De acordo com o International Summer Vacation Confidence Index 2024 da Allianz Partners, mesmo com a preocupação com o orçamento, as intenções de viagem continuam altas no continente
Restrições financeiras são a principal preocupação
dos turistas em toda a Europa neste verão, com mais da metade (55%) dos que não
planejam viajar dizendo que ficarão em casa porque não podem pagar por férias.
Apesar disso, as intenções de viagem continuam altas, com 83%. É o que mostra o
último Allianz Partners International Summer Vacation Confidence Index,que
também constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com os
custos de viagem, com os países do oeste e do sul da Europa percebendo o
dinheiro como a principal barreira para viajar: Itália (72%), Espanha e Reino
Unido (ambos com 66%) e França (61%). Já os países da Europa Central
expressaram níveis mais baixos de preocupação com dinheiro: Holanda (41%),
Suíça (44%) e Áustria (47%).
O estudo, realizado pela OpinionWay para o Grupo
Allianz Partners, entrevistou 9.497 pessoas na França, Alemanha, Reino Unido,
Itália, Espanha, Holanda, Áustria, Suíça e Polônia.
A divisão geográfica também ficou evidente em
termos de quanto os viajantes estão planejando gastar em viagens nesta
temporada. A pesquisa verificou que em comparação com o verão de 2023, muitos
turistas da Europa Ocidental e do Sul estão cautelosos, prevendo que gastarão
menos dinheiro em viagens este ano. Já os viajantes espanhóis planejam reduzir
seus orçamentos de viagem em 40%, de 1.715 para 1.019 euros, enquanto os
franceses estão cortando de 1.884 para 1.677 euros. Por outro lado, o
orçamento previsto pelos turistas na Áustria e na Suíça aumentou em 300 euros este
ano. Enquanto os orçamentos de viagem também estão aumentando em pouco menos de
200 euros para os residentes na Holanda, Alemanha e Polônia.
Outras descobertas importantes
incluem:
- A
maioria dos europeus está planejando sair de férias neste verão: apesar das restrições
financeiras, 83% dos entrevistados estão planejando viajar entre junho e
setembro. 55% desses planos de viagem estão concentrados no país de origem
dos entrevistados e 45% planejam uma viagem ao exterior.
- O
impacto no meio ambiente é uma consideração importante para os viajantes: apesar das pressões
orçamentárias, mais da metade (54%) dos viajantes está disposta a gastar
mais em acomodações e opções de transporte que ajudem a reduzir suas
pegadas de carbono, com esse número subindo para 60% na Espanha e na
Itália.
- Eventos
climáticos extremos, agitação geopolítica e risco de ameaças cibernéticas
estão entre as principais preocupações: mais da metade dos
viajantes europeus (51%) está preocupada com eventos climáticos extremos,
como inundações, ondas de calor, escassez de água e tempestades, além de
expressar preocupação com a situação geopolítica global (46%) e com o
risco para sua segurança (45%).
- O
seguro viagem continua sendo fundamental para os viajantes que buscam
tranquilidade: 59% dos viajantes já adquiriram ou pretendem adquirir um
seguro viagem para suas férias de verão, considerando-o uma forma de
ter férias mais tranquilas. Aproximadamente metade dos viajantes na França
(49%), Alemanha (53%) e Espanha (55%) já comprou ou pretende comprar um
seguro viagem.
- A IA
está se tornando uma valiosa ferramenta de planejamento de viagens: quase três em cada 10
europeus (29%) planejam usar a Inteligência Artificial para ajudar no
planejamento das férias de verão, principalmente na Espanha e na Itália
(ambos com 36%). Enquanto isso, embora os holandeses e os franceses tenham
apresentado níveis mais baixos de intenção, 25% e 24% dos viajantes
holandeses e franceses, respectivamente, ainda planejam usar a IA para
decidir sobre seus planos de férias.
- Os
europeus estão buscando novas experiências: independentemente de seu
destino de viagem, a principal expectativa da maioria dos europeus em
férias é vivenciar algo novo e diferente (75%). Esse sentimento é ainda
mais forte entre os viajantes britânicos (79%), espanhóis (80%) e
poloneses (83%).
Comentando sobre a pesquisa,
Joe Mason, Diretor Global de Gestão de Produtos e Inovação da Allianz Partners,
disse: "O alto custo de vida ainda pode estar em
primeiro plano no verão de 2024, mas as intenções de viagem estão altas mais
uma vez - continuando a tendência pós-pandemia. Está claro que a tradicional
temporada de férias continua sendo um momento importante para tirar um tempo
para experimentar coisas novas. O desejo de viajar é extremamente forte em toda
a Europa, mas nossos dados mostram que os viajantes estão tendo que apertar o
cinto para realizar suas férias de verão neste ano.”
"Algumas novas tendências de viagens
interessantes e inovadoras também estão começando a surgir, muitas das quais foram
exploradas no recente evento Global Travel Summit da Allianz Partners, que se
concentrou em reimaginar as viagens. O turismo comunitário, as inovações na
assistência médica e as viagens de aventura são tendências que estão
estimulando o setor de viagens. Com o investimento e o apoio certos, essas
iniciativas podem dar vida às viagens de forma duradoura, tanto para os
viajantes quanto para as comunidades que eles visitam.”
"Enquanto isso, a preocupação com as mudanças
climáticas, a segurança pessoal e a proteção estão levando a uma abordagem mais
consciente por parte dos viajantes. Se isso significa gastar um pouco mais para
reduzir sua pegada de carbono, é algo que muitos estão dispostos a fazer. Esse
gasto consciente também é evidente no aumento da demanda por seguro de viagem.
A consciência da imprevisibilidade da vida - e a noção de 'tensão de viagem' -
aumentou desde a pandemia e, como consequência, o seguro de viagem está sendo
cada vez mais considerado pelos viajantes.”
Allianz Partners
https://www.allianz-partners.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário