Nova obra do
professor e especialista em redes sociais Rafael Terra reúne práticas para
poupar a saúde mental num mundo hiperconectado
Em uma era dominada pela efemeridade das redes
sociais, o impulso de estar sempre online cobra um preço alto: o declínio da
saúde mental. Para ensinar como aproveitar os benefícios da tecnologia sem se
perder em armadilhas, o professor especialista em tendências digitais Rafael
Terra lança o livro Bem-estar Digital.
Publicada pela DVS Editora, a
obra reúne 12 princípios fundamentais para cultivar uma vida conectada que
promova oportunidades, saúde, felicidade e, acima de tudo, paz interior. Os
ensinamentos incentivam criar hábitos para respeitar limites pessoais e
valorizar conexões humanas autênticas.
O conceito de bem-estar digital está atrelado ao
uso saudável de dispositivos como celulares, computadores e tablets visando
evitar impactos negativos na saúde mental e física. A busca por esse equilíbrio
pede compreensão e gerenciamento de como e por quanto tempo o internauta usa
dispositivos e plataformas, visando a qualidade de vida do “eu” real e do “eu”
virtual.
Autoconsciência, autenticidade, necessidade de
foco, resiliência, empatia, desconexão planejada, mindfulness tecnológico,
privacidade e segurança são alguns dos pilares apresentados ao longo das
páginas. Eles funcionam como ferramentas transformadoras para quem deseja que
os momentos conectados sejam fonte de realização e relaxamento, ao invés de
esgotamento e ansiedade.
Dentre as dicas práticas para auxiliar os leitores
a gerenciar melhor as interações em rede, uma das recomendações é a
identificação de gatilhos e emoções despertadas com as mensagens, vídeos e
fotos compartilhadas. Terra também chama a atenção para a importância de
reconhecer que não é possível consumir todo o conteúdo disponível na internet e
reforça que dizer "não" a certas distrações é essencial para manter o
foco nas prioridades.
Outras orientações cruciais são a definição de
horários sem internet e a criação de zonas livres de tecnologia em casa, como o
quarto de dormir. A prática da higiene do sono é enfatizada, assim como a
redução do fluxo de e-mails de marketing e ofertas para evitar a sobrecarga de
informações. Adicionalmente, Terra incentiva o desapego digital, recomendando a
revisão periódica de arquivos, fotos e documentos digitais, excluindo o que não
é mais necessário, para manter uma rotina organizada e menos estressante.
Ainda segundo o autor, mesmo construindo relações
fortes a partir da internet, não se pode perder de vista as experiências reais
e tangíveis com as pessoas com quem se convive, por serem elas que nos tornam
verdadeiramente humanos. “Tempo online é vida real, gerencie-o com a mesma
seriedade”, alerta. “Alimente sua mente com conteúdo que nutre, não que
esgota”, complementa.
Bem-estar Digital ensina a reduzir os danos emocionais e psicológicos da exposição
contínua em espaços como Instagram, TikTok, WhatsApp, Facebook e outras mídias
sociais. Nessa leitura reveladora, é possível compreender que o caminho para
enfrentar o dilema de estar cronicamente online passa pela conscientização
sobre o uso da tecnologia, a prática do autocuidado digital e a análise crítica
do conteúdo consumido.
Divulgação |
Ficha técnica
Título: Bem-estar Digital: Os 12 princípios para viver melhor no mundo
hiperconectado
Autor: Rafael Terra
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951270
Páginas: 112
Preço: R$ 54,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor
Rafael Terra é pioneiro na intersecção entre
marketing digital e bem-estar digital no Brasil, reconhecido por sua abordagem
inovadora ao explorar como a vida online pode ser otimizada para promover
oportunidades e saúde mental. Com 20 anos no Mercado Digital, já realizou
consultorias e gestão de projetos digitais para + de 600 grandes marcas
nacionais e internacionais, incluindo Mercado Livre, Coca-Cola, Petronas,
Bradesco, Braskem, Unimed, Redbull, Intelbras, STIHL, Sicredi, Santander
Cultural entre outras. É presença confirmada como palestrante nos principais
eventos de marketing e inovação do país, com + de 500 palestras em 18 Estados.
Incluindo 2x no palco do RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da
América Latina. Atua como professor de MBA de Marketing Digital e Redes Sociais
nas principais instituições de ensino do Brasil, incluindo USP, ESPM e PUC.
Entre cursos online e presenciais, já teve mais de 50.000 mil alunos
satisfeitos. Também é autor dos livros “Instagram Marketing”, “Autoridade
Digital” e “Copywriting”. Todos estão nas listas dos mais vendidos na categoria
Marketing Digital da Amazon no Brasil.
YouTube
Tiktok
Nenhum comentário:
Postar um comentário