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sexta-feira, 10 de maio de 2024

Itaú Unibanco compartilha estratégias e dicas para mitigar riscos online durante compras ou vendas para o Dia das Mães

 

Com uma taxa de detecção de 80% de tentativas de golpes e fraudes, banco consumidores e lojistas com o objetivo de aumentar a segurança das transações financeiras no período

 

O Dia das Mães é a segunda data do ano mais movimentada para o comércio online, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, criminosos se aproveitam de eventual desatenção de consumidores e lojistas para cometer golpes e fraudes. 

De acordo com dados recentes do Serasa Experian, das quase 10 milhões de tentativas de fraude golpes registrados em 2023, mais de 4 milhões ocorreram em maio, o mês das Mães. Durante esse período, é comum que criminosos utilizem páginas falsas que simulam e-commerces, enviem promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e criem perfis falsos que investem em publicidade para aparecer em páginas de busca e stories de redes sociais. 

Diante dessa realidade, o Itaú Unibanco investiu, apenas em 2023, R$ 3,1 bilhões em negócios e tecnologia com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar financeiro de seus clientes. 

Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca que a segurança é uma das prioridades da instituição. "Todos os anos, trabalhamos para melhorar e atualizar nossas medidas de segurança, com o objetivo de identificar e implementar ações preventivas eficazes contra os riscos", comenta o executivo. O banco emprega atualmente 600 modelos de Inteligência Artificial, contribuindo para uma redução de 98% nos incidentes de alto impacto para o cliente desde 2018. 

"Com uma equipe de mais de 1000 profissionais e uma abordagem multifacetada que inclui inteligência artificial, análise de dados avançada e monitoramento em tempo real, o banco está preparado para enfrentar os desafios crescentes no campo da prevenção a fraudes e proteger os interesses financeiros de nossos clientes", reforça Volpini. 

No entanto, Volpini ressalta que é importante que os clientes também estejam atentos. "Temos um protocolo de segurança robusto, mas é uma via de mão dupla. É necessário sempre estar alerta para não cair em golpes. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para nossos clientes, que também são úteis para a sociedade em geral". 

Para garantir compras ou vendas seguras durante este período festivo, o Itaú Unibanco oferece algumas dicas importantes. Veja abaixo:

 

Dicas para empresas:

  1. Habilitação Indevida:
  • Analise minuciosamente as solicitações de habilitação de iToken na conta da empresa antes de aprová-las
  • Não escaneie QR Codes a pedido de supostos funcionários do banco
  • Não compartilhe senhas ou códigos em ligações e não acesse links desconhecidos
  1. Acesso Remoto Indevido:
  • Nunca baixe aplicativos ou execute programas durante ligações ou mensagens
  • Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e não clique em links recebidos em ligações ou mensagens
  • Não forneça senhas ou códigos em ligações ou mensagens recebidas

 

  1. Fornecimento de Senha, Código, iToken ou QR Code:
  • Não forneça informações solicitadas por telefone ou mensagens, especialmente senhas ou códigos
  • Sempre verifique os detalhes das transações financeiras antes de prosseguir
  • Confirme se os boletos emitidos começam com o código 341 e contêm a marca do Itaú
     
  1. Orientações/Movimentações a Pedido de Estranhos:
  • Não realize movimentações ou acesse a conta a pedido de terceiros, principalmente após receber ligações ou mensagens suspeitas
  • O banco nunca solicita acesso à conta ou realização de procedimentos por telefone
     
  1. Mensagem Falsa (Phishing):
  • Utilize apenas os canais oficiais do banco e evite clicar em links de mensagens suspeitas
  • Não divulgue informações confidenciais após clicar em links recebidos
  • Instale o Guardião 30 horas para reforçar a segurança em transações na internet
     
  1. Roubo de Celular:
  • Apague remotamente os dados do celular em caso de roubo e solicite o bloqueio da linha e do IMEI do aparelho
  • Ative recursos de segurança, como bloqueio de tela e senha no chip SIM
     
  1. Vírus e Malware:
  • Mantenha sistemas e softwares atualizados e evite acessar links suspeitos
  • Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e evite baixar aplicativos de fontes não confiáveis.


Dicas para consumidores: 

Compras Online:

  • Utilize o cartão virtual e ative o bloqueio do cartão físico para compras online por meio do aplicativo
  • Ao pagar boletos, verifique se o nome e o CPF ou CNPJ do destinatário correspondem à pessoa ou empresa correta, inclusive para boletos pagos via débito automático
  • Não clique em links de ofertas com descontos exagerados recebidos por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp
  • Para conferir uma promoção, utilize o aplicativo oficial da loja baixado da loja oficial, ou digite o endereço diretamente no navegador e procure o produto na busca da loja
  • Antes de efetuar compras em lojas desconhecidas, verifique a autenticidade do site e a reputação da loja


Compras Presenciais:

  • Ao realizar compras presenciais, sempre verifique se o valor está correto antes de digitar a senha
  • Evite inserir a senha em máquinas que pareçam ter defeito ou não mostrem o valor. Além disso, ao digitar a senha, evite que outras pessoas a vejam
  • Prefira passar você mesmo o cartão nas maquininhas. Após o pagamento, confira sempre se o cartão devolvido tem seu nome escrito nele

Opte por pagar por aproximação ou utilizar carteiras digitais para evitar entregar seu cartão a terceiros e evitar possíveis trocas sem seu conhecimento

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