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domingo, 11 de fevereiro de 2024

Ansiedade de alunos na volta às aulas pede apoio de pais e professores


Coordenadora pedagógica da Qualé, revista para crianças e jovens distribuída pela Prefeitura de São Paulo, é quem dá dicas sobre a temática

 

Com o retorno às aulas, muitos estudantes ficam ansiosos e com medo de não darem conta dos compromissos escolares, como organização de material e entrega de trabalhos. A coordenadora pedagógica da Qualé, Cláudia Gabionetta orienta professoras e alunos sobre como tornar esse processo menos doloroso. 

Seguem abaixo algumas dicas da coordenadora: 

  • Primeiramente é necessário levar em consideração que a organização de cada escola pode mudar de acordo com o tipo de material que solicita para os seus estudantes, se alguns ficam dentro do armário da própria escola ou se eles levam para casa, por exemplo. Mas independente das particularidades de cada escola, de cada funcionamento, é fundamental que os professores, logo no início do ano, estabeleçam o que consideram necessário para a organização da sua turma, deixar isso muito explícito para os estudantes e ensiná-los a fazer; 
  • Algumas dicas básicas de organização são: colocar etiquetas nos materiais com o nome do aluno, a série; explicar sobre o funcionamento de um calendário semanal ou de uma agenda, para que os estudantes os utilizem para anotar datas de provas, trabalhos a serem entregues e outros compromissos escolares. Mas é fundamental, antes, explicar como que funciona uma agenda, como que ela está organizada na semana e nos meses, para que o aluno saiba utilizá-la adequadamente; 
  • Falar sobre o uso de canetas de cores diferentes, da importância de uma boa organização da escrita nos cadernos, pois isso os ajudará quando tiverem que consultar suas próprias anotações para retomar os conteúdos, por exemplo, na hora de estudar por uma prova; 
  • Fazer uma lista dos materiais básicos necessários para colocar dentro do estudo, como lápis, caneta, borracha, tesoura e cola. Esse material também pode variar de acordo com o ano escolar e de acordo com a organização da escola também; 
  • O professor, ao longo do ano, deve continuar ressaltando a importância dessa organização e sempre ajudar os estudantes nesse processo, de forma próxima, lembrando dos combinados e solicitando que os mesmos sejam seguidos. É muito comum que alguns estudantes precisem de um tempo maior para conseguirem internalizar essas etapas de organização e são esses que precisam de maior acompanhamento; 
  • Outros se tornam mais autônomos rapidamente e até conseguem desenvolver uma organização muito própria. Mas, assim como a aprendizagem dos conteúdos, desenvolver hábitos de organização também é um processo de aprendizagem constante e que precisa de acompanhamento e mediação do professor que está ali na sala de aula com os estudantes.

 

“Saber organizar a vida escolar é fundamental para que os estudantes consigam realizar conquistas em seus processos pessoais de aprendizagem. É preciso que pais e educadores ensinem e acompanhem. Assim, à medida que as crianças e jovens ganham autonomia, encontram soluções próprias de organização”, explica a coordenadora.

 

Qualé

 

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