Com uma taxa de detecção de 80% de tentativas de
golpes e fraudes, banco consumidores e lojistas com o objetivo de aumentar a
segurança das transações financeiras no período
O Dia das Mães é a segunda data do ano mais movimentada para o comércio online, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, criminosos se aproveitam de eventual desatenção de consumidores e lojistas para cometer golpes e fraudes.
De acordo com dados recentes do Serasa Experian, das quase 10 milhões de tentativas de fraude golpes registrados em 2023, mais de 4 milhões ocorreram em maio, o mês das Mães. Durante esse período, é comum que criminosos utilizem páginas falsas que simulam e-commerces, enviem promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e criem perfis falsos que investem em publicidade para aparecer em páginas de busca e stories de redes sociais.
Diante dessa realidade, o Itaú Unibanco investiu, apenas em 2023, R$ 3,1 bilhões em negócios e tecnologia com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar financeiro de seus clientes.
Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca que a segurança é uma das prioridades da instituição. "Todos os anos, trabalhamos para melhorar e atualizar nossas medidas de segurança, com o objetivo de identificar e implementar ações preventivas eficazes contra os riscos", comenta o executivo. O banco emprega atualmente 600 modelos de Inteligência Artificial, contribuindo para uma redução de 98% nos incidentes de alto impacto para o cliente desde 2018.
"Com uma equipe de mais de 1000 profissionais e uma abordagem multifacetada que inclui inteligência artificial, análise de dados avançada e monitoramento em tempo real, o banco está preparado para enfrentar os desafios crescentes no campo da prevenção a fraudes e proteger os interesses financeiros de nossos clientes", reforça Volpini.
No entanto, Volpini ressalta que é importante que os clientes também estejam atentos. "Temos um protocolo de segurança robusto, mas é uma via de mão dupla. É necessário sempre estar alerta para não cair em golpes. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para nossos clientes, que também são úteis para a sociedade em geral".
Para
garantir compras ou vendas seguras durante este período festivo, o Itaú
Unibanco oferece algumas dicas importantes. Veja abaixo:
Dicas para empresas:
- Habilitação Indevida:
- Analise minuciosamente as solicitações de habilitação de iToken na
conta da empresa antes de aprová-las
- Não escaneie QR Codes a pedido de supostos funcionários do banco
- Não compartilhe senhas ou códigos em ligações e não acesse links
desconhecidos
- Acesso Remoto Indevido:
- Nunca baixe aplicativos ou execute programas durante ligações ou
mensagens
- Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e não clique
em links recebidos em ligações ou mensagens
- Não forneça senhas ou códigos em ligações ou mensagens recebidas
- Fornecimento de Senha, Código, iToken ou QR
Code:
- Não forneça informações solicitadas por telefone ou mensagens,
especialmente senhas ou códigos
- Sempre verifique os detalhes das transações financeiras antes de
prosseguir
- Confirme se os boletos emitidos começam com o código 341 e contêm a
marca do Itaú
- Orientações/Movimentações a Pedido de
Estranhos:
- Não realize movimentações ou acesse a conta a pedido de terceiros,
principalmente após receber ligações ou mensagens suspeitas
- O banco nunca solicita acesso à conta ou realização de
procedimentos por telefone
- Mensagem Falsa (Phishing):
- Utilize apenas os canais oficiais do banco e evite clicar em links
de mensagens suspeitas
- Não divulgue informações confidenciais após clicar em links
recebidos
- Instale o Guardião 30 horas para reforçar a segurança em transações
na internet
- Roubo de Celular:
- Apague remotamente os dados do celular em caso de roubo e solicite
o bloqueio da linha e do IMEI do aparelho
- Ative recursos de segurança, como bloqueio de tela e senha no chip
SIM
- Vírus e Malware:
- Mantenha sistemas e softwares atualizados e evite acessar links
suspeitos
- Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e evite baixar
aplicativos de fontes não confiáveis.
Dicas para consumidores:
Compras Online:
- Utilize o cartão virtual e ative o bloqueio do cartão físico para
compras online por meio do aplicativo
- Ao pagar boletos, verifique se o nome e o CPF ou CNPJ do
destinatário correspondem à pessoa ou empresa correta, inclusive para
boletos pagos via débito automático
- Não clique em links de ofertas com descontos exagerados recebidos
por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp
- Para conferir uma promoção, utilize o aplicativo oficial da loja
baixado da loja oficial, ou digite o endereço diretamente no navegador e
procure o produto na busca da loja
- Antes de efetuar compras em lojas desconhecidas, verifique a
autenticidade do site e a reputação da loja
Compras Presenciais:
- Ao realizar compras presenciais, sempre verifique se o valor está
correto antes de digitar a senha
- Evite inserir a senha em máquinas que pareçam ter defeito ou não
mostrem o valor. Além disso, ao digitar a senha, evite que outras pessoas
a vejam
- Prefira passar você mesmo o cartão nas maquininhas. Após o
pagamento, confira sempre se o cartão devolvido tem seu nome escrito nele
Opte por pagar por aproximação ou utilizar carteiras digitais para
evitar entregar seu cartão a terceiros e evitar possíveis trocas sem seu
conhecimento
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