Com a presença de
uma psicóloga em sua equipe de colaboradores, o projeto vai além de sua ideia
inicial de levar inclusão esportiva aos alunos e trabalha em prol de ampliar o
impacto social nas comunidades que atua
Com o Dia do Psicólogo comemorado neste 27 de
agosto e diante de uma preocupação cada vez maior entre o âmbito escolar e a
saúde mental das crianças e adolescentes, o Instituto CADES não só leva
atividades esportivas para escolas públicas de São Paulo, como também ampliou
seu escopo e hoje possui uma Rede de Proteção Social para ampliar o impacto
social onde atua.
Atrelado a isso, há uma pesquisa da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo de 2022 que mostra que 70% dos alunos dos
estudantes da rede estadual relataram sintomas de depressão e ansiedade, ou
seja, dois em cada três jovens passam por esse problema.
Sendo assim, desde a implementação na comunidade de
Paraisópolis (São Paulo – SP), há uma psicóloga responsável em identificar
alunos que estejam em maior vulnerabilidade social, aproximando suas famílias
para discussões e possibilitando encaminhamentos para a rede de referência,
profissionais e órgãos assistenciais. “Trata-se de uma rede multisetorial entre
o CADES, as Escolas, órgãos/serviços públicos e atores sociais do território”, explica
Ana Cristina Amaro, presidente do Instituto CADES. “É uma aliança estratégica
de cooperação entre pessoas, organizações e instituições com o objetivo de
gerar impacto social”, complementa.
A Rede de Proteção Social do
Instituto CADES
Formada por Escola, Psicóloga e 16 Instituições
Parceiras, a Rede de Proteção do CADES integra atores sociais, serviços
públicos e de garantia de direitos, contribuindo para melhoria da qualidade de
vida de famílias vulneráveis e para criação de políticas públicas eficazes.
Conforme conta Audevânia Lopes, o trabalho dela com
os atendidos pelo CADES é tanto como psicóloga escolar quanto como psicóloga
clínica. “Na escola faço um trabalho preventivo com rodas de conversas de
acordo com as demandas dela. Atuo com a coordenação e professores para que
todos estejam de acordo com o tema que for abordado”, explica.
Além disso, seu trabalho envolve acolhimento com o
aluno e familiares e ainda faz intervenção se algum aluno tem alguma crise. “Um
exemplo é crise de ansiedade ou até quando uma criança neurotípica apresenta um
comportamento de dificuldade de interação e adaptação escolar. Neste caso
também me comprometo a realizar a interação necessária entre os estudantes”.
Conforme explica Joaquim Calmon, coordenador da
Rede de Proteção Social, “Ao integrar a psicologia no ambiente escolar,
ajuda-se a reduzir o estigma associado aos problemas de saúde mental,
encorajando os alunos a buscar ajuda quando necessário.
Promover a saúde mental nas escolas é fundamental
para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, garantindo que eles
tenham as ferramentas necessárias para enfrentar desafios e prosperar em suas
vidas acadêmicas e pessoais”.
Outro exercício feito pela psicóloga é a triagem
dos alunos juntamente com os professores, que sinalizam e fazem um breve relato
do que está acontecendo. “Neste momento pego as fichas de cada um para avaliar
se é algo pedagógico ou comportamental ou emocional. Se é pedagógico, eu
retorno e converso com professores e coordenação. Se for comportamental ou
emocional, faço um encaminhamento para a Clínica de Psicologia Santa Terezinha
- uma das parceiras da Rede de Proteção - e lá ele será atendido por mim ou
outro profissional”.
“Acreditamos que com a nossa Rede de Proteção
Social cada vez mais ativa e atuante, na qual buscamos sempre estar cada vez
mais próximos das comunidades, nosso objetivo de promover a melhoria na
qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos, integrando atores sociais,
serviços públicos e de garantia de direitos, contribuindo para a criação de
políticas públicas eficazes tem sido atingido cada vez mais”, conclui Ana
Cristina.
Além da atuação psicológica, compõem o trabalho da
Rede de Proteção Social do CADES
Rodas de conversa, com discussão de temas
relevantes para melhoria da convivência e do ambiente escolar; Atendimento
oftalmológico com exames e doação de óculos e auxílio na Higiene bucal com
palestra e vídeo-educativo sobre o tema, e entrega de
Mais informações no site oficial
.https://www.institutocades.org.br/
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