza têm 24 pontos
percentuais a mais entre mulheres do que homens. Já entre o público masculino,
eletrônicos e tecnologia lideram com 15 pontos percentuais a mais.
Quase metade dos entrevistados (48%) afirmou que planeja com antecedência as ofertas do Dia do Cliente, e 28% ajustam seu orçamento especificamente para essa data. Para atrair esses consumidores, as marcas podem oferecer ferramentas como listas de desejos e calculadoras de orçamento, facilitando o planejamento das compras. No quesito lembrança de marca, a Americanas lidera o Top of Mind com 12%, seguida de Samsung e Amazon, ambas com 9%. Shopee e Mercado Livre aparecem logo atrás, com 6% cada.
Experiência de compra
Mais de 60% dos consumidores afirmaram que a experiência de compra impacta
diretamente suas decisões. Para 66%, uma experiência positiva aumenta a propensão
a comprar, enquanto 14% relataram que uma experiência negativa reduz suas
chances de consumir. Para reverter esse quadro e destacar-se na visão do
comprador, é interessante oferecer experiências exclusivas, como acesso
antecipado a novos produtos, convites para eventos e amostras grátis, para
fortalecer o relacionamento com o cliente.
Outro dado relevante é que 82% dos entrevistados aproveitam as promoções da
data para experimentar novas marcas ou produtos, percentual que chega a 96%
entre jovens de 18 a 24 anos, demonstrando uma maior abertura para novidades
entre as gerações mais novas.
"O Dia do Cliente oferece uma oportunidade valiosa para as empresas se
conectarem com seus públicos, especialmente os mais jovens, que demonstram
maior interesse em experimentar novidades. A transparência nas promoções e o
uso estratégico das redes sociais são elementos-chave para fortalecer o
relacionamento com os consumidores. Além disso, uma experiência de compra
positiva é fundamental para garantir a fidelidade e o engajamento, com a
personalização das ofertas e o planejamento antecipado se destacando como
diferenciais competitivos", afirma Adriana Rocha, CEO e fundadora da
Ecglobal.
Stefanini
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