Coordenadora pedagógica da Qualé, revista para crianças e jovens distribuída pela Prefeitura de São Paulo, é quem dá dicas sobre a temática
Com o retorno às aulas, muitos estudantes ficam ansiosos e com medo de não darem conta dos compromissos escolares, como organização de material e entrega de trabalhos. A coordenadora pedagógica da Qualé, Cláudia Gabionetta orienta professoras e alunos sobre como tornar esse processo menos doloroso.
Seguem abaixo algumas dicas da coordenadora:
- Primeiramente
é necessário levar em consideração que a organização de cada escola pode
mudar de acordo com o tipo de material que solicita para os seus
estudantes, se alguns ficam dentro do armário da própria escola ou se eles
levam para casa, por exemplo. Mas independente das particularidades de
cada escola, de cada funcionamento, é fundamental que os professores, logo
no início do ano, estabeleçam o que consideram necessário para a
organização da sua turma, deixar isso muito explícito para os estudantes e
ensiná-los a fazer;
- Algumas
dicas básicas de organização são: colocar etiquetas nos materiais com o
nome do aluno, a série; explicar sobre o funcionamento de um calendário
semanal ou de uma agenda, para que os estudantes os utilizem para anotar
datas de provas, trabalhos a serem entregues e outros compromissos
escolares. Mas é fundamental, antes, explicar como que funciona uma
agenda, como que ela está organizada na semana e nos meses, para que o
aluno saiba utilizá-la adequadamente;
- Falar
sobre o uso de canetas de cores diferentes, da importância de uma boa
organização da escrita nos cadernos, pois isso os ajudará quando tiverem
que consultar suas próprias anotações para retomar os conteúdos, por
exemplo, na hora de estudar por uma prova;
- Fazer
uma lista dos materiais básicos necessários para colocar dentro do estudo,
como lápis, caneta, borracha, tesoura e cola. Esse material também pode
variar de acordo com o ano escolar e de acordo com a organização da escola
também;
- O
professor, ao longo do ano, deve continuar ressaltando a importância dessa
organização e sempre ajudar os estudantes nesse processo, de forma
próxima, lembrando dos combinados e solicitando que os mesmos sejam
seguidos. É muito comum que alguns estudantes precisem de um tempo maior
para conseguirem internalizar essas etapas de organização e são esses que
precisam de maior acompanhamento;
- Outros
se tornam mais autônomos rapidamente e até conseguem desenvolver uma
organização muito própria. Mas, assim como a aprendizagem dos conteúdos,
desenvolver hábitos de organização também é um processo de aprendizagem
constante e que precisa de acompanhamento e mediação do professor que está
ali na sala de aula com os estudantes.
“Saber organizar a
vida escolar é fundamental para que os estudantes consigam realizar conquistas
em seus processos pessoais de aprendizagem. É preciso que pais e educadores
ensinem e acompanhem. Assim, à medida que as crianças e jovens ganham
autonomia, encontram soluções próprias de organização”, explica a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário