Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini,
apresenta estudo aprofundado sobre as tendências de consumo
O
mundo mudou muito, não é mesmo? E acompanhar essas transformações que acontecem
na velocidade da luz é essencial para alinhar expectativas e definir meios para
tomadas de decisão no âmbito dos negócios. É com essa premissa que a Gauge e a
Ecglobal, empresas da Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini,
apresentam uma pesquisa sobre as tendências de consumo para o Dia das Mães
2024.
A
análise é resultado da soma de diversas abordagens de duas empresas da plataforma
Haus: uma pesquisa quantitativa, que coletou dados por meio de
um questionário aplicado a 1.001 membros de sua comunidade; uma análise de
tendências de presentes, com a metodologia exclusiva Trend Index; e
a avaliação da performance dos e-commerces das marcas, utilizando
a metodologia CRO Index.
O
projeto foi iniciado com uma análise histórica do consumo em mar aberto,
especialmente no cenário pós-pandêmico, com o objetivo de detectar mudanças de
comportamento e tendências que envolvem diferentes marcas e categorias. Para
validar essas conjecturas e consolidar nossas hipóteses, coletamos dados reais
e genuínos diretamente dos consumidores, utilizando um questionário que
forneceu dados robustos e valiosos para as marcas.
O
Dia das Mães permanece sendo a data mais importante do primeiro semestre,
ficando atrás apenas do Natal. Aqui, são explorados o crescente foco em
experiências emocionais e seu impacto nas expectativas dos consumidores,
levando as marcas a repensarem suas abordagens de marketing e oferta de
produtos. A importância da conveniência na jornada de compra também será crucial,
dada a exigência cada vez maior dos clientes, que buscam um equilíbrio entre
preço e qualidade.
“O
grande diferencial é consolidar a visão de múltiplas fontes, ferramentas e
metodologias em insights acionáveis que trazem uma fotografia em 360º sobre
tendências e mudanças de comportamento ao abordar um tema relevante como esse de
forma multidisciplinar", revela Felipe Rodriguez, CEO da Gauge.
Principais insights do estudo Haus
O pagamento instantâneo ganha destaque no cenário varejista, onde conveniência e o senso de urgência determinam
as decisões de compra. Essa tendência é validada quando vimos que 52% dos
entrevistados preferem pagamento à vista, seja via Pix, dinheiro ou cartão de
débito, 20% utilizam cartão de crédito à vista e 26% parcelam suas compras.
A
busca por presentes no Dia das Mães enfrenta um desafio duplo: manter o
equilíbrio entre preço e qualidade em meio a um cenário econômico volátil.
Neste sentido, através da nossa análise de expressões digitais espontâneas,
vimos que 53% dos consumidores priorizam a qualidade e 41% o preço,
sendo um comportamento já existente no mapeamento de 2023 e que se estabelece
de forma mais incisiva, 81% dos possíveis compradores pretendem pesquisar
preços antes de realizar a compra, representando um total de 82% pela internet
e 67% em lojas físicas, dados da Meta (2024). Complementando essa visão, com
dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) de 2023, concluímos que “cautela” é a palavra de ordem para os
compradores em 2024.
A
entrevista com membros da Ecglobal.com reforça que o consumidor está em busca
do melhor custo-benefício, atento sempre a promoções e descontos de forma
antecipada para não renunciar a um bom presente. Quase dois
terços da amostra, 59% dos participantes, pretendem gastar até R$ 200,00 em
compras, mantendo o padrão do ticket médio identificado nos últimos anos.
A
pesquisa ressalta a importância de uma experiência de compra phygital,
mostrando que à medida que o consumidor compara preço através do e-commerce ele
também busca ideias para o presente ideal, unindo o fator da experiência
sensorial, na loja física. Entender este consumidor e personalizar a sua
jornada é cada vez mais indispensável, visto que o cuidado em estudar preços
para um gasto planejado, personalizado e inteligente está cada vez mais fazendo
parte da sua jornada: 52% dos entrevistados visitam algum site para ter
ideias de presente e 45% vão a alguma loja física para buscar inspiração.
"Vemos
cada vez mais a personalização e a tecnologia comportamental desempenhando
papéis fundamentais na jornada de compra do consumidor. Ao unir relacionamentos
de valor entre pessoas e marcas a tecnologias avançadas e métodos inovadores,
garantimos que nossos dados não apenas reflitam a realidade, mas também
direcionem estratégias de mercado proativas e informadas", afirma
Adriana Rocha, CEO da Ecglobal.
Segundo
a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um
faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce relacionadas ao dia.
Apesar do histórico de baixa de receita na Black Friday, o ICC (Índice de
Confiança do Consumidor) está em retomada e a expectativa é positiva para o dia
das mães, esperando um aumento de 5% nas transações até o dia 11 de maio.
O
“maternar” vai muito além da mãe. Sogra, tia, esposa, avó e até amigas
especiais também ganham esse afeto na data. E aqui entra ainda a tendência do
neo-hedonismo, priorizando experiências significativas sobre demonstrações de
riqueza, refletindo a cultura do "eu mereço". Isso impulsiona o
aumento do consumo de indulgências, mesmo em períodos de restrições
financeiras. À medida que o Dia das Mães se aproxima, essa tendência se torna
mais evidente, com consumidores buscando presentes e experiências que promovam
o autocuidado, incluindo as próprias mães se presenteando.
Analisando
tendências de 2023, vimos que viajar, reviver memórias e buscar conforto se
tornaram escolhas frequentes. A era da nostalgia tem levado os consumidores a
buscarem momentos de bem-estar e conexão no passado. Desde ícones da cultura
pop até aromas familiares, as gerações se unem na busca por memórias afetivas
que fortalecem os laços familiares. Uma pesquisa do Guia dos Melhores
(2023) revela que 83% dos brasileiros sentem nostalgia pelos anos 80, 90 e
2000.
A
pesquisa realizada cruzou as expectativas das mães em relação aos presentes que
desejam receber com as intenções de compra dos filhos, destacando que 8 das 10
principais categorias de presentes desejadas pelas mães estão alinhadas com as
intenções dos compradores. Isso indica que os presentes clássicos ainda ocupam
uma posição de destaque nas preferências de ambos os grupos, desempenhando um
papel significativo nas escolhas de presentes.
Contudo,
a análise de mercado em larga escala revela uma mudança de paradigma em
andamento, com a ascensão das experiências como alternativa cada vez mais
valorizada pelos consumidores. Esta tendência sugere uma preferência crescente
por presentes que vão além do produto físico, incorporando elementos de
personalização e diferenciação que aumentam o seu apelo e poder de escolha.
Além disso, os dados apontam que, embora haja um alinhamento em várias categorias, itens de maior valor agregado, como celulares e experiências de viagem, podem representar novas maneiras de encantar as mães. Por outro lado, presentes como flores, plantas e maquiagem podem estar perdendo seu atrativo, sendo mais susceptíveis a substituições, conforme indicado pela menor proporção de intenção de compra nessas categorias.
As
análises de mercado convergem com os dados da pesquisa mostrando que a refeição
com as mães segue sendo uma tradição quando o assunto é demonstrar afeto. 52%
preferem o aconchego do lar como local para celebrar a data, ao passo que 47%
escolhem fazer uma refeição fora de casa, sendo preferencialmente em uma
churrascaria. A presença física, sobretudo após um difícil cenário onde foi
necessário o distanciamento por conta da pandemia, tornou-se ainda mais
valorizada. O almoço envolvendo 3 a 4 membros da família apresenta uma
oportunidade para marcas que querem estar presente na mesa e na memória dos
consumidores.
A
pesquisa levantou que os entrevistados pretendem gastar entre R$ 200,00 a R$
499,00 em refeições na data comemorativa. Isso faz refletir na disposição em
investir mais em momentos que geram experiências de confraternização e memórias
afetivas do que em presentes, lembrando que 59% dos participantes informaram
gastar até R$ 200,00 em compras.
O questionário também aponta "O Boticário" como Top of Mind, considerando a marca com maior pretensão de compra. Além disso, ela também foi Top of Heart com praticamente 1 em cada 3 pessoas considerando-a como grande referência quando o assunto é propaganda emocionante no Dia das Mães, seguido da Natura como segunda marca que mais emociona em suas campanhas. Historicamente, "O Boticário" já vinha construindo essa liderança através da expectativa emocional de suas campanhas, o que reflete sobre a relevância de criar um relacionamento que vai além do transacional, envolvendo valor e loyalty entre pessoas e marcas.
Os insights da Gauge e Ecglobal não apenas lançam luz sobre as tendências de consumo para o Dia das Mães de 2024, mas também oferecem um olhar profundo sobre as transformações em curso no comportamento dos consumidores. À medida que o varejo busca atender às demandas de forma cada vez mais personalizada, a conveniência e as experiências significativas emergem como pilares fundamentais. Assim, fica claro que o sucesso comercial dependerá não apenas da oferta de produtos, mas também da capacidade das marcas de se conectarem com seus clientes, proporcionando experiências relevantes.
Stefanini
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