Foram 3,4 mil diligências a cada milhão de habitantes, totalizando 756.576 no mês
A preocupação com as fraudes no Brasil cresceu para 58% das empresas em 12 meses. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Na visão por portes, a proporção é ainda maior: 68% das grandes empresas declararam estar mais atentas sobre o assunto do que o ano passado e elas são, inclusive, as mais conscientes sobre a importância da prevenção contra criminosos: “Proteção de Operações Fraudulentas” (35%), em 2024, é o segundo objetivo das companhias, atrás, apenas, de “Conquistar Mais Clientes” (45%).
Ainda em relação ao crescimento geral da preocupação sobre fraudes, o levantamento indicou que houve impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas, mudando a prioridade dos investimentos com fraude de quinto lugar, em 2023, para terceiro, em 2024.
Veja, abaixo, o ranking completo de investimento por áreas:
Ao sofrerem algum tipo de tentativa de fraude, as empresas demonstraram preocupação com questões relacionadas à segurança da informação, principalmente, ao “Vazamento de Dados de Clientes” (49%) e “Perdas Financeiras” (48%), seguidos por “Vazamento de Dados Próprios” (39%), “Inadimplência” (35%), “Roubo de Informações Estratégicas” (34%), “Fraude de Identidade” (28%) e, por último, a “Perda de mercadorias” (16%).
Para o Diretor de Prevenção e Autenticação à Fraude, Caio Rocha, “a tecnologia permitiu que as empresas se conectassem globalmente, expandissem seus mercados e alcançassem clientes de maneira mais eficiente. Mas ao mesmo tempo, a digitalização também abriu portas para fraudadores aprimorarem seus golpes. Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”.
Atenção em
todas as camadas de proteção
Para se prevenirem das fraudes, a pesquisa revelou, ainda, que as empresas consideram as camadas essenciais, sendo as principais “Análise de Documentos” (49%), “Análise de Score de Clientes” (36%), “Análise de Score das Empresas” (28%), “Análise de operações de cartões de crédito” (22%) e “Análise de Dispositivos” (19%). Confira o ranking completo:
Metodologia
Participaram da entrevista 331
pessoas jurídicas (PJs), considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE.
A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e
indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. A
pesquisa foi aplicada via painel on-line em novembro de 2023, das quais 49% são
da região Sudeste, 20% da Nordeste, 16% da Sul, 9% da Centro-Oeste e 6% da
Norte. Do total de empresas respondentes, 71% são “privadas e nacionais”, 16%
“privadas e multinacionais” e 13% “estatais”. Em relação ao segmento das
companhias, 60% são de “Serviços”, 18% de “Comércio Varejista”, 5% de “Comércio
Atacadista” e 5% de “outros”. O porte das empresas se dividiu em “Micro” (37%),
“Pequena” (21%), “Grande” (16%), “Acima de 1.000” (15%) e “Média” (12%).
Evite fraudes:
veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
·
Garanta que seu
documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso
aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas
de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.
Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas
para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas
de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e
informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e
arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser
maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves
Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet
Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou
códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
·
Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
·
Monitore o seu CPF com
frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
·
Com a aceleração da
adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez
mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao
longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida,
com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa
Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência
segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções
automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo
a melhor experiência para seu usuário.
·
Faça a análise de
compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que
realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua
empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou
CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
·
Verifique cadastros.
Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança
de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos
consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas
no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos
na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de
fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente
com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de
prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu
negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as
etapas da jornada do seu cliente.
Experian
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