A operadora prevê
redução de custos de mais de 10% com a prevenção de irregularidades
As fraudes em reembolsos de operadoras
de saúde podem ter gerado um prejuízo de R$ 7,4 bi entre 2019 e 2022, de acordo
com estimativa da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). As ações
mal intencionadas impactam o reajuste do plano e prejudicam a sustentabilidade
do sistema de saúde suplementar como um todo. Para combater o problema e
fortalecer a segurança dos beneficiários, a SulAmérica Saúde firma parceria com
a idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de
identidade digital. Com a tecnologia e outras ações, a operadora prevê redução
de custos com fraudes de mais de 10% na sua operação.
Por meio de soluções como a verificação
documental minuciosa e a biometria facial com mecanismo de prova de vida
durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais, a nova camada de
proteção oferecida pela idwall previne fraudes e utilização de contas laranja.
A integração da plataforma será realizada em ondas até fazer parte do cotidiano
dos mais de 1,8 milhão de beneficiários da SulAmérica Saúde, que seguirão com
uma uma experiência ágil e conveniente. Atualmente, a operadora recebe,
em média, mais de 5 mil solicitações de reembolso mensalmente.
“Além da camada de proteção oferecida
pela Idwall, a SulAmérica também conta com um robô, criado internamente para
identificar casos de fraudes. Quero destacar que é de fundamental importância a
análise criteriosa das informações e dos dados realizados por uma equipe
qualificada. Estamos constantemente aprimorando os mecanismos de busca para
combater essas práticas que prejudicam de forma exponencial o setor”, ressalta
Raquel Reis, CEO da SulAmérica Saúde e Odonto.
Para Rafael d'Ávila, CRO da idwall, a
verificação de identidade, que passa pela análise de informações dos usuários
em fontes de dados públicas e privadas, assegura a confiabilidade dos
processos. “A digitalização do mercado impulsiona fraudes cada vez mais
complexas, por isso é necessário sofisticar os mecanismos de defesa. A
plataforma all-in-one da idwall entrega Inteligência Artificial aplicada
estrategicamente tanto para a prevenção de golpes, como para oferecer
escalabilidade da operação, eficiência e a confiança de uma gestão de
identidade centralizada”, analisa.
Gestão integrada de dados
A plataforma permite a criação de
perfis centralizados dos usuários, que reúnem todas as informações coletadas
desde o onboarding (processo de cadastro e entrada do usuário), e agregadas
durante a jornada do cliente. Com os dados em um único ecossistema e a adoção
da Inteligência Artificial para prevenção de riscos inerentes à operação, a
SulAmérica Saúde ganha eficiência operacional, conexão entre diferentes
unidades de a nos mais altos níveis de segurança da informação e inova com
sua tecnologia própria baseada em Inteligência Artificial. Atualmente, faz
parte do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT) do Banco
Central, com o objetivo de fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional.
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