Saber-se
comunicar é um dos pilares fundamentais no mundo profissional, especialmente
nos negócios. Assim como ter uma postura adequada, a comunicação eficaz
influencia diretamente na percepção de credibilidade de uma pessoa.
De
acordo com um levantamento recente do Pumble sobre estatísticas de comunicação
no local de trabalho para 2024, 86% dos funcionários e executivos culpam a
falta de uma boa comunicação como a principal causa de falhas no local de
trabalho. Antes, em 2018, um estudo do Project Management Institute Brasil
(PMI) já havia mostrado dados semelhantes: 76% das grandes empresas consideram
a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo para o fracasso
de atividades propostas.
Ambas
as pesquisas referenciadas também indicam que a comunicação eficaz no ambiente
de trabalho não apenas previne mal-entendidos, mas também aumenta a
produtividade e a motivação de gestores e colaboradores.
A
credibilidade durante uma conversa é multifacetada
Existem
alguns comportamentos-chave que permitem que colaboradores de todas as áreas e
hierarquias possam melhorar significativamente suas habilidades de comunicação
e, por consequência, suas carreiras. Afinal, uma abordagem comunicativa eficaz
não só beneficia a imagem individual, mas também contribui para o sucesso
coletivo da organização.
Quando
bem-trabalhados, permitem uma interação mais fluida e eficiente durante o
networking e estabelecem solidez em relações profissionais, garantindo que elas
sejam duradouras e produtivas. Dessa forma, os profissionais conseguem se
destacar como pessoas confiáveis e competentes capazes de construir uma
reputação positiva, que pode, inclusive, abrir portas para novas oportunidades
e crescimento na carreira.
Além
do networking, as dicas a seguir podem ser aplicadas em outras situações, como
apresentações formais, reuniões de equipe ou negociações com clientes. Confira:
1.
Preparação e conhecimento do conteúdo: antes
de qualquer conversa, é fundamental preparar-se e estar por dentro do assunto a
ser abordado, já que a segurança transmitida pelo domínio do conteúdo é
percebida e valorizada pelos interlocutores. Inclusive, um estudo da
consultoria Gallup revelou que apenas três em cada dez pessoas confiam
plenamente em seus líderes, destacando a importância da preparação para
construir credibilidade.
2.
Assertividade e clareza na comunicação:
expressar-se de maneira confiante e direta garante que a mensagem seja passada
e entendida sem ambiguidades, contudo, demonstrar assertividade e clareza não é
sinônimo de agressividade. A assertividade é um indicador de confiança e
competência.
3.
Empatia e escuta ativa: essas duas
posturas permitem que você se coloque no lugar do outro e entenda suas
perspectivas e necessidades, prestando atenção genuína ao que está sendo dito,
sem interrupções ou julgamentos precipitados. A empatia e a escuta ativa
demonstram respeito e interesse pelo interlocutor e pelo que ele está
apresentando.
4.
Expressão não-verbal: manter uma postura aberta, contato
visual e gestos apropriados pode transmitir confiança e engajamento. Segundo
uma pesquisa do Pew Research Center, a comunicação não-verbal, como a linguagem
corporal, é um componente crítico na percepção de credibilidade e confiança.
5.
Fechamento com impacto: ao fim da
conversa, é importante reafirmar a mensagem a ser passada. Dessa forma, resumir
os pontos-chave discutidos e destacar os próximos passos ou ações a serem
tomadas, por exemplo, reforça sua credibilidade perante o interlocutor.
Mara Leme Martins - PhD. Vice-Presidente do BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.
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