Para
neuropedagoga, é preciso que exista parceria entre escola e família para que
crianças se sintam apoiadas e motivadas a aprender
No mês em que se comemora o Dia dos Pais é
fundamental tratar do papel deles no processo de educação das crianças, já que,
quando estão envolvidos, os pequenos tendem a se sentir mais valorizados e
encorajados a se dedicar aos estudos.
Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, além de diretora da Rhema Neuroeducação, que atua com o objetivo de
oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no
processo do neurodesenvolvimento e da neuroeducação infantil, tanto nas áreas
cognitivas e comportamentais, quanto nas afetivas, sociais e familiares, a
participação dos pais, mães ou responsáveis no processo educacional só traz
benefícios.
Ela explica que isso ajuda a fortalecer os laços
entre família e escola, criando uma parceria que contribui para o sucesso
acadêmico e emocional dos alunos. “Além disso, permite que os pais compreendam
melhor o processo educacional, podendo auxiliar e apoiar seus filhos de forma
mais eficaz”, afirma.
De acordo com a neuropedagoga, é essencial que a
escola incentive a participação dos pais em projetos escolares. “Envolver os
pais em projetos escolares é uma excelente maneira de mostrar que sua
contribuição é valorizada. A escola pode promover atividades em que os pais
possam colaborar, como feiras de ciências, apresentações culturais, eventos
esportivos ou projetos de voluntariado. Essas experiências promovem o senso de
comunidade e reforçam o papel dos pais como parceiros na educação das
crianças”, diz Mara Duarte.
Para a diretora da Rhema Neuroeducação, a escola
também deve promover uma comunicação constante com a família da criança, de
forma que pais, mães e responsáveis estejam sempre atualizados. “A escola pode utilizar
canais de comunicação eficientes, como reuniões presenciais, e-mails, grupos de
mensagens ou até mesmo um aplicativo escolar. É importante criar um ambiente
acolhedor, onde os pais se sintam à vontade para compartilhar suas preocupações
e ideias”, orienta.
Mara Duarte também sugere a realização de encontros
individuais com os pais com um tempo reservado para conversas individuais a fim
de ampliar a compreensão sobre as necessidades e expectativas de cada família.
“Essas reuniões individuais podem ser agendadas regularmente ou quando surgirem
questões específicas. O fundamental é o entendimento de que o diálogo aberto e
personalizado permite uma melhor compreensão das particularidades de cada aluno
e possibilita a criação de estratégias eficazes de ensino e suporte”, afirma
ela.
Segundo a especialista, outras táticas podem ser
usadas para que pais e responsáveis participem mais do processo educacional das
crianças. “Uma delas é a escola disponibilizar materiais educativos para os
pais, com dicas e estratégias para apoiar o aprendizado em casa. Isso pode
incluir sugestões de leitura, atividades complementares e orientações sobre
como lidar com desafios específicos, como o transtorno opositivo desafiador”,
afirma Mara Duarte.
Ela ressalta que o envolvimento dos pais e responsáveis na educação das crianças é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. “Ao estabelecer uma parceria sólida entre escola e família, é possível criar um ambiente propício ao aprendizado, onde as crianças se sentem apoiadas e estimuladas a crescerem acadêmica e emocionalmente”, finaliza.
Mara Duarte da Costa - neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta.
Rhema Neuroeducação
https://rhemaneuroeducacao.com.br/
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